Série e seriado – Entenda de uma vez a diferença entre os dois

Em primeiro lugar, entender a diferença entre série e seriado envolve conhecer a definição e os exemplos de cada um. Nesse sentido, define-se série como um programa sequencial onde há um gancho com o próximo episódio a ser exibido. Ou seja, existe uma continuidade que a diferencia do seriado, como acontece com a série Como defender um assassino, por exemplo.

Por outro lado, o seriado é definido por narrativas que não são necessariamente sequenciais. Em outra palavra, a história pode ser concluída em apenas um episódio. Sendo assim, se trata de eventos que se resolvem rápido, mas ainda há a presença de um enredo principal orientando a temporada, apesar de não ser o foco principal.

Desse modo, pode-se citar programas conhecidos como CSI ou Criminal Minds, onde há um elenco principal, com o enredo criminal orientando os episódios. Contudo, cada capítulo apresenta um mistério ou desafio diferente, além de apresentar o aprofundamento do relacionamento dos personagens. No geral, não é preciso assistir desde o episódio piloto para entender o seriado.

Entendendo melhor o que é série e seriado

Teste "La Casa de Papel": descubra se você sabe quem disse o que na série -  Purebreak

Basicamente, as séries não podem ser conclusivas em cada episódio, de modo que a história seja estendida ao longo da temporada. A princípio, percebe-se isso por meio do desenvolvimento dos conflitos envolvendo os personagens. Como exemplo, pode-se citar a série Guerra dos Tronos, onde as várias frentes eram aprofundadas e resolvidas ao longo dos diversos episódios.

Ademais, como citado anteriormente, a principal diferente entre série e seriado são os ganchos, também conhecidos como cliffhanger. Desse modo, não basta somente que a história tenha continuidade, mas que a conclusão do episódio deixe o espectador esperando o próximo. Em resumo, essa é uma estratégia narrativa para manter a audiência ao longo da série.

Especial 10 anos de Breaking Bad | Os 10 personagens mais icônicos - Cinema  com Rapadura

Contudo, pode acontecer de cada temporada ser diferente entre si. Sendo assim, uma nova história pode começar a partir de uma sequencial temporada, mas ainda há conexão entre elas. Comumente, isso acontece pela presença de personagens que estiveram na primeira parte, porém há outras configurações.

Nesse contexto, pode-se citar a série Elite, onde cada temporada apresentava um enredo específico, com novos e velhos personagens entrando e saindo da narrativa. Apesar de ser uma história diferente, a presença do elenco faz com que tenha um gancho entre temporadas.

Ventilador The Simpsons GIF - Ventilador TheSimpsons Hot - Discover & Share  GIFs | Funny videos, Desenho divertido, Simpsons engraçado

Por outro lado, seriados como Modern Family ou até mesmo Os Simpsons não apresentam essa configuração. Ou seja, cada episódio é uma história com começo, meio e fim, apesar dos personagens e o local da narrativa ser o mesmo. Apesar disso, pode-se perceber um amadurecimento e mudança dos personagens envolvidos.

No geral, os conflitos tendem a ser resolvido dentro dos episódios, mas também podem se estender por uma temporada, como fio condutor da história. Entretanto, é comum que haja sim uma trama central, mas ela não orienta toda o enredo, de modo que se resolva naturalmente ao longo dos episódios.

E onde entra o sitcom?

f.r.i.e.n.d.s friends gif | WiffleGif

Em resumo, o termo sitcom é uma abreviação da expressão situation comedy, ou seja, comédia de situação. Nesse sentido, pode-se citar programas como Friends, que acompanha pessoas comuns em situações diversas. Comumente, os sitcoms são classificados como seriados porque as características envolvem que cada capítulo tenha uma história específica.

Além disso, outra característica importante dos sitcoms que os diferenciam da série e seriado é a forma com que são gravados. No geral, esse tipo de programa é gravado na presença de uma plateia, em um formato de auditório. Sendo assim, é possível ouvir as risadas no fundo das cenas cômicas.

Porém, há sitcoms onde as risadas são inseridas por meio de efeitos especiais. Por outro lado, os sitcoms também apresentam uma duração reduzida, com cerca de 30 minutos na grade das emissoras. Em contrapartida, as séries e seriados tendem a ser mais longos, ou até mais curtos, dependendo do programa e do formato.

Por fim, como exemplo de sitcom pode-se citar Friends, Um Maluco no Pedaço, The Big Bang Theory e outros seriados famosos com essas características em comum. Ademais, os sitcoms tendem a ter diversas temporadas por causa da duração e formato simples.

E aí, aprendeu a diferença entre série e seriado? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Midiorama | Tommo | Minha série favorita | Modomeu

Imagens: Pexels | Vix

More in Fatos&Fatos.com