Tatuagem de cruz – Tipos, locais mais usados e significados de cada uma

Fazer uma tatuagem consiste em uma forma de representar no corpo algo que ficará marcado por muitos anos. Isto é, através dela você poderá expressar algo que definiu a sua vida, ou possui algum simbolismo. Logo, por traz de cada tatuagem existe algo significativo ou um traço de sua personalidade. Por exemplo, a tatuagem de cruz, que é muito utilizada por diversas pessoas, com base em seu significado.

Ademais, existem diversos tipos de tatuagens de cruz. Por exemplo, a cruz católica, que remete a ressurreição de Cristo e a cruz celta, que representa a eternidade e o amor infinito de Deus. Por outro lado, também tem a cruz gótica, que possui um teor mais sombrio, representando o lado sombrio da fé.

Em suma, a cruz trata-se de um símbolo passado de geração em geração, pelas civilizações mais antigas do mundo. Por exemplo, desde os pagãos, celtas, babilônios, gregos e egípcios. Assim sendo, no ano 300 d.C. o Cristianismo reconheceu a cruz como um símbolo de sua fé. Pois, antes disso era utilizada exclusivamente como adorno ou forma decorativa para paredes, joias e moedas.

Os significados da tatuagem de cruz

Existe uma variedade de tatuagens de cruz, que possuem significados distintos entre si. Portanto, nem todas possuem o mesmo simbolismo. Assim sendo, os diferentes tipos são:

1 – Tatuagem de cruz Católica

Tudo com Moda

A tatuagem de cruz católica é um dos símbolos mais significativos da igreja católica. Em síntese, o seu significado está relacionado com a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ademais, a forma da cruz católica é a mais básica dentre os tipos de cruz existentes. Dessa forma, ela se baseia em uma linha vertical, representando a divindade, e uma linha horizontal, representando o mundo. Por outro lado, o ponto de união entre os dois traços da cruz representa a união entre a divindade e o mundo. Portanto, a maioria das pessoas que optam por tatuar essa cruz, geralmente são ligadas a religião católica.

2 – Tatuagem de cruz Celta

Latatoueuse

A tatuagem de cruz celta representa a eternidade e o amor infinito de Deus. Além disso, é um desenho associado ao sol. Ademais, ela possui como diferença em seu desenho um círculo, que fica em torno da parte superior da cruz. Geralmente, é adornada com traços e nós típicos celtas.

3 – Cruz Ankh

Guia dos solteiros

A cruz Ankh vem da mitologia egípcia. Em suma, ela possui a parte superior adornada, e significava a chave da vida eterna na civilização egípcia. Além disso, também simbolizava a fertilidade, e estava ligada a Horus, um deus que morreu e renasceu no antigo Egito.

4 – Cruz Gótica

Tatuagens Tattoo

A cruz gótica se originou na Alemanha. Ademais, essa tatuagem de cruz simboliza o estilo de vida gótico, remetendo ao lado sombrio da fé. Além disso, também remete a dor e mistério. Por isso, geralmente essa cruz é formada por:

  • Ferro
  • Estilo sombrio
  • Adornos de arame
  • Gotas de sangue
  • Espadas

5 – Cruz Maltesa

Pinterest

A cruz maltesa está relacionada com a religião. Ademais, é formada 4 braços, com 2 pontas cada. Além disso, era utilizada pelos cavaleiros Hospitaller, um grupo de guerreiros cristãos. Desse modo, a cruz simbolizava aspectos como:

  • Fidelidade
  • Devoção
  • Honestidade
  • Coragem
  • Glória
  • Desprezo pela morte
  • Respeito pela Igreja

Tatuagem de cruz em partes do corpo

Diário Prime

Existem alguns locais populares do corpo que são muito interessantes para adicionar uma tatuagem de cruz, onde cada local pode apresentar algum significado específico. Tais como:

  • Cruz na nuca – A princípio, a nuca consiste em um dos locais mais escolhidos para fazer uma tatuagem de cruz. Geralmente, ela é feita em tamanho pequeno ou médio. Ademais, caso seja feito uma cruz gótica, ela irá simbolizar o lado sombrio da fé, dor e mistério.
  • Cruz atrás da orelha – A tatuagem atrás da orelha possui um estilo mais discreto e minimalista. Normalmente a tatuagem de cruz feita nesse local é a latina, que simboliza a luz e a reencarnação de Jesus.
  • Cruz na costela – Consiste em um dos locais mais dolorosos. No entanto, possui um grande espaço para serem feitas tatuagens grandes. Logo, é um dos preferidos para esse tipo de desenho.
  • Cruz nas costas – Esse local do corpo é escolhido principalmente pelos homens. Em suma, são feitas tatuagens grandes, com diversos detalhes. Geralmente, são feitos a cruz de Jesus, simbolizando o seu sacrifício para salvar os seres humanos.
  • Cruz no pescoço – Comumente apresenta um modelo de cruz latina. Entretanto, com detalhes diferentes. Além disso, o desenho carrega consigo um terço, que simboliza devoção e fé, utilizado para orações.
  • Cruz na panturrilha – A tatuagem de cruz é bastante feita nessa região, podendo ter desenhos grandes ou pequenos. Um exemplo feito nessa área é a cruz Ansata, da cultura egípcia, que simboliza a chave da vida e da eternidade. Ademais, é muito usada como talismã.
Youtube

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Primeira tatuagem, o que você precisa saber? Dicas e inspirações

Fontes: Fotos Tatuagens, Dicionário de Símbolos, Tatuagens Tattoo

Imagens: Dicas de Mulher, Tudo com Moda, Latatoueuse, Guia dos Solteiros, Pinterest, Diário Prime, Youtube

More in Fatos&Fatos.com