fbpx

Zodíaco chinês – História, características e signos da astrologia chinesa

O horóscopo chinês, ou zodíaco chinês, também é dividido em doze signos diferentes, mas com algumas diferenças para o horóscopo ocidental. Isso porque os signos não são divididos ao longo dos doze meses do ano, mas sim distribuídos num ciclo de doze anos.

A definição foi feita com base no calendário chinês, que considera movimentos do Sol e da lua para definição de datas.

Além dos doze animais representados no horóscopo, a classificação também leva em conta os cinco elementos (fogo, terra, metal, água e madeira), bem com os ciclos de energia yin e yang.

História do zodíaco chinês

Zodíaco chinês - história, características e signos da astrologia chinesa
Instituto Confúcio

A história do zodíaco chinês começa com uma lenda envolvendo Buda. Segundo a mitologia, ele organizou uma festa de ano novo e convidou os animais que viviam na floresta. Apenas doze deles apareceram e, portanto, foram atribuídos ao ciclo do zodíaco.

A ordem do ciclo também está explicada na lenda. O primeiro animal a chegar seria o boi, que estava na frente do grupo, mas o rato pegava carona em seus chifres e acabou saltando à frente para ser o primeiro convidado. A partir daí, o ciclo respeita a ordem de chegada de todos os outros animais.

O ciclo de doze anos do zodíaco é organizado na ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Galo, Macaco, Cão e Porco.

Signos

Zodíaco chinês - história, características e signos da astrologia chinesa
PureWow

Rato

O zodíaco chinês começa com os ratos, curiosos por natureza e, por isso, aptos a encontrar respostas para vários desafios e dificuldades. Além disso, podem ser francos e honestos, além de críticos consigo mesmo.

Boi

Nascidos num ano de boi agem com calma e bom senso, mas também com algum conservadorismo. São independentes e possuem facilidade em aceitar os outros por seus jeitos singulares. Por outro lado, seu jeito mais lento pode deixar algumas oportunidades passarem.

Tigre

Os tigres trazem vigor e dinamicidade para suas ações, mas também para inspirar os outros. No entanto, pode levar isso ao extremo, com muita impulsividade e agressividade.

Coelho

Entre os signos do zodíaco chinês, o coelho é considerado um dos mais afortunados. Isso porque possuem a graciosidade natural em tudo o que fazem, com diplomacia e julgamentos sensatos. No entanto, precisam ficar atentos ao excesso de autoconfiança, para não perderem outros pontos de vistas.

Dragão

Ainda que não seja um animal real, o dragão também está presente no zodíaco. Eles possuem muita vitalidade e extravagância na forma de viver, mas podem ter comportamentos rudes por causa disso.

Serpente

A serpente representa a filosofia, o pensamento e a astúcia. Sendo assim, possua uma sabedoria inata, que pode acabar se transformando em exigência exagerada quando não observada.

Cavalo

No zodíaco chinês, o cavalo representa a liberdade e o prazer. Entretanto, isso pode significar um pouco de egocentrismo e autoconfiança excessiva, dependendo da interpretação dos outros.

Cabra

Uma das principais características da cabra é a força e a integridade nas emoções. Por outro lado, isso pode trazer um desequilíbrio nas ações, caso seja descontrolado.

Macaco

O macaco é o símbolo do improviso e da invenção, ou seja, da inovação diante dos desafios naturais. Isso, no entanto, pode representar tanta inovação que gera dificuldades na forma de se comunicar e realizar as suas atividades.

Galo

O zodíaco chinês considera o galo um animal duro na proteção de seu território, precisando de dominância. Isso pode simbolizar confiança, mas também gerar um pouco de agressividade.

Cão

Os cães são animais muito leais e compreensivos, o que também é representado no zodíaco. Para eles, porém, isso também pode representar um excesso de compreensão que gera alguma fragilidade.

Porco

Seus principais símbolos são honestidade e simplicidade, ou seja, a conduta moral. É preciso ficar atento a isso, para que não demonstre muita ingenuidade que possa prejudicar a percepção de mundo.

Fontes: Horóscopo Virtual, Personare, Karma Weather

Imagens: Aventuras na História, Instituto Confúcio, PureWow

More in Fatos&Fatos.com