fbpx

Vidar, um dos deuses mais fortes da mitologia nórdica

Conhecida como mitologia germânica, viking ou escandinava, a mitologia nórdica foi perdendo parte de seu conhecimento durante o período de cristianização no século 10.  Pois, com os cultos pagãos sendo proibidos gradualmente, devido à cristianização das nações escandinavas, as histórias dos deuses foram passadas adiante oralmente. Portanto, muito se perdeu, mas, mesmo assim conhecemos alguns de seus principais deuses, como Thor, Odin, Freya, Loki, Freyr, Vidar, entre outros.

De acordo com a mitologia nórdica, Vidar é o deus silencioso, conhecido por vingar a morte de seu pai, Odin, matando o lobo Fenrir durante o Rgnarok. Em suma, Vidar é considerado como um dos deuses mais fortes, herança do lado de sua mãe que pertencia ao povo gigante. Dessa forma, Vidar perdia em força apenas para Thor.

Enfim, Vidar é considerado como a personificação da incorruptibilidade da natureza e símbolo de ressurreição e renovação. Além disso, está destinado a sobreviver ao Ragnarok e a reconstruir um mundo novo.

Vidar o silencioso, deus da vingança

Pinterest

De acordo com a mitologia nórdica, Vidar é o deus silencioso, filho de Odin, Pai de todos, e da gigante Grid, e irmão de Vali. Em suma, Vidar é alto, bonito e forte, tem uma espada de lâmina larga e uma armadura com um sapato de couro especial. Ademais, Vidar mora em um salão grande em Asgard, chamado Vidi, ele gosta de ficar em paz na natureza. Por isso, gosta de passar horas no jardim trabalhando em seu sapato de couro especial.

Em suma, esse sapato grosso de couro foi feito para que o deus enfrentasse o temível lobo Fenrir no Ragnarok. Dessa forma, o sapato foi fabricado com todas as peças de couro de resíduos que todos os sapateiros do norte cortaram de seus próprios sapatos no dedo do pé e calcanhar. Que foram coletados pelo deus Vidar durante o passar do tempo, pois era muito importante colocar a maior quantidade de couro possível. Pois, só assim conseguiria resistir aos afiados dentes de Fenrir.

Por fim, o nome Vidar, do nórdico antigo significa ‘aquele que governa amplamente’.

A origem do deus Vidar

Pinterest

Segundo a mitologia nórdica, Odin se apaixonou pela gigante Grid, que morava em uma caverna no deserto. Em suma, Odin a tornou sua esposa e dessa união nasceu Vidar, um filho tão forte quanto o silêncio, considerado pelos antigos como a personificação da floresta primitiva e das forças da natureza. Enfim, era um dos deuses destinados a sobreviver à destruição do Ragnarok e reinar sobre a terra regenerada.

A profecia

Portal dos Mitos

Segundo a profecia, certo dia o deus Vidar se juntou com seus amigos em Valhalla. Em suma, ele foi recebido com alegria, pois todos o amavam e confiavam nele. No entanto, após Vidar ter sorvido o hidromel de ouro, Odin ordenou-lhe que o acompanhasse até a fonte de Urdar, onde as Normas estavam tecendo sua teia.

Ademais, as Normas eram deusas nascidas da fonte Urð (fonte da vida) e viviam protegidas por um dos ramos da árvore Yggdrasill.

Dessa forma, elas tinham como função controlar o destino, a sorte, o azar e conservar as leis que regem os homens, Aesires, elfos, anões, etc. Por fim, Odin as questiona sobre seu futuro e o de Vidar, que respondem oraculamente com as seguintes frases curtas:

“Cedo Começou”

“Demais Prolongado”

“Um dia acaba”

Em resumo, a profecia fala sobre o Ragnarok (condenação dos deuses e o fim do mundo). Onde Odin cairia em sua última batalha, mas, seu filho Vidar o vingaria, usando seu sapato especial para matar Fenrir. Dessa forma, durante a batalha, o deus Vidar vai lutar com o temível lobo Fenrir, colocando o pé revestido com o sapato de couro no maxilar inferior de Fenrir. Em seguida, pressionando o maxilar superior com uma das mãos, com a outra ele cortará a boca do lobo com sua espada, separando- as em duas partes.

Entretanto, Vidar está destinado a ser um dos poucos deuses que irá sobreviver ao Ragnarok. Onde irá reconstruir e governar o novo mundo ao lado de outros deuses.

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Ragnarok – O que é e o que representa na mitologia nórdica?

Fontes: Caminho Pagão, Portal dos Mitos, Amino Apps, Escola Educação

Imagens: Youtube, Pinterest

More in Fatos&Fatos.com