fbpx

Suplementos para ganhar massa muscular – Como escolher o ideal?

A cada dia, o número de brasileiros que consomem suplementos para ganhar massa muscular ou melhorar o desempenho físico cresce cada vez mais. De acordo com pesquisas realizadas, o Brasil está no quarto lugar do ranking de vendas desse tipo de produto. Em suma, essas substâncias prometem aumentar os músculos, a força, reduzir a fadiga e cansaço durante o treino, além de ajudar na queima de gordura.

No entanto, os suplementos têm como objetivo complementar a dieta e suprir necessidades nutricionais que possam surgir durante um treinamento de alta intensidade. Portanto, o consumo deve ser feito mediante orientação médica e nunca devem substituir uma alimentação saudável. Pois, o uso indiscriminado pode prejudicar as funções renais.

Por fim, existem diversos tipos de suplementos para ganhar massa muscular, indicados para quem deseja potencializar os resultados da academia, proporcionando um corpo mais firme e bem torneado. Além disso, para quem deseja ganhar peso, mas sem aumentar a circunferência abdominal, os suplementos podem ajudar bastante a alcançar os resultados desejados.

Mas, como escolher o suplemento mais adequado? Segue uma lista com os suplementos para ganhar massa muscular mais usados atualmente. Confira!

Suplementos para ganhar massa muscular

1- Aggression

NatueLife

Aggression é um suplemento para ganhar massa muscular constituído por magnésio e, tem como objetivo estimular a produção de testosterona. Em suma, esse tipo de suplemento promove o aumento de energia e força durante treinos intensos. Além disso, aumenta a libido.

Por fim, é recomendado consumir 3 cápsulas antes de dormir, desde que o uso seja feito juntamente com o acompanhamento de um nutricionista.

2- Suplementos para ganhar massa muscular: Tribulus terrestres

Dicas de Treino

Esse suplemento para ganhar massa muscular é feito de uma planta medicinal chamada Tribulus terrestres. Em suma, promove o aumento da força muscular, diminui a sensação de cansaço ou fraqueza, além de melhorar o desempenho sexual e estimular a produção de espermatozoides. Portanto, é mais indicado para homens.

Por fim, o uso desse suplemento deve ser de 1 ou 2 cápsulas diariamente, preferencialmente no café da manhã e no lanche da tarde.

3- BCAA – aminoácidos de cadeia ramificada

Saudável e Forte

BCAA (leucina, isoleucina e valina- essenciais para a produção da fibra muscular) é um suplemento para ganhar massa muscular e promover a recuperação muscular. Além de ajudar na manutenção e crescimento do músculo esquelético. Dessa forma, ao usar antes e depois da atividade física ajuda a reduzir os danos musculares, além de estimular a hipertrofia.

Ademais, o suplemento BCAA também proporciona mais disposição, adia a fadiga durante o exercício. Portanto, o recomendado é tomar 2 cápsulas uma a três vezes ao dia, entre as refeições e depois dos treinos.

 4 – Whey protein – proteína do soro do leite

Dicas de Treino

Muito utilizado por homens e mulheres, o whey protein é um dos suplementos para ganhar massa muscular mais popular. Em suma, ele promove o aumento da força muscular e o rendimento na prática dos exercícios. Além de ajudar na recuperação do músculo após o treino e aumentar a produção de proteínas e reduzir a pressão arterial.

Ademais, por ser rico em proteínas, promove a sensação de saciedade, auxiliando na perda de gordura corporal. Enfim, o consumo deve ser 20 minutos antes do treino ou 30 minutos após, podendo ser misturado em água, leite, suco, frutas, sorvetes, cereais, sopas, etc. No entanto, a quantidade adequada deve ser calculada de acordo com a alimentação de cada pessoa. Isso, levando em consideração a necessidade diária de proteína, que pode variar conforme o objetivo e intensidade de treino de cada um. Por isso, é recomendado ter a orientação de um nutricionista antes de começar a consumir o suplemento.

5 – Suplementos para ganhar massa muscular: Syntha: 6 Isolate

Dicas de Treino

Syntha 6 é um dos suplementos para ganhar massa muscular. Pois, proporciona uma combinação entre proteínas de liberação rápida e lenta. Desse modo, promove a liberação moderada de aminoácidos que estimulam os músculos. Por isso, o suplemento contribui na recuperação muscular e na síntese proteica, que estimula a hipertrofia. Ademais, é necessário consumir 1 medidor desse suplemento, ou ter a recomendação de um nutricionista.

6 –  Femme Protein

Dicas de Treino

O Femme protein é um dos suplementos para ganhar massa muscular e se assemelha ao Whey Protein convencional. Entretanto, apresenta alguns constituintes, elastina e colágeno, que trazem boas condições ao corpo feminino. Logo, é um dos suplementos bastante recomendados para as mulheres que buscam aumentar a sua massa muscular. Em suma, ele favorece a hipertrofia, controle do apetite, hidratação da pele e deixa as unhas e cabelos saudáveis. Ademais, deve ser consumido antes ou após algum treino, misturando 1 medidor na água ou no leite.

7 – Delight-Fitmiss

Mundo Boa Forma

O Delight-Fitmiss consiste em um tipo de shake de proteínas que funciona como complemento de refeições e lanches saudáveis. Portanto, é um dos suplementos para ganhar massa muscular rico em vitaminas, proteínas, e mineral fundamentais para o organismo.

8 – Nutry Whey W

Dicas de Treino

O Nutry Whey W trata-se de um suplemento voltado para o público feminino. Visto que, ele é composto de aminoácidos essenciais, minerais, fibras, colágeno e vitaminas. Assim sendo, contribuem para o desenvolvimento de ganho de massa muscular e na manutenção do metabolismo. Ademais, pode ser ingerido 1 ou 2 vezes por dia. Em síntese, 30g dele deve ser diluído em 200 ml de água, e ser batido no liquidificador.

9 – Suplementos para ganhar massa muscular: Creatina

Uol

A creatina consiste em um dos suplementos para ganhar massa muscular. Pois, ele contribui para o melhoramento no desempenho físico e no ganho de massa muscular. Ademais, deve ser realizado a prática de atividades físicas e acompanhamento de algum nutricionista para garantir uma alimentação balanceada. Logo, ela deve ser consumida conforme a indicação de um nutricionista, variando de 2 a 5 gramas por dia, durante entre 2 a 3 meses.

10 – Glutamina

Tua Saúde

A glutamina representa um aminoácido que está em grande quantidade nos músculos. Assim sendo, é bastante utilizado pelos fisiculturistas, já que auxilia a manter a hipertrofia muscular e melhora o rendimento proveniente de atividades físicas, aumentando a força. Ademais, esse suplemento deve ser consumido entre 10 a 15 gramas por dia, dividido em 2 a 3 doses por dia. Além disso, pode ser ingerido antes dos treinos, com frutas, ou antes de dormir.

11 – Caseína

Dicas de Treino

A caseína é um suplemento para ganhar massa muscular, aumentar a força e recuperação muscular após o treino. Ademais, o suplemento é composto por principalmente por proteica do leite, diferentemente do Whey protein, tem a digestão mais lenta. No entanto, sua função é a mesma, fornecer aminoácidos necessários para a construção das fibras musculares. Além disso, também tem disponível a versão caseína micellar, que é hidrolisada o que ajuda a acelerar o processo digestivo.

Entretanto, para quem sofre de problemas gástricos, a caseína pode causar desconforto, já que aumenta a acidez do estômago durante a digestão. Também não é indicado para pessoas com intolerância à lactose, além de sobrecarregar os rins, caso seja consumido em excesso. Por isso, seu consumo deve ser indicado por um nutricionista.

12 – Suplementos para ganhar massa muscular: Maltodextrina

Tua Saúde

A Maltodextrina também faz parte dos suplementos para ganhar massa muscular, além de dar mais energia durante a prática de exercícios. Ademais, é um amido (carboidrato) hidrolisado de absorção muito rápida, que além de aumentar a energia dos músculos, evita a perda de massa magra. Também é indicado para retardar a fadiga e diminuir danos musculares, ajudando na recuperação pós-treino. Por isso, é ideal para quem busca hipertrofia e uma dieta hipercalórica.

Por fim, o consumo é indicado de acordo com a dieta, duração e intensidade do treino, além do peso corporal do atleta. Dessa forma, a quantidade a ser consumida deve ser indicada por um nutricionista. Mas, geralmente, a quantidade usada varia entre 20g a 50g cerca de 30 minutos antes do treino ou durante a prática de exercícios de alta intensidade.

13 – Cafeína

Dicas de Treino

Além de ser um suplemento para ganhar massa muscular, a cafeína aumenta a disposição durante o treino e auxilia na queima de gordura. Ademais, é uma substância da família das xantinas, ou seja, possui ação estimulante, resultando em uma maior disposição ao praticar exercícios físicos. Além disso, a cafeína possui efeito termogênico que acelera o metabolismo, estimula a mobilização da gordura corporal.

Por fim, o ideal é ser consumida 30 minutos antes do treino, desde que em quantidades adequadas. Pois o excesso pode provocar irritação, tremor, perda de líquidos, a baixa ou aumento da pressão arterial e até mesmo taquicardia.

14 – Suplementos para ganhar massa muscular: Beta-alanina

NatueLife

A Beta-alanina é um aminoácido que auxilia no controle do pH do sangue, evitando o aumento da acidez durante o treino. Dessa forma, além de ser um suplemento para ganhar massa muscular, também é indicado para retardar a fadiga, melhorar o rendimento durante a atividade física e reduzir risco de lesões.

Enfim, a Beta-alanina deve ser consumida 45 minutos antes do treino e 45 minutos após finalizar os exercícios. No entanto, é importante usar a dosagem adequada para cada um, que deve ser orientado por um nutricionista. Além disso, algumas pessoas podem sentir um formigamento pelo corpo ao consumir o suplemento pela primeira vez. Mas, os sintomas costumam desaparecer como tempo de uso do suplemento.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Ganhar massa muscular – Truques, dietas e resultados.

Fontes: Tua Saúde, Uol

Imagens: Beard, NatueLife, Dicas de Treino, Saudável e Forte, Mundo Boa Forma e Natue.

More in Fatos&Fatos.com