fbpx

Temperamento melancólico – Características, vantagens e desvantagens

O temperamento melancólico é um dos quatro tipos de temperamentos descrito por Hipócrates. Ele é caracterizado pelo elemento terra, ou seja, é mais sólido, representando uma pessoa pé no chão e conectada a coisas mais concretas.

Geralmente, isso significa uma pessoa ligada a processos de planejamento e organização, mas também de alguma resistência diante de mudanças.

A partir do conhecimento dos pontos fortes e fraco do tipo de temperamento, também é possível compreender e os próprios desafios, levando a reflexões que podem ajudar a solucionar problemas de convivência e relacionamento.

Temperamento melancólico

Temperamento melancólico - características, vantagens e desvantagens
Unsplash

Segundo o dicionário, a melancolia é uma tristeza profunda e duradoura. Isso não significa que o temperamento melancólico é marcado por muito tristeza, mas por uma introversão que pode estar associada ao sentimento. Além disso, o melancólico pode demonstrar traços de muita extroversão quando está muito feliz.

Por causa da introversão, é comum que não procure novas amizades e aguarde o contato de outras pessoas. Por outro lado, mistura os desafios de ter um grande deseja de ser amado e alimentar um relacionamento, mas ter dificuldades de expressar os próprios sentimentos.

Os momentos de introspecção da pessoa de temperamento analítico também garantem uma forte habilidade analítica, ao mesmo tempo que permite que as coisas sejam sentidas profundamente.

A combinação da sensibilidade com a capacidade de diagnóstico também costuma oferecer visões criativas e originais, muitas vezes artísticas.

Temperamento melancólico - características, vantagens e desvantagens
Unsplash

A concentração nos momentos de introspecção pode oferecer momentos de sofrimento diante dos pensamentos filosóficos demais. Nesses momentos, o pessimismo faz com que o temperamento melancólico se reflita em quatros com tendência depressiva.

O sentimento de inferioridade e frustração muitas vezes vem do egocentrismo que cerca o temperamento. Ao interpretar o mundo e os fatos ao seu redor a partir de si como centro, pode gerar comparações focadas somente nas vitórias e qualidades dos outros.

Temperamento melancólico ao longo da vida

Temperamento melancólico - características, vantagens e desvantagens
Unsplash

Durante a infância, o temperamento melancólico se manifesta na demonstração de emoções, sonhos, inseguranças e muita sensibilidade. Por vezes podem apresentar visões e reflexões que parecem maduras para a idade, mas também se magoam com facilidade.

Ao longo da vida, é comum que tenham bons relacionamentos com pessoas de temperamento sanguíneo. Isso porque os traços se completam, com a análise do melancólico surpreendendo o sanguíneo.

Por outro lado, o carisma e otimismo presente no temperamento sanguíneo acaba complementando as dificuldades sociais do melancólico.

Como lidar com a melancolia

Temperamento melancólico - características, vantagens e desvantagens
Unsplash

Lidar com a melancolia natural do tipo de temperamento é um desafio, mas pode ser feito. A partir da consciência e observação dos traços marcantes, o indivíduo pode desenvolver maior tolerância diante da falta de desorganização ou planejamento do ambiente.

Além disso, reconhecendo os riscos do pessimismo e da reflexão da melancolia, é possível lidar melhor com esses traços. Esse processo pode ser feito juntamente com um terapeuta, capaz de reconhecer os tipos de temperamentos e os possíveis efeitos prejudiciais nele na saúde e na rotina.

Fontes: Levmente, Educa Mais, Refletir para Refletir, Educa Mais

Imagens: Unsplash

More in Fatos&Fatos.com