Tapioca ou pão: o que é melhor para a saúde?

A tapioca e o pão costumam ser opções comuns no cardápio do brasileiro, especialmente para o café da manhã. Há quem prefira o pão por conta do sabor do trigo, e há quem escolha a tapioca no intuito de fazer uma refeição menos calórica.

Mas, sob o ângulo da nutrição, qual é mais benéfico à saúde? Faremos esta análise comparativa neste texto.

Uma comparação entre os dois alimentos

(Fonte: Massa News)(Fonte: Massa News)

Vejamos: pela ótica dos benefícios à saúde, o pão, especialmente o que usa farinha integral, leva vantagem. O alimento é uma fonte mais rica de proteínas (uma unidade de pão francês contém cerca de 5 gramas) e de fibras (cerca de 2,5 gramas). Uma tapioca média (cerca de 50 gramas ou 3 colheres de goma) não chega a ter 0,5 de proteína e fibras.

Acompanhe a seguir as diferenças nutritivas entre ambos os alimentos, comparando 100 gramas de cada um:

Pão (base de comparação: pão francês integral):     

  • Calorias: 231 kcal    
  • Carboidratos: 45,9 g
  • Proteínas: 10,7 g
  • Gorduras: 1,79 g
  • Fibras: 5,58 g

Tapioca: 

  • Calorias: 288 kcal 
  • Carboidratos: 71,9 g
  • Proteínas: 0,36 g
  • Gorduras: 0 g
  • Fibras: 0,20 g

Mas os valores nutritivos não são o único fator a ser considerado. Diferente do pão, a tapioca não contém glúten, que provém da farinha de trigo. Isto significa que ela é uma opção muito melhor para as pessoas celíacas, que têm alergia a glúten.

Os nutricionistas ainda alertam que esta comparação não é definitiva, pois um pão pode ter alguns ingredientes nocivos à saúde. No caso de pães industrializados, o mais importante é verificar os ingredientes da fórmula. A recomendação é consumir pães que tenham como primeiro ingrediente da receita a farinha integral (e, se tiver a refinada, que seja em menor quantidade), e fugir dos que têm adição de açúcares e aditivos como emulsificantes, corantes, acidulantes e edulcorantes.

Afinal, tapioca emagrece?

(Fonte: Blog do Pão)(Fonte: Blog do Pão)

Muita gente costuma inserir a tapioca no cardápio pela crença de que ela emagrece. Mas a questão não é tão simples assim.

Em termos comparativos, a tapioca tem menos gordura que o pão. Por outro lado, ela tem mais carboidratos, menos fibras (que auxiliam no funcionamento do intestino e dão sensação de saciedade), menos proteínas e um maior índice e carga glicêmica que o pão.

Há quem pense também que a tapioca seja mais “natural” que o pão, mas vale lembrar que a goma de tapioca, feita da mandioca, também é uma farinha refinada. 

Além disso, muita gente consome tapioca com recheios altamente calóricos, como queijos gordos. Por isso, não dá para dizer que a tapioca em si emagrece, mas ela pode sim ajudar a emagrecer dependendo da forma que é for consumida.

Resultado da comparação

(Fonte: Clínica Dom Guanella)(Fonte: Clínica Dom Guanella)

No fim das contas, o que vale mais a pena consumir, pão ou tapioca? Pelos benefícios à saúde, a resposta é: pão. Mas isto considera o pão com alta quantidade de farinha integral, que traz uma nutrição muito maior ao organismo. “Entre uma tapioca e um pão integral, a melhor opção é o pão integral. Entre a tapioca e o pão branco, é indiferente”, explicou a nutricionista Marina Nogueira ao G1.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.