fbpx

Shoujo – Os melhores e mais populares animes de todos os tempos

Shoujo (少女漫画, shōjo), é um gênero de anime e mangá, que inicialmente era voltado apenas para o público feminino, principalmente garotas entre 10 e 18 anos. Apesar do gênero apresentar histórias variadas, o foco principal é relacionamentos, com comédias românticas, amor e emoções humanas. Ademais, Shoujo pode ser traduzido como ‘pequena garota’ ou ‘jovem mulher’.

Por ser voltado para meninas, as histórias contam com garotos gentis e fofos e na maioria das vezes, com garotas recatadas. No entanto, a característica mais marcante do gênero é a paixão dos protagonistas, com a descoberta do primeiro amor, puro, verdadeiro e inocente. Entretanto, o gênero também pode trazer garotas independentes, fortes, bravas e com super poderes. Mas, geralmente esse temperamento tende a mudar assim que ela descobre o amor.

Inicialmente, as histórias do Shoujo eram criadas por homens. Mas, a partir da década de 60, mulheres começaram criar as histórias, colocando assuntos de seus interesses nos enredos dos animes e mangás. Dessa forma, com o passar das décadas, esse tipo de animação se popularizou e foi ganhando um público bastante variado. O que fez com que o foco não fosse exclusivamente em aventuras românticas femininas.

Enfim, esse tipo de mangá e anime vem agradando ao público variado, não apenas as garotas. Já que garotos, homens e mulheres mais velhos também gostaram do gênero. Devido a grande variedade de histórias, é muito fácil agradar pessoas fora do público-alvo. Por isso, preparamos uma lista com os melhores Shoujo, que provavelmente você vai gostar.

Os melhores Shoujo de todos os tempos

1 – Colégio Ouran Host Club | Ouran Koukou Host Club

ptAnime

Nesse Shoujo lançado em 2006, a história acompanha a jornada de Haruhi, uma garota pobre que ganha uma bolsa de estudos para um colégio privilegiado. Em suma, Haruhi é confundida com um menino pelos membros do Host Club quando estava em uma sala de música. Ademais, ao quebrar um vaso que não tem condições de pagar, é obrigada a trabalhar para os membros do clube até a formatura. Enfim, é uma divertida comédia romântica, com 26 episódios que foi baseada no mangá de mesmo nome.

2 – My Little Monster | Tonari No Kaibutsu-Kun

SGCafe

De 2012, o Shoujo My Little Monster é uma comédia romântica com 13 episódios. Em suma, a história do anime traz uma garota apática que vive em função de sua vida acadêmica. Mas que com o tempo vai se encontrando e desenvolvendo uma relação de amizade com um garoto problemático e encrenqueiro. Enfim, os personagens Shizuku e Haru vão percebendo quantas coisas eles têm em comum um com outro, o que abre espaço para um possível relacionamento romântico entre os dois.

3 – Bloom Into You | Yagate Kimi ni Naru

ptAnime

O Shoujo Bloom Into You é um anime de 2018, com 13 episódios, que traz uma história de amor entre meninas. Em suma, Yuu Koito é uma garota que sempre sonhou em se apaixonar, mas, quando um garoto confessa seu amor por ela, Yuu não sente nada. Entretanto, tudo muda quando ela conhece Touko Nanami, uma elegante garota que desperta sentimentos em Yuu.

4 – Shoujo: My Next Life as a Villainess: All Routes Lead to Doom

Pinterest

Esse Shoujo é cheio de fantasia, ficção científica e ação. Lançada em 2020, contém 12 episódios. Em suma, Catarina Claes reencarna na pele de uma personagem do seu jogo de videogame favorito. No entanto, nessa nova vida, ela é a vilã de outro game que costumava jogar. Portanto, ela deve usar suas habilidades e conhecimentos para sobreviver neste novo universo.

5 – Kimi ni Todoke: From Me to You | Kimi Ni Todoke

Pinterest

Lançado em 2009, esse Shoujo tem duas temporadas, com total de 38 episódios, cujo tema envolve drama e romance escolar. Em suma, o anime conta a história de Sawako Kuronuma, uma garota de 15 anos que ganha um malicioso apelido de seus colegas de escola. Dessa forma, apelidada de Sadako (personagem do filme de terror, que no Brasil é conhecido como ‘O Chamado’), todos tinham medo dela, mesmo ela sendo gentil e doce. No entanto, tudo muda quando o garoto popular Kazehaya começa a falar com ela.

6 – Hotarubi No Mori E

Favim

O Shoujo Hotarubi No Mori E, é um anime sobrenatural, baseado no mangá de mesmo nome, que foi lançado em 2011 com apenas um episódio. Em suma, a história acompanha a vida de Horatu, que conhece um espírito da floresta chamado Gin. No entanto, ela não pode tocar no garoto, caso contrário ele desaparecerá, o que complica a relação deles. Pois Horatu começa a ter sentimentos por Gin.

7 – Sailor Moon | Pretty Guardian Sailor Moon

Pinterest

É o subgênero de Mahou Shoujo mais aclamado, que virou febre no mundo todo assim que foi lançado em 1992. Ao todo, o anime possui 5 temporadas, com um total de 200 episódios, cheios de magia, ação, demônios e romance. Em suma, Sailor Moon é uma série de garotas mágicas, que influenciou animes mais recentes.

8 – Shoujo: Lovely Complex

ptAnime

Outro Shoujo de comédia romântica, foi lançado em 2007 e contém 27 episódios. Em suma, o anime traz a história de um improvável casal do ensino médio. Onde Koizumi Risa é a garota mais alta da turma e Ootani Atsushi é o garoto mais baixo entre os garotos da sala. E para piorar, ambos têm o coração partido quando o interesse romântico de cada um se apaixona. Enfim, ao longo da história eles encontram interesses em comum, o que faz com que a amizade entre eles se transforme em algo mais.

9 – Bokura Ga Ita

SGCafe

De 2006, o Shoujo Bokura Ga Ita tem uma temporada com 26 episódios, que conta a história de Nanami Takahashi. Em suma, ela é nova na escola e se apaixona pelo garoto popular Motoharu Yano. Mas, ele ainda sobre pela antiga namorada, que morreu em um acidente de carro, o que poderá afetar o relacionamento dos dois.

10 – Your Lie In April

SGCafe

Com uma profunda depressão devido a morte de sua mãe, o pianista Kousei Arima, abandona a música que tanto ama. No entanto, ao conhecer a bela violinista Kaori Miyazono, Kousei acaba se apaixonando por ela, ao mesmo tempo que redescobre a música. Enfim, o Shoujo Your Lie In April, foi lançado em 2014 e contém 22 episódios, repletos de música, drama, comédia e romance.

11 – Waiting In The Summer | Ano Natsu de Matteru

CBR

Lançado em 2012, os 12 episódios do Shoujo Waiting In The Summer, conta a história do jovem Kaito Kirishima. Em suma, ao ser atingido por uma misteriosa luz explosiva, antes de perder a consciência, ele é salvo por alguém que ele não consegue enxergar. Enfim, Kaito resolve fazer um filme com seus amigos e convida a aluna nova Ichika Takatsuki, para fazer parte. Entretanto, ele não sabe que na verdade, Ichika veio de outro planeta.

12 – Shoujo: Jibaku Shounen Hanako-kun

Favim

Esse Shoujo é baseado em uma lenda japonesa, em que uma menina assombra os banheiros dos colégios, além de ter o poder de realizar o desejo de uma pessoa. Em suma, nesse anime sobrenatural, Nene conjura o espírito da menina do banheiro, mas, acaba descobrindo que na verdade se trata de um menino. Dessa forma, ao longo da história, Nene acaba se tornando a assistente do espírito. O que possibilita que ela descubra um lado mais profundo dele. Ademais, o anime foi lançado em 2020 e contém 12 episódios.

13 – Fruits Basket

Um Pouco de Shoujo

Também com uma temática sobrenatural, o Shoujo Fruits Basket foi lançado em 2001 e contém 26 episódios. Em suma, o anime traz a história de Tooru, uma garota que vai morar com o avô após a morte de sua mãe. No entanto, como a casa precisa de reformas, ela acaba morando sozinha em uma barraca, próximo a um colega da escola e seu primo. Por fim, Tooru descobre que a família do seu colega é amaldiçoada, ou seja, quando abraçam alguém do sexo oposto, eles se transformam em um animal do horóscopo chinês.

14 – Blue Spring Ride | Ao Haru Ride

Pinterest

A bela Yoshioka Futaba causa inveja nas outras meninas e atrai a atenção de todos os garotos. Dessa forma, ao mudar de escola, ela decide se reinventar mudando completamente seu visual e comportamento. Mas, ela acaba reencontrando uma antiga paixão e descobre que ele também era apaixonado por ela. Por fim, eles começam um doce e romântico relacionamento, lançado em 2014, o Shoujo Blue Spring Ride é uma comédia romântica de12 episódios.

15 – Kamisama Hajimemashita

Café Mais Geek

Outro Shoujo com tema sobrenatural, foi lançado em 2012, sendo que suas 2 temporadas contam com 25 episódios. Em suma, Nanami Momozono é obrigada a morar na rua após seu inconsequente pai perder a casa devido ao seu vício em apostas. No entanto, um homem lhe oferece abrigo em sua casa, posteriormente, Nanami descobre que entidades sobrenaturais habitam na casa. Por fim, o anime traz a jornada de autodescobrimento de Nanami, além de poderes que ela jamais imaginou possuir.

16 –  Shoujo: Sakura Card Captors | Cardcaptor Sakura

Café Mais Geek

Um dos animes mais aclamados do mundo, o Shoujo Sakura Card Captors foi lançado em 1998, contendo ao todo 70 episódios. Em suma, a história é sobre uma menina de 10 anos que ao abrir um misterioso livro, 52 cartas mágicas são espalhadas por sua cidade. Dessa forma, sua vida muda completamente, já que agora ela terá que se transformar em uma jovem guerreira responsável por caçar as cartas liberadas. Enfim, o anime se tornou um grande fenômeno, e desde sua finalização, recebeu inúmeras outras adaptações.

17 – Wolf Girl and Black Prince | Ookami Shoujo to Kuro Ouji

Pinterest

Com uma história cheia de mentiras, chantagens e romance escolar, o Shoujo Wolf Girl and Black Prince, foi lançado em 2014 e possui 12 episódios. Em suma, Erika Shinohara, para ganhar o respeito dos colegas, mente que tem um namorado. Dessa forma, quando eles pedem uma foto, ela apresenta a foto de um garoto aleatório, mas popular. Enfim, Erika tenta persuadir o garoto da foto para que ele finja ser seu namorado, mas, ele acaba chantageando-a para fazer parte da mentira.

18 – Monthly Girls’ Nozaki-Kun | Gekkan Shoujo Nozaki-kun

ptAnime

Com 12 episódios, o Shoujo Monthly Girls’ Nozaki-Kun foi lançado em 2014. Em suma, o anime traz a história de Chiyo Sakura que está apaixonada por Umetarou Nozaki. No entanto, ao confessar seu amor por ele, recebe apenas um autógrafo dele, pois Chiyo não sabia que ele era na verdade um famoso escritor de mangás shoujo. Por fim, ela se torna assistente do escritor para tentar se aproximar de sua paixão, inclusive, os dois juntos vão criar um mangá baseado nas pessoas que eles conhecem.

19 – Orange

Multiversos

Nesse Shoujo de ficção científica, Naho Takamiya recebe uma carta dela mesma, mas do futuro, quando ela está com 26 anos. E nesta carta, ela revela arrependimentos de sua juventude, o que faz com que Naho comece a agir cautelosamente, pois teme cometer os mesmos erros que havia cometido anteriormente. Por fim, o Shoujo foi lançado em 2016 e contém 13 episódios.

20 – Shoujo: Shugo Chara!

Um Pouco de Shoujo

Com 3 temporadas e um total de 127 episódios, o Shoujo Shugo Chara de 2007, conta a história da estudante Amu Hinamori. Em suma, Amu possui a reputação de descolada, mas na verdade é muito tímida. Dessa forma, em uma noite, Amu faz um desejo, onde pede para ter a coragem de renascer no seu verdadeiro-eu. Então, na manhã seguinte, ela encontra três ovos, de onde vão sair seus guardiões: Ran, Miki e Su.

21 – Sabage-Bu!

Multiversos

O Shoujo Sabage-Bu é um anime com história de empoderamento feminino, lançado em 2014, acompanha a jornada de Momoka Sonokawa e sua entrada em um clube escolar. Em suma, ao se deparar com um pervertido em um trem, Momoka é salva por uma menina que carrega duas pistolas. Posteriormente, ela descobre que sua heroína faz parte de um controverso clube escolar, cujo objetivo é lutar contra injustiças e inimigos.

22 – Uta no Prince-sama

Um Pouco de Shoujo

Lançada em 2011, o Shoujo Uta no Prince-sama possui 4 temporadas, tendo 53 episódios no total. Em suma, esse divertido e apaixonante anime conta a história de uma jovem compositora chamada Nanami Haruka, que vai para uma escola que treina ídolos pop. Onde é colocada em um grupo com 6 garotos, o problema, é que de acordo com as regras da escola, ninguém pode namorar.

23 – Snow White with the Red Hair | Akagami no Shirayuki-hime

Pinterest

Inspirado nas fábulas de princesas, o Shoujo Snow White with the Red Hair de 2015, conta a história da branca de neve com cabelos vermelhos que se envolve com dois príncipes. Em suma, nesse romântico anime, a bela Shirayuki desperta a atenção do príncipe Raji, que ordena que ela seja sua amante. No entanto, ela corta seus cabelos vermelhos e foge, durante sua fuga acaba salvando a vida do príncipe Zen. Enfim, ao longo da história de 2 temporadas com 24 episódios, inimigos são formados e o verdadeiro caráter dos príncipes é revelado para a protagonista.

24 – Shoujo: Kiss Him, Not Me! | Watashi ga Motete Dousunda

ptAnime

Kae Serinuma é uma estudante do segundo ano do ensino médio, obcecada por mangás onde garotos se apaixonam por garotos, acaba entrando em depressão quando um querido personagem morre. Enfim, mesmo chamando a atenção dos garotos da escola, Kae preferiria acompanhar os garotos se apaixonando entre eles do que por ela. De 2016, esse Shoujo possui 12 episódios.

25 – My Love Story!!

Multiversos

De 2015, o aniem My Love Story contém 24 episódios e foge aos clássicos Shoujo, pois a história é focada nas emoções de um garoto chamado Takeo. Em suma, Takeo é alto e musculoso, o que acaba intimidando as garotas. Dessa forma, elas sempre acabam interessadas em seu amigo Makoto, que é gentil e bonito. No entanto, ele se apaixona por Rinko, mas acredita que, assim como as outras garotas, ela gosta é de seu amigo. Então, ele faz de tudo para juntar os dois.

26 – Yona of the Dawn

SGCafe

Com uma vida luxuosa, a princesa Yona se vê obrigada a fugir com seu guarda-costas real, Son Hak, após seu primo Su-won trair e matar seu pai. Durante sua fuga, ela descobre que seu reino é um local de pobreza e corrupção. Ademais, lançado em 2014, o Shoujo possui 24 episódios.

27- Vampire Knight

ptAnime

No famoso colégio Cross, existem duas turmas isoladas, a turma do dia, frequentada por humanos e a turma da noite, frequentada por vampiros. Em suma, o colégio tem como objetivo garantir a convivência pacífica entre as duas espécies, por isso, as regras devem ser cumpridas. Dessa forma, para garantir o cumprimento das regras e fiscalizar tudo, alguns alunos da turma do dia são escolhidos para serem os Guardiões do Colégio. Porém, Yuki Cross, uma das guardiãs, se vê cada vez mais atraída pelo vampiro Kaname Kuran, o que acaba gerando grande conflitos nesse Shoujo de terror e romance. Enfim, o anime foi lançado em 2008 e contém 26 episódios.

28 – Shoujo: Kaichō wa Maid-sama!

Pinterest

Misaki Ayuzawa é a primeira garota a se tornar presidente da associação de estudantes em uma escola que até então havia sido frequentada apenas por garotos. Além disso, Misaki é boa aluna e mestre em Aikido, onde usa suas habilidades para lidar com garotos mal comportados. Apesar de sua fama de menina que não gosta de meninos, Misaki trabalha secretamente em um maid café. No entanto, Takumi Usui, o garoto mais popular da escola descobre e ameaça destruir sua reputação. Ademais, o shoujo Kaichō wa Maid-sama foi lançado em 2010.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Mangá, o que é? História, principais características e tipos. 

Fontes: Garotas que curtem animes, Aficionados, Maiores e Melhores

Imagens: CBR, ptAnime, SGCafe, Pinterest, Favim, Um Pouco de Shoujo, Café Mais Geek, Multiversos

More in Fatos&Fatos.com