Temperamento sanguíneo – Características e comportamentos

Durante a Antiguidade, o filósofo grego Hipócrates classificou quatro principais tipos de temperamento. Entre eles, o temperamento sanguíneo foi classificado como o mais quente do grupo.

A classificação defende que os donos desse temperamento possuem mais sangue no corpo e, por isso, maior sensibilidade, por exemplo.

Por ter muita energia e extroversão, os sanguíneos também são muito alegres e sociáveis. Por outro lado, o temperamento também se manifesta em momentos de ansiedade, insegurança e falta de disciplina e organização.

Traços do temperamento sanguíneo

Temperamento sanguíneo - principais características e comportamentos
Unsplash

Os principais traços da pessoa de temperamento sanguíneo estão ligados à sua capacidade de comunicação, ou seja, a extroversão e sociabilidade. Um indivíduo com esse temperamento pode, por exemplo, fazer uma amizade em poucos minutos, ou se tornar a alegria de uma festa em que não conhece ninguém.

Da mesma forma, essa facilidade para criar laços e se apegar funciona em duas vias. Isso porque os sanguíneos também apresentam muita facilidade para esquecer as pessoas com quem antes se conectaram.

Além do uso da facilidade de comunicação para criar e fortalecer laços, o sanguíneo também consegue desenvolver habilidades de persuasão e encorajamento a partir de sua alegria e entusiasmo.

Isso também garante um dinamismo representado pela mente aberta, disposta a mudanças e até mesmo a aventuras mais ousadas.

Desafios

Temperamento sanguíneo - principais características e comportamentos
Unsplash

Apesar de contar com pontos positivos oriundos do forte entusiasmo, o temperamento sanguíneo também possui alguns desafios. A diversão e dinamismo que pode ajudar a trazer o otimismo e as boas relações também pode trazer comportamentos imaturos ou indisciplinados.

Nesse sentido, por exemplo, o sanguíneo prefere fugir das reflexões sobre o passado ou o futuro, evitando fazer planos ou aprender com alguns dos erros.

Além disso, a maneira emocional de lidar com as coisas pode gerar episódios de raiva e egoísmo. Assim como outras emoções do sanguíneo, essa raiva também pode sumir com muita rapidez.

Vida com temperamento sanguíneo

Temperamento sanguíneo - principais características e comportamentos
Unsplash

A criança de temperamento sanguíneo é aquela que carrega os maiores estereótipos de atividade e alegria. Isso porque são crianças traquinas e tagarelas que estão sempre inventando brincadeiras ou assuntos diferentes.

Por outro lado, o interesse por cada uma dessas atividades pode ser bem rápido e passageiro. Quando estão lendo um livro ou acompanhado uma série ou filme mais longo, por exemplo, podem abandonar o conteúdo com facilidade, por não ter paciência.

Ao longo da vida, é comum o bom relacionamento com o temperamento melancólico. Isso porque os dois temperamentos possuem características complementares. Enquanto o sanguíneo mantém relações e emoções de forma mais superficial, o melancólico traz análises mais profundas. Da mesma maneira, eles se completam quando o assunto são relações sociais.

Fontes: Levmente, Psicologia Online, Refletir para Refletir, Educa Mais

Imagens: Unsplash

More in Fatos&Fatos.com