TikTok, marcas e cocriação – Criadores iD

O TikTok chegou e conquistou as gerações GenZ, Millenial, e até os Boomers. E diante de uma febre tão grande, as marcas não querem ficar de fora, mostrando-se mostrar joviais, antenadas e HITAR.

Apesar de o TikTok sempre ter sido considerada uma rede social que facilita a criação de conteúdo, quando a gente fala sobre marcas a história é um pouco diferente. O desafio é gigantesco, já que entender a dinâmica de produção e trabalhar a divulgação de produtos por lá ainda é algo que está sendo descoberto.

O desafio das marcas

Uma vez que a rede é focada em danças, rostos e personagens, trabalhar com conteúdo de produto contextualizado e que gere engajamento e conexão com o público não é tarefa fácil. Quem está conectado quer ver conteúdos divertidos, dinâmicos, feitos de pessoas para pessoas. É aí que entram os criadores, sempre prontos para dar uma mãozinha, construindo conteúdos que conectam as marcas ao público com muita personalidade.

Cocriar com essas pessoas é uma forma incrível de as empresas entrarem no TikTok de forma humanizada, sabendo que o seu produto não deve ser a prioridade, e sim a experiência que traz, tal como os assuntos que aborda. Este deve ser o foco principal do trabalho, trazendo temas relevantes dentro do nicho, mas sem fazer propaganda o tempo inteiro. É uma dinâmica bem diferente, e que nem todo mundo entendeu ainda.

No TikTok, a marca pode, e deve, ser apenas um pano de fundo, quase só uma impulsionadora dos diversos temas que os criadores vão trazer. Afinal, a ideia é criar uma comunidade forte e engajada, que enxergue a marca como uma aliada, né? E para inspirar um pouco, vamos ver algumas marcas que estão arrasando nesse quesito:

Itaú

O Itaú entendeu bem como trabalhar a plataforma, e conta com um pool de influenciadores que aproveitam as trends e formatos do momento para tratar de assuntos que se relacionam aos pilares da marca (como educação financeira e mobilidade, por exemplo). O mais legal é que, mesmo sendo feito por diferentes pessoas, o conteúdo tem uma carinha única que super faz sentido com a identidade da marca:

@itau

O contato com a leitura desde a infância faz diferença e, com a Léia, a interação fica muito mais divertida! Você já acessou pra conhecer? ##booktoker

♬ som original – itau

Nubank

Ainda no segmento financeiro, o Nubank também está apostando em parcerias para bombar a rede, trazendo várias dicas de orientação financeira, sempre na busca e simplificar o assunto ao máximo:

@nubank

Receita do dia: aprender a fazer um bolo delicioso e entender sobre a Bolsa de Valores. Assista ao vídeo da @Ju Ferraz do TPM: sou.nu/central-bolsa

♬ som original – Nubank

3 Corações

A marca 3 Corações também já entendeu a importância de ter rostinhos nos conteúdos, e tem usado influenciadores para ajudar a dar aquele gás no perfil. E nem só de receitas eles vivem, tá? O perfil está cheio de conteúdo muito divertido e engraçado, vale a pena olhar e ter como referência.

@3coracoes

O nosso reality dos cafés enfim teve um desfecho tranquilo. Café e Chocolatto enfim fazem as pazes ✨ #cafe #realityshow @holtzgabriel

♬ som original – Café 3 Corações

Salon Line

A Salon Line faz tudo! E se você gosta de beleza, precisa ir logo seguir eles no TikTok!

De uma forma super nativa, a marca está trabalhando em parceria com influenciadores dentro e fora do nicho, mostrando que pra se cuidar não existe regra, gênero ou idade.

@salonlinebrasil

Um amor chamado Meu Lisinho Kids, né @vovostiktokers? 🍉❤️ #SalonLine

♬ original sound – Salon Line

Estes são só alguns exemplos. Cada vez mais as marcas estão entendendo como participar da rede social (que ainda é um desafio dos grandes), e criando muitos conteúdos legais. Enquanto isso, a gente fica aqui, de olho nas novidades e amando as referências.

More in Fatos&Fatos.com