Tipos de fobias, quais são? Conheça 13 exemplos comuns

Existem vários tipos de fobias, mas você conhece a definição dessa palavra? Em primeiro lugar, o dicionário caracteriza uma fobia como um  medo desproporcional à realidade. Além disso, outras conceituações caracterizam esse medo desproporcional como um sentimento exagerado de aversão.

Porém, há também a possibilidade de caracterizar as fobias como uma sensação patológica de angústia intensa e persistente. Nesse sentido, aborda mais especificamente as reações causadas por esses medos.

No geral, o medo é uma emoção básica e comum aos seres vivos, em especial pela característica de proteção e defesa natural. Contudo, algumas situações traumáticas ou reativas podem transformar esses medos em fobias mais graves. Por fim, conheça alguns dos exemplos mais comuns a seguir.

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Dicio

Quais são os tipos de fobias?

1) Acrofobia, o medo de altura

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Segredos do Mundo

No geral, a acrofobia corresponde ao medo irracional de altura. Comumente, esse tipo de fobia faz com que o indivíduo sinta que está muito mais distante do chão do que na realidade. Desse modo, subir de elevador panorâmico ou passeios em rodas gigantes podem desencadear reações, principalmente quando o indivíduo não se sente protegido o suficiente.

Além disso, as reações mais comuns envolvem falta de ar, tremores e aumento do ritmo cardíaco. Por outro lado, a pessoa pode se sentir sem equilíbrio e tonta.

2) Aracnofobia, o tipo de fobia associado a aranhas

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Segredos do Mundo

Basicamente, a aracnofobia é o tipo de fobia que envolve o medo de aranhas. Nesse sentido, é uma das fobias mais comuns e pode ser desencadeada por diferentes espécies desse animal, desde as domésticas até as maiores. Ademais, aranhas de brinquedo ou imitações também desencadeiam as reações de tontura, dor no peito, falta de ar e tremores.

3) Coulrofobia, o medo de palhaços

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Segredos do Mundo

Sobretudo, esse tipo de fobia envolve palhaços, ou seja, é o medo irracional e desproporcional de palhaços. Comumente, surge em decorrência de um episódio traumático com essa figura, em sua maioria durante a infância. Porém, pode ainda estar associada ao desconhecimento da figura por trás da máscara ou maquiagem.

Desse modo, apenas a imaginação da imagem de um palhaço ou a imagem em si é suficiente para desencadear sintomas. No geral, a coulrofobia é caracterizada pelo suor excessivo, arritmia cardíaca, enjoo, choros e irritação.

4) Zoofobia, o tipo de fobia relacionada a animais

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Segredos do Mundo

Assim como existe um tipo de fobia específico para aranhas, a zoofobia é o medo de animais no geral. Desse modo, animais peçonhentos ou até mesmo cachorros podem causar reações adversas. Contudo, estima-se que esse é um tipo de fobia mais comuns em mulheres do que em homens.

5) Claustrofobia, o tipo de fobia associado a lugares fechados

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Segredos do Mundo

Primeiramente, esse tipo de fobia relaciona-se com lugares fechados. Desse modo, o claustrofóbico tende a ter dificuldade com espaços apertados ou cheio de pessoas.

Sendo assim, elevadores cheios ou pequenos podem desencadear reações variadas. Curiosamente, pessoas com essa fobia tendem a perceber os espaços encolhendo ou até mesmo o próprio tamanho diminuindo.

6) Talassofobia, o medo do mar ou do oceano

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Segredos do Mundo

Em resumo, a talassofobia é um tipo de fobia associado ao medo do mar ou do oceano. Nesse sentido, pode estar associada tanto às imagens das profundezas quanto mais superficiais. Ademais, figuras de animais marinhos, como as de baleias jubartes, também servem como gatilho de reações adversas e crises de ansiedade.

7) Fobia social, o tipo de fobia ligado a situações sociais

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Segredos do Mundo

Em primeiro lugar, a fobia social costuma se manifestar em pessoas com autoestima baixa e transtornos emocionais, como a depressão. Desse modo, é um medo associado a situações sociais ou públicas, que tendem a desencadear crises de ansiedade.

Comumente, esse tipo de fobia surge a partir de situaçõe específicas, traumáticas ou não, que envolveram constrangimento. Porém, existem outros desencadeadores da fobia social nos indivíduos. Apesar disso, pessoas com esse medo desproporcional tendem a evitar situações sociais.

8) Agorafobia, o medo de ficar sozinho em lugares públicos

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Segredos do Mundo

Em contrapartida, a agorafobia consiste em um transtorno de ansiedade causado pelo medo de lugares e situações podem desencadear crises de pânico. Desse modo, lugares públicos podem criar reações adversas, como tremores, falta de ar, tontura e arritmia cardíaca.

Portanto, espaços como lojas ou transporte público são evitados. Ademais, um dos principais motivos pela existência da agorafobia está associado à sensação de estar presa, desprotegida ou intimidada.

9) Aerofobia, o medo de aviões

Tipos de fobia, quais são? Conheça 14 exemplos comuns
Fonte: Segredos do Mundo

Acima de tudo, a aerofobia é o medo de estar ao ar livro ou exposto a correntes de ar. Além disso, é um termo utilizado muitas vezes para designar o medo de voar de avião. Desse modo, vai além do medo de altura porque envolve o meio de transporte específico. Comumente, esse tipo de fobia é tratado com medicação e terapia.

10) Glossofobia, o medo de falar em público

Fotografia de um grupo de pessoas em uma apresentação ao público para ilustração do item
Fonte: Segredos do Mundo

Basicamente, a glossofobia é o medo de falar em público, como em discursos ou apresentações. Porém, tem uma diferenciação importante em relação à fobia social. Apesar de haver associação entre as duas, a pessoa com glossofobia não tem problema em ficar em locais públicos, mas sim de falar diante de pessoas.

Nesse sentido, esse tipo de fobia é extremamente comum, principalmente para pessoas tímidas ou extrovertidas. Contudo, pode ser convertida com a prática de apresentações públicas, assim como por meio da terapia em casos mais sérios.

11) Hematofobia, o tipo de fobia associado a sangue, injeções ou feridas

Fotografia de um menino assustado diante de uma agulha para ilustração do item
Fonte: Segredos do Mundo

Sobretudo, o sangue é o principal gatilho da hematofobia. Desse modo, é mais conhecido pelo medo de sangue, mas instrumentos como agulhas para injeções ou tatuagens também despertam reações adversas. Por outro lado, feridas abertas ou arranhados simples também causam tremores, enjôo, arritmia e tontura.

12) Monofobia, o medo de ficar sozinho

Fotografia de uma mulher sentada sozinha e cabisbaixa para ilustração do item
Fonte: Segredos do Mundo

Em primeiro lugar, a monofobia consiste no medo de ficar sozinho, também sendo conhecida como isolafobia ou autofobia. Desse modo, a solidão pode desencadear insegurança, sentimentos depressivos e medos irracionais.

Portanto, pessoas com esse tipo de fobia apresentam dificuldades para realizar atividades rotineiras por conta própria. Ademais, é comum que surja sentimentos de ressentimento ou raiva em relação a amigos e familiares que os deixam sozinhos.

13) Nictofobia, o medo da noite ou do escuro

Fotografia de uma pessoa acordada no escuro para ilustração do item
Fonte: Segredos do Mundo

No geral, esse medo surge principalmente em crianças, porque elas passam a ver formatos e pessoas nas sombras da casa. Porém, é comum que surja também em adultos a partir de situações traumáticas. Desse modo, a nictofobia envolve o medo da noite ou do escuro, de modo que as pessoas busquem por fontem luminosas para se sentirem seguras.

E aí, aprendeu sobre os tipos de fobias? Então leia sobre Musseline de Dhaka – História do lendário tecido mágico

Fontes: Vittude | Sbie | Tua Saúde | Siah

Imagens: Segredos do Mundo | Dicio

More in Fatos&Fatos.com