fbpx

Zíper – Origem, história e curiosidades sobre o acessório

Provavelmente, o zíper é um dos acessórios mais populares e essenciais na atualidade, mas você conhece sua história? Em primeiro lugar, esse apetrecho foi apresentado ao mundo pela primeira vez durante a Exposição Mundial de Chicago, no ano de 1893. Entretanto, sua primeira versão sofreu adaptações e rapidamente foi integrado à indústria mundial.

Em resumo, essa exposição surgiu para celebrar os quatro séculos da chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano. Desse modo, tinha como objetivo comemorar as transformações causadas no mundo inteiro. Consequentemente, cerca de 27 milhões de pessoas frequentaram o evento, que teve duração de mais de seis meses.

Nesse sentido, incontáveis inventores participaram do evento para mostrar suas invenções aos visitantes. Além de figuras importantes como Nikola Tesla, o inventor Whitcomb Judson, considerado “pai do zíper” também esteve presente, apresentando sua invenção ao mundo.

Zíper - origem, história e curiosidades sobre o acessório
Whitcom Judson e a primeira versão do zíper – Fonte: Blogdescalada

História e origem do zíper

Primeiramente, estima-se que o inventor do zíper tenha sido Elias Howe, que também inventou a máquina de costura com ponto fixo. Desse modo, Howe registrou a patente de um produto com função similar ao zíper em 1851, porém, o produto nem ao menos foi fabricado. Consequentemente, a titulação de “pai do zíper” foi perdida para outro inventor.

Sendo assim, Whitcomb Judson comercializou um dispositivo semelhante quatro décadas após a tentativa de Elias Howe. Entretanto, chamou o produto de “clasp locker” e tinha um sistema muito parecido com o patenteado pelo inventor da máquina de costura. Contudo, como foi o primeiro a fabricar e comercializar, Judson acabou entrando na história como o responsável pelo zíper.

Apesar disso, sua invenção não carregava o famoso nome conhecido atualmente, e ainda tinha o malefício de ser frágil. Porém, o produto ainda foi amplamente comercializado e recebeu apoio do público após sua estreia na exposição de Chicago. No fim das contas, a invenção não vendeu muito bem, mas a contribuição de um engenheiro elétrico sueco fez toda a diferença.

Basicamente, Gideon Sundback integrou a equipe da Universal Fastener Company, a empresa criada por Judson com o empresário Colonel Lewis Walker. Ademais, sua contratação fez parte da política do governo norte-americano em incentivar a migração para enriquecer o país, por meio da chamada Lei do Povoamento em 1862.

Consequentemente, Gideon Sundback conseguiu subir na hierarquia da empresa por ter excelente conhecimento na área do design e engenharia. Além disso, era casado com a filha do gerente da fábrica, que faleceu em 1911. Em resumo, acredita-se que Sundback inventou o zíper moderno enquanto lidava com o luto, em dezembro de 1913.

Zíper - origem, história e curiosidades sobre o acessório
Fonte: Pixabay

Curiosidades

A princípio, a diferença fundamental na atualização de Sundback envolvia aprimorar o número de elementos de fixação no zíper. Ou seja, criou-se o modelo atual de abertura deslizante com duas fileiras de dentes em cada lado. Por outro lado, ele ainda inventou uma máquina capaz de fabricar o produto em massa, facilitando sua entrada no mercado.

Comumente, a adoção massiva do zíper está associada com a marinha norte-americana. Em especial, a instituição começou a utilizar desse acessório para fazer o uniforme dos pilotos. Eventualmente, em 1920 e 1930, o zíper chegou à moda popular, sendo utilizado em roupas femininas e masculinas.

Por outro lado, o zíper ainda integrou os sacos de dormir, uniformes, malas e sacolas para transportes de mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, a perda da patente americana do zíper e uma série de erros na direção da Universal Fastener Company fez surgir outros gigantes nesse mercado.

Em resumo, a companhia japonesa chamada YKK, fundada por Tadao Yoshida em Tóqui começou a retomar a produção. A princípio, a qualidade era inferior e os métodos de produção ultrapassados, mas a empresa encontrou seu ritmo. Sobretudo, a adoção de métodos ocidentais de produção auxiliou na expansão mundial dos negócios, fazendo com que a empresa rival desaparecesse.

Apesar de ter surgido com o propósito de substituir cardaços, o zíper tomou conta da indústria mundial como um acessório prático e duradouro. Atualmente, uma série de companhias trabalham na produção e comercialização desses itens, mas a maioria tenta copiar as práticas da YKK.

E aí, gostou de conhecer o zíper? Então leia sobre O que é cor? Definição, propriedades e simbolismos.

Fontes: Blogdescalada | Fashion Bubbles | Origem das Coisas

Imagens: Pixabay | Blogdescalada

More in Fatos&Fatos.com