Teorias da conspiração: o que leva as pessoas a acreditarem?

Teorias da conspiração, também chamadas de teoria conspiratória ou conspiracionismo, trata-se de uma hipótese explicativa ou especulativa. Em suma, são acontecimentos que se baseiam na premissa de que pessoas com determinado tipo de poder manipulam a sociedade conforme sua vontade e de forma desonesta.

Ademais, o termo surgiu no ano de 1960 para se referir a suposições sem fundamento que contrariam a compreensão de eventos históricos ou de simples fatos. Enfim, o termo adquiriu um significado depreciativo, usado muitas vezes para rejeitar ou ridicularizar crenças impopulares.

As teorias da conspiração surgem devido a necessidade de que as pessoas tem de buscar uma segunda leitura ou opinião sobre algum determinado assunto para satisfazer suas preconcepções. Por exemplo, a ideia de que aqueles que detêm o poder enganam e manipulam os cidadãos. Ou que o governo esconde um segredo e possui um avançado esquema para espionar sua vida. Atualmente, as teorias invadem a internet e ganham forças em redes sociais e fóruns de discussão.

Segundo especialistas, a maioria das pessoas não costumam cair facilmente nas mentiras espalhadas. Mas, quando a teoria oferece explicações simples e casuais sobre um assunto ou evento, as pessoas tendem a acreditar. Pois a teoria ajuda a restaurar uma sensação de controle e equilíbrio sobre algo que pode afetar sua vida.

Teorias da Conspiração: O que leva as pessoas a acreditarem

Correio Braziliense

De acordo com especialistas, as pessoas utilizam atalhos cognitivos para tomar decisões de forma rápida, ou para decidir em quem acreditar. Além disso, pessoas mais ansiosas e inseguras anseiam ainda mais por uma explicação cognitiva para dar sentido ao mundo. Assim como aqueles que tendem a dramatizar problemas cotidianos, pessoas assim são mais propensas a acreditar em teorias da conspiração.

Segundo psicólogos, uma pessoa tem maior probabilidade de acreditar em informações falsas se ela for exposta repetidamente a elas, pois o cérebro tende a confundir familiaridade com verdade. Outro fator determinado por psicólogos é o narcisismo coletivo. Ou seja, a convicção exagerada de um grupo em sua importância, que busca inimigos imaginários e aceitam explicações de conspirações que os culpem.

Por fim, pessoas que acreditam em teorias conspiratórias geralmente procuram por um salvador, ou seja, alguém que irá proteger ou salvar seu grupo fechado de inimigos conspiradores. Ademais, depois que uma pessoa começa a acreditar em algo, dificilmente alguém consegue dissuadir de suas crenças. Dessa forma, mesmo com a constatação de que as teorias são falsas, a pessoa tem uma resposta obsessiva e emocional, se recusando a reconhecer a verdade.

Teorias da conspiração que circulam na internet

1 – O atentado de 11 de setembro teve envolvimento do governo norte-americano

Justificando

Dentre as teorias da conspiração do ocorrido do dia 11 de setembro, no atentado terrorista, existe uma mais famosa. Ademais, ela consiste na ideia de que o governo dos Estados Unidos teve uma participação no ocorrido, de forma direta ou indireta. Logo, acredita-se que o presidente George Bush possuía informações prévias sobre o ataque, mas não agiu. Mas também, alguns acreditam que ele próprio orquestrou a tragédia.

Em suma, acreditam que o ataque foi um serviço interno, com um bom planejamento. Além disso, com o objetivo de consolidar os EUA como a maior potência do mundo e assegurar as reservas americanas de petróleo no Oriente Médio. Por outro lado, alegam que no dia do atentado a força aérea dos EUA recebeu ordens para não agir e foi enviada para realizar outros exercícios.

2 – Os Illuminati controlam o mundo

Globo

Nas teorias da conspiração, o mundo ser controlado pelos Iluminati é uma das mais famosas na internet. Em síntese, existe uma sociedade de elite global oculta chamada de Illuminati. Ademais, ela estaria conspirando para dominar o mundo, ou que já domina.

Dessa forma, os membros da sociedade secreta controlam todas as indústrias do mundo e também a política, comércio e mídia. Por isso, eles são acusados de estarem tentando orquestrar uma revolução denominada de A Nova Ordem Mundial. Então, existem sinais que estão diretamente ligados à seita. Por exemplo, o símbolo da pirâmide com o olho que tudo vê.

3 – Paul McCartney está morto há muito tempo

Globo

Muitas teorias defendem que o real Paul McCartney morreu faz vários anos e o que conhecemos é apenas um sósia do cantor. De acordo com as teorias da conspiração, diversas pistas sobre sua morte podem ser vistas nas artes e letras da banda The Beatles. Enfim, o objetivo de usar um sósia, seria pelo fato dele ainda render muito dinheiro com suas músicas e turnês.

4 – Teorias da conspiração: Existe vida em Marte

Globo

Algumas fotografias realizadas pela NASA apresentam uma figura suspeita, parecida com a de um homem e em outras parecem marcianos. Por isso, de acordo com a teoria da conspiração, acreditam na existência de uma vida em marte. Que seria uma raça alienígena superior chamada Anunnaki, responsáveis por passar ensinamentos sobre tecnologia aos sumérios.

5 – O tsunami do Oceano Índico de 2004 foi causado por testes nucleares

BBC

O tsunami do Oceano Índico foi uma das maiores catástrofes que já ocorreu recentemente, provocando consequências devastadoras. Embora a maioria das pessoas relacionem a tragédia pela fúria da natureza, os teóricos da conspiração acreditam que há algo mais misterioso por trás disso. Ademais, algumas comunidades muçulmanas alegam que o tsunami foi resultado dos testes nucleares entre especialistas norte-americanos e israelenses, para acabar com a sua população.

6 – Teorias da conspiração: A Princesa Diana foi assassinada

R7

Em 31 de agosto de 1997 a morte da Princesa Diana foi anunciada. Em resumo, acredita-se que o acidente foi manipulado por outras pessoas, inclusive, alguns culpam a rainha Elizabeth. Ademais, mesmo com a existência de fotos do carro destruído, as teorias conspiratórias de que a morte da princesa foi planejada são discutidas até hoje.

7 – Os governos usam os aparelhos eletrônicos para nos espionar

Techmundo

Existem inúmeras teorias da conspiração a respeito do governo utilizar alguma forma para espionar a vida da população. Em suma, essa espionagem ocorre dentro de sua casa, através de câmeras, computadores, celulares ou TVs inteligentes. Por outro lado, existem vários relatos das pessoas afirmarem que estavam conversando algum assunto e após um tempo você começar a receber propagandas daquilo.

8 – Há uma elite reptiliana na sociedade

Visão

A teoria da conspiração a respeito de uma elite reptiliana ganhou destaque com o escritor britânico David Icke. Pois, ele trouxe a teoria polêmica e controversa sobre reptilianos humanoides que vivem entre nós com a intenção de escravizar a raça humana. A princípio, conforme David, esses reptilianos são atualmente personificados como líderes: executivos, heróis, políticos e outras pessoas idolatradas. Portanto, o escritor alega que esses seres são responsáveis pelas crueldades da civilização. Isto é, se alimentam de sangue e carne humana para manter a própria aparência “humana”.

9 – A AIDS foi criada com um propósito

Globo

Conforme teorias da conspiração, a AIDS pode ser proveniente de uma criação dos homens. Logo, ela foi criada em laboratório com o intuito de equilibrar o enorme crescimento populacional, visto que ela se espalha através de relações sexuais.

10 – Teorias da conspiração: Michael Jackson está vivo

R7

As teorias da conspiração apontam com certeza que o famoso pop Michael Jackson na verdade não morreu. Assim sendo, ele teria forjado a sua própria morte para escapar de uma vida cheia de compromissos de uma celebridade. Por outro lado, alguns ainda acreditam que ele vive no Oriente Médio com uma identidade feminina, usando burca para não ser reconhecido.

11 – Vírus Conficker foi criado pelo governo chinês

Techmundo

O vírus Conficker foi detectado pela primeira vez em novembro de 2008, considerado como um dos malwares mais poderosos já criado, infectando mais de 10 milhões de computadores. Em suma, ele ataca o sistema Windows via internet, entrada USB ou rede, isso sem que o usuário clique em qualquer tipo de botão.  No entanto, caso o teclado estivesse configurado no idioma ucraniano, o vírus não era ativado.

Após análises, especialistas descobriram que o vírus possuía uma raiz semelhante ao vírus criado na China em 2001, chamado Nimba. Dessa forma, surgiram teorias da conspiração, onde acreditavam que o Conficker tivesse sido criado pelo governo chinês para espionar e roubar documentos de governos do mundo todo. Entretanto, nada foi comprovado.

12 – Mensagens subliminares com fontes Wingdings

Canaltech

De acordo com teorias da conspiração, a fonte Wingdings, que em vez de letras traz símbolos diversos, teria mensagens subliminares em seus símbolos. Por exemplo, se você digitar ‘Q33NYC’ usando a fonte Wingdings vai aparecer o mesmo que aconteceu em 11 de setembro, em Nova York. Um avião se chocando com um prédio. Enfim, alguns afirmam que é apenas coincidência, já outros acreditam que a fonte teria previsto uma das maiores tragédias dos Estados Unidos.

13 – O Facebook é uma armadilha da CIA

Techmundo

Outra teoria da conspiração que circula na internet envolve a rede social Facebook. De acordo com a teoria, parte do dinheiro usado na criação do Facebook tenha vindo do DARPA, agência norte-americana responsável por projetos de defesa e tecnologia. Cujo objetivo é coletar informações pessoais dos usuários da rede, enquanto a CIA monta um banco de dados com informações de cidadãos do mundo todo.

Enfim, a verdade é que o Facebook nunca recebeu dinheiro do DARPA. Mas sim de uma agência de publicidade chamada Visible Measures, que costuma coletar informações sobre redes sociais em geral.

14 – IBM trapaceou contra Gary Kasparov no xadrez

El País

Segundo uma teoria da conspiração, a IBM teria trapaceado na partida de xadrez entre o incrível enxadrista Gary Kasparov e a máquina Deep Blue, da IBM. Em suma, alguns acreditam que a IBM trapaceou para conseguir mais publicidade gratuita com sua máquina.

Enfim, entre os indícios estão o fato da IBM se recusar a fornecer o log com as informações da partida. Além do fato de que Kasparov não acreditar que alguns dos movimentos no jogo pudessem ter sido calculados pela máquina. Por fim, o Deep Blue foi aposentado logo após o jogo, o que só aumentou as desconfianças sobre a teoria.

15 -Teorias da conspiração: A Terra é plana e a NASA nos engana

BBC

Uma das teorias da conspiração mais comentadas nos últimos tempos é a de que a Terra seria plana e não redonda, como aprendemos na escola. De acordo com os terraplanistas, a Terra é um disco plano localizado no centro do universo e cercado por uma enorme muralha de gelo. Ademais, essa teoria tem origem na Astronomia Zetética, obra de Samuel Birley Rowbotham publicada no século XIX, no entanto, a base científica utilizada são textos bíblicos.

Nos anos 60 e 70, quando foram publicadas fotografia tiradas pelas explorações espaciais, a teoria perdeu força. Mas, recentemente, os terraplanistas ressurgiram com forças renovadas, apesar de não apresentarem provas, eles afirmam que a NASA engana a todos.

16 – Jesus foi casado e teve filhos

Globo

Essa teoria da conspiração afirma que Jesus foi casado e teve filhos, e a fonte seria grande sucessos editoriais. Por exemplo, O Código Da Vinci, de Dan Brown, onde Jesus teria se casado com Maria Madalena e tido vários filhos com ela. Além disso, existe lacunas sobre a vida de Jesus e a falta de fontes históricas fidedignas sobre sua vida.

Também há o fato de a Igreja Católica aceitar apenas os Evangelhos canônicos, deixando outros livros de fora. No entanto, mesmo nos evangelhos oficiais, há algumas passagens que nos leva a acreditar que Jesus teve irmãos. Portanto, a possibilidade de que Jesus tenha se casado não é tão impossível de ter acontecido.

17 – A RTVE comprou os jurados para que Massiel vencesse o Eurovision

El País

No ano de 2008, o jornalista José María Íñigo, declarou que os votos do júri da Eurovision de 1968 foram comprados pelo Governo Franco para que Massiel ganhasse. De acordo com a teoria da conspiração, o rival de Massiel, Cliff Richards, era o favorito para ganhar e estava com dois pontos a frente. Mas, uma reviravolta com votos da Alemanha, Espanha e Inglaterra, Massiel vence a Eurovision.

No entanto, Massiel se defendeu e negou qualquer tipo de trapaça, dizendo que o governo não teria interesse em lhe dar força, já que ele era antifranquista. Mas, era de interesse da emissora provocar escândalo para promover Rodolfo Chikilikuatre, que iria representar a Espanha na Eurovision de 2008.

18 – Teorias da conspiração: Franco não está enterrado no Vale dos Caídos

Globo

Em 1959, o Vale dos Caídos estava prestes a ser inaugurado, quando o ditador Franco foi visitar as obras e escolhido o lugar que queria ser sepultado. De acordo com essa teoria da conspiração, Franco não queria ser sepultado ali, muito menos ao lado de José Antônio Primo de Rivera. Dessa forma, acredita-se que sua família tenha construído um panteão em El Pardo com duas sepulturas, para evitar que profanassem o cadáver. Portanto, não há provas de que realmente o corpo do ditador Franco esteja no Vale dos Caídos, e o fato de estarem evitando a exumação só alimenta a teoria.

19 – Shakespeare não escreveu algumas de suas obras

BBC

De acordo com essa teoria da conspiração, Shakespeare era o nome com o qual vários escritores assinavam seus trabalhos. Já outros acreditam que Shakespeare era apenas um dos atores do teatro Globe e nunca criou obras, pois escrevia com erros de ortografia. Além de nunca ter viajado para a Itália, portanto, não conhecia Verona e nem Veneza para poder criar Otelo, Romeu e Julieta.

Enfim, há pesquisas acadêmicas que defendem que Shakespeare pode não ter sido o autor de todas as suas obras. Devido a questões de estilo, ambientação e referência à cultura clássica. Portanto, alguns autores avaliam que algumas de suas obras são na verdade de outros escritores, como Christopher Marlowe, outros, por Francis Bacon, por William Stanley ou por Edward de Vere. Outro fato seria a de que existem pouquíssimos dados sobre sua vida.

20 – Teorias da conspiração: O homem nunca esteve na lua

Uol

No dia 20 de julho de 1969, era transmitido na TV o momento em que o astronauta Neil Armstrong se tornava o primeiro homem a pisar na lua. Mas, segundo algumas teorias da conspiração, tudo não passou de uma farsa inventada pela NASA. Pois, afirmam que na época não havia tecnologia tão desenvolvida capaz de realizar tal feito.

Em suma, a teoria diz que os Estados Unidos buscavam por notoriedade e admiração, além de ganhar a corrida espacial contra a União Soviética. Outro argumento seria que nas fotos, a bandeira estava balançando por causa do vento, entretanto, não há vento na lua, apenas poeira e vácuo. Além disso, em missões posteriores, a bandeira não aparece. Enfim, de acordo com a teoria, todo o acontecimento foi feito em um estúdio de cinema. O que pode ser observado no vidro dos capacetes dos astronautas, que refletem a equipe técnica do filme.

21 – Os produtores de petróleo conspiram contra o motor a água

Uol

De acordo com teorias da conspiração, as empresas de petróleo conspiram para impedir a fabricação de motores que funcionem com água. Em suma, as empresas petrolíferas usam de inúmeras artimanhas, como comprar patentes desses motores, roubo, extorsão, complôs políticos e até mesmo assassinatos. Enfim, essa teoria surgiu após o espanhol Arturo Estévez apresentar um motor de água em 1971, que funcionava adicionando boro ao líquido, desencadeando um processo de eletrólise.

Embora o mundo estivesse em plena crise energética, a invenção acabou não indo pra frente. Ademais, alguns acreditam que o próprio Arturo tenha sabotado sua invenção, devido ao medo de irritar as empresas petrolíferas. Outros acreditam que as empresas conspiraram para impedir que o projeto fosse adiante. Por fim, há aqueles que acreditam que apesar de funcionar corretamente, o custo do motor era muito alto comparado aos convencionais. Portanto, a produção em série era inviável.

22 – Ao reproduzir ‘Stairway to Heaven’, de Led Zeppelin, ao contrário, é possível ouvir uma mensagem satânica

Globo

A música Stairway to Heaven, foi lançada em 1971 no álbum Led Zeppelin IV. De acordo com a teoria da conspiração, se você reproduzir a música ao contrário, é possível escutar as frases: ‘Aqui está meu doce Satanás’, ‘ele te dará 666’ e ‘havia um pequeno barracão onde nos fazia sofrer, triste Satanás’.

Entretanto, vários membros da banda declaram que essa teoria é absurda. No entanto, o guitarrista Jimmy Page é um seguidor do mago e satanista inglês Aleister Crowley, cuja mansão perto de Loch Ness o guitarrista adquiriu na época em que Led Zeppelin IV foi gravado. Enfim, o fato é que quando reproduzido ao contrário, realmente é possível ouvir as frases. Contudo, trata-se de uma pareidolia sonora, ou seja, o cérebro ouve o que lhe é sugerido que ouça.

23 – ‘Aserejé’, de Las Ketchup, também é uma canção satânica

BBC

Segundo teorias da conspiração, a música Aserejé (2012) de Las Ketchup seria uma canção satânica, mais especificamente, no refrão que diz: “Aserejé, ja, de je, de jebe tu de jebere sebiunouva, majabi an de bugui an de buididipi”. No entanto, as cantoras negaram e diziam que a única intenção da música era divertir o público. Mas, o jornal mexicano Heraldo de Chihuahua, publicou um artigo com a análise da música.

Em suma, o resultado afirmava que a expressão ‘a-ser-ereje’ da canção era um convite à heresia. Como resultado, escolas religiosas em Honduras proibiram que alunos ouvissem a música. Por fim, no ano de 2017, uma série de tuítes explicava que o refrão nada mais era do que a tradução fonética do Rapper’s Delight, de The Sugarhill Gang.

24 – Teorias da conspiração: OVNI em Roswell

R7

No ano de 1947, um OVNI caiu em Roswell, Novo México, porém, o governo dos Estados Unidos afirmou que se tratava de um balão meteorológico. No entanto, logo surgiram teorias da conspiração afirmando que na verdade eram seres extraterrestres e que o governo o escondia na Área 51 no Estado de Nevada.

Pois, aparentemente, o comandante Jesse Marcel, oficial de inteligência na vase aérea do Exército em Roswell, teria segurado pedaços de um disco voador e afirmado que o material parecia não ser da Terra. Além disso, nos anos 90, um filme sobre uma suposta autópsia do alienígena foi criado. E por ser tão convincente os criadores acabaram conseguindo vender as imagens para programas de televisões do mundo todo.

Logo depois, foi descoberto que se tratava de uma fraude, mas, mesmo com as imagens falsa, muitos acreditam que há sim um OVNI em poder do governo americano. Outra teoria da conspiração envolvendo a Área 51 é que o governo americano estaria utilizando a área para produzir e desenvolver tecnologias avançadas. Por exemplo, aeronaves modernas, sistemas de armamento, bombardeios e aviões de última geração. No entanto, qualquer tipo de informação sobre esses mistérios é tratado internamente, em total sigilo.

25 – Elvis Presley também forjou a própria morte

R7

Existe uma teoria fortemente acreditada por algumas pessoas, que é que Elvis Presley forjou a própria morte. Logo, ele teria feito isso para se esconder da sociedade e viver em um bunker debaixo de sua casa em Graceland, nos Estados Unidos. Ademais, alguns rumores alegam que Elvis era parte de um sistema de proteção às testemunhas do FBI, atuando como informante de drogas em várias ocasiões.

Por isso, ele se refugiou para manter a fama que consagrou. Além disso, existem diversos relatos de pessoas que viram o Elvis pelas ruas no decorrer dos anos. Por outro lado, em sua lápide está escrito “Aaron”, porém em sua certidão de nascimento seu nome é escrito como “Aron”. Assim sendo, esse é o maior argumento utilizado para evidenciar a farsa de sua morte.

26 – Teorias da conspiração: O sistema de controle de mentes MK Ultra existe e é ativo até hoje

R7

A princípio, nas décadas de 1950 e 1970, a CIA realizou experiências secretas de controle mental em cidadãos americanos. Com o intuito de encontrar possíveis espiões comunistas. Em suma, as técnicas eram baseadas em engenharia comportamental, hipnose, privação sensorial e verbal, tortura, abuso sexual e o uso de drogas alucinógenas. Ademais, as teorias da conspiração sugerem que o controle MK Ultra contratou diversas instituições, como universidades e hospitais, para tornar o projeto viável. No entanto, os arquivos foram destruídos nos anos 70, e o presidente Clinton realizou um pedido formal de desculpas em nome do governo americano.

Desse modo, os teoristas acreditam que esse método ainda está ativo até hoje. Logo, as estrelas do pop mais famosas do mundo estão submetidas a este controle, determinando suas personalidades e ações. Porém, Britney Spears, Mariah Carey e Kanye West conseguiram quebrar o controle. Mas, foram abafados pela mídia e tidos como loucos, até serem reprogramados de novo.

27 – Yoga é um ritual satânico

Uol

Conforme Gabriel Amorth, um padre, exorcista e teórico da conspiração, a prática de yoga consiste em um ritual satânico. Isto é, que esse exercício não é um algo espiritual, e sim uma demonstração demoníaca. Além disso, ele também aponta que os livros de Harry Potter distorcem a magia negra. Em síntese, ler Harry Potter e praticar Yoga são atos satânicos.

28 – Teorias da conspiração: O assassinato de John F. Kennedy teve mais envolvidos

Uol

Acredita-se, com base nas teorias da conspiração, que o assassinato de John F. Kennedy teve mais envolvidos. Logo, o acusado de dar um tiro contra o presidente, Lee Harvey Oswald, não teria sido o único a querer sua morte. Por exemplo, que o FBI, a KGB ou a máfia estava envolvida no caso. Por outro lado, ainda existem teorias que Lee Harvey nem foi o responsável pelo assassinato.

29 – O Triângulo das Bermudas é responsável por desaparecimentos

Uol

Algumas teorias da conspiração alegam que o Triângulo das Bermudas é responsável por diversos desaparecimentos estranhos. Em resumo, acredita-se que na área existe uma instalação submarina dos Estados Unidos para testes militares. Por outro lado, existe quem acredita que o Triângulo das Bermudas é, na verdade, um portal para um mundo paralelo.

30 – O aquecimento global é uma farsa

Techmundo

Embora o aumento da temperatura da Terra seja incontestável, alguns acreditam que o aquecimento global seja uma farsa. Dessa forma, foi desenvolvido com o objetivo de manter a população em estado de pânico. Logo, seria possível controlar o seu estilo de vida, em prol a um governo autoritário. Além disso, também teorizam que o aquecimento global foi projetado para controlar o crescimento da população mundial.

31 – Teorias da conspiração: Nazistas receberam apoio do Vaticano

Uol

Muitas teorias da conspiração acreditam que as figuras religiosas do Vaticano apoiaram os alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Assim sendo, o Vaticano teria criado identidades falsas para os nazistas, possibilitando que eles conseguissem escapar.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Área 51, o que é? Para que serve, onde fica e teorias ligadas ao local.

Fontes: El País, National Geographic Brasil, Canltech, R7

Imagens: Visão, Correio Braziliense, Justificando, Globo, BBC, Techmundo, Uol

More in Fatos&Fatos.com