Vulcões adormecidos: onde estão localizados os principais?

Em primeiro lugar, caracteriza-se os vulcões adormecidos como aqueles que atualmente não estão em atividade. Porém, ao longo do tempo, podem voltar a apresentar sinais de instabilidade. Ou seja, podem retomar as erupções após certo período.

Nesse sentido, existe no mundo um mapeamento do movimento dos vulcões. Sobretudo, esse trabalho serve o propósito de acompanhar os movimentos das placas tectônicas, mas também prever os eventos naturais por questões de segurança. No geral, existem cidades e comunidades localizadas nas regiões próximas a esses vulcões.

Entretanto, há um turismo estabelecido nessas localidades para os curiosos que querem conhecer as enormidades naturais que são os vulcões adormecidos. Sendo assim, torna-se possível criar um roteiro que envolve visitas tanto na América Latina quanto em países mais distantes, como a Nova Zelândia e a Indonésia.

Onde estão os vulcões adormecidos?

1) Poás, Costa Rica

Vulcões adormecidos: onde estão localizados os principais?
Fonte: WIki

Basicamente, o vulcão Poás tem 2.708 mil metros de altura e está localizado na província de Alajuela, na Costa Rica. No geral, a cratera principal desse vulcão adormecido está coberta por água ácida, por conta da atividade vulcânica.

Ademais, estima-se que a última erupção desse monte aconteceu em 1910. Porém, os especialistas não tem previsão para o retorno da atividade desse vulcão.

2) Mauna Kea, o vulcão adormecido ideal para observação de estrelas nos Estados Unidos

Vulcões adormecidos: onde estão localizados os principais?
Fonte: Wiki

Antes de mais nada, esse vulcão tornou-se a montanha mais alta do mundo quando se mede da base ao topo. Portanto, o vulcão adormecido localizado no Havaí é considerado um dos melhores pontos de observação de estrelas, com seus 4.260 metros de altura.

3) Popocatéptl, México

Vulcões adormecidos: onde estão localizados os principais?
Fonte: Wiki

Apesar de estar adormecido atualmente, esse vulcão é considerado um dos mais ativos e monitorados na região do México. Sendo assim, com 5.452 metros de altura, o monte está localizado a 70 quilômetros da Cidade do México. Ademais, apresenta um potencial de erupção capaz de afetar aproximadamente 25 milhões de pessoas.

4) Monte Fuji, o vulcão adormecido que é símbolo do Japão

Vulcões adormecidos: onde estão localizados os principais?
Fonte: Wiki

Sobretudo, o Monte Fuji é um dos cartões postais do Japão, apesar de ser um vulcão adormecido. Basicamente, seus 3.776 metros de altura próximo a Konshu, no oeste de Tóquio o transformam em um elemento sagrado para essa cultura.

5) Vesúvio, Itália

Vulcões adormecidos: onde estão localizados os principais?
Fonte: Wiki

A princípio, esse vulcão adormecido provavelmente é um dos mais famosos do mundo, porque protagonizou a destruição das cidades de Pompeia e Herculano. Nesse sentido, está localizado próximo a Nápoles, com 1.281 metros de altura e a última erupção datada em março de 1944.

6) Rotorua, Nova Zelândia

Vulcões adormecidos: onde estão localizados os principais?
Fonte: Wiki

Em primeiro lugar, o vulcão Rotorua recebe o nome da cidade em que está localizado, sendo um importante ponto turístico. Curiosamente, estima-se que toda a região tenha forte cheiro de enxofre por conta da enorme cratera ainda ativa desse monte.

7) Bromo, o vulcão adormecido que é um complemento entre as montanhas da Indonésia

Fotografia de um gigante na Indonésia
Fonte: Wiki

Primeiramente, o monte Bromo está situado na província de Java Oriental, com um cume que ergue-se a 2.239 metros de altitude. Nesse sentido, teve sua última erupção datada em 2016, apresentando uma proeminência de 586m.

Apesar disso, não é considerado o  vulcão mais alto da região, porém tornou-se conhecido por sua formação em relação ao cenário natural. Ademais, recebe um nome em homenagem ao deus Brama, criador do hinduísmo.

8) Cotopaxi, Equador

Fotografia de um gigante no Equador
Fonte: Wiki

Acima de tudo, esse vulcão é considerado um dos mais altos vulcões adormecidos do mundo, com 5.897 metros de altitude. Curiosamente. estima-se que desde o início de sua atividade em 1738 tenham acontecido cerca de cinquenta erupções desse monte. Sobretudo, o mais prejudicial foi responsável por destruir a cidade de Latacunga nas proximidades.

9) Krakatoa, o vulcão adormecido que colapsou na Indonésia

Fotografia de um gigante da Indonésia
Fonte: Wiki

Em primeiro lugar, Krakatoa é uma ilha vulcânica localizada no estreito de Sunda. Desse modo, trata-se de um pequeno vulcão adormecido com 110 metros de altitudes, mas que sobreviveu a destruição de outros montes semelhantes. Em resumo , em 2018 cerca de dois terços do vulcão colapsou, criando um enorme tsunami e modificando a altitude de 324 metros para os atuais 110.

10) Tongariro, Nova Zelândia

Fotografia de um gigante na Nova Zelândia
Fonte: WIki

Por fim, outro vulcão adormecido notório é o Tongariro, localizado na Ilha do Norte da Nova Zelândia. Sobretudo, esse monte formou-se a partir das erupções adesíticas, construindo uma elevação de 1.978 metros de altitude com camadas de lava e piroclasto.

E aí, conheceu alguns vulcões adormecidos no mundo? Então leia sobre Cratera do México: origem do buraco em crescimento.

Fontes: Turismo | BBC

Imagens: Wiki

More in Fatos&Fatos.com