fbpx

Seinen, o que é? História + Top 10 melhores animes do gênero

Seinen, cujo significado é jovem, são animes ou mangás destinados para o público masculino adulto, principalmente entre 20 e 50 anos. Enquanto que, Shounen são animes ou mangás, cujas histórias são destinadas ao público masculino infantil, entre 12 e 18 anos. Em suma, Seinen costuma trazer histórias que abordam temas complexos e dilema da vida real adulta. Além disso, contem conteúdo erótico, maduro e cruel com cenas de violência física e psicológica.

Ademais, seinen não se trata de um gênero de anime, mas sim, uma classificação indicativa que sinaliza para qual faixa etária o anime é destinado. Mas, vale lembrar que o conceito e critério que define a maturidade no Japão não são o mesmo para outros países ocidentais.

Por isso, é comum um determinado anime ser classificado como shonen e ao ser lançado no ocidente, mude para seinen. Normalmente, o seinen possui histórias de ação, ficção científica, esportes, comédias, terror, entre outros. No entanto, com personagens mais complexos, geralmente são estudantes universitários ou homens de negócios.

Por fim, os animes ou mangás seinen foram desenvolvidos por volta da década de 70 a partir do gekigá, um movimento que surgiu em 1950. Cujas histórias envolviam críticas sociais e conteúdos mais realistas. Mas, com a dissolução do grupo de artista e com a perda da revista Garo, o geriká se dissolveu em 1970, dando início ao seinen.

Uma característica do mangá seinen é que eles costumam ser escritos em kanji (caracteres da língua japonesa) de nível universitário e não possuem fugirana (forma de escrita japonesa). Por isso, é destinado ao público mais maduro.

Os melhores seinen

1 – Death Note

Blog da Esthela

O seinen Death Note é uma série de mangá escrita por Ohba e ilustrada por Takeshi Obata, com um total de 12 volumes lançados entre 2003 e 2006. Em suma, a história gira em torno do conflito intelectual entre L e Kira (Light Yagami), sendo que o diferencial da história é a ausência de um herói predominante durante a série. Além disso, temos o Death Note, um caderno sobrenatural que tem o poder de matar qualquer pessoa que tiver seu nome escrito nele. O que faz do caderno uma das armas mais mortíferas da história da humanidade. Enfim, Death Note é considerado como um dos animes mais aclamados do mundo, e está disponível na Netflix.

2 – INITIAL D

Anime Books

Com muita ação, esporte e carros, o anime seinen INITIAL D mostra a história de Takumi Fujiwara. Em suma, Takumi é um garoto de 18 anos que trabalha na loja do pai, entregando Tofu. Por isso, toda manhã precisa atravessar a montanha para levar tofu para um hotel. E ele faz isso usando o Toyota Corolla Sprinter Trueno GT-APEX (Ae-86) de seu pai. No entanto, Takumi possui excelentes habilidades de piloto, já que faz esse trabalho desde seus 13 anos. Enfim, o foco do anime é mostrar as corridas de carro nas montanhas, que são alucinantes e de perder o fôlego. Por isso, é considerado como um dos melhores animes de esportes, que possui uma legião de fãs pelo mundo todo.

3 – Seinen: Elfen Lied

Fandom

No seinen Elfen Lied, seres humanos mutantes com poderes, chamados Diclonius, se tornam uma grande ameaça à humanidade, o que faz com que sejam presos em um laboratório pelo governo. Mas, uma jovem psicótica Diclonius chamada Lucy consegue escapar matando brutalmente a maioria dos guardas do laboratório. Enfim, Lucy vai parar em uma praia, onde dois adolescentes a ajudam, pensando que ela é apenas uma garota boazinha, o que está longe de ser verdade. Portanto, para quem gosta de seinen com muita ação, horror, sobrenatural, drama que mexem com o psicológico, Elfen Lied é uma boa escolha.

4 – Berserk

Legião dos Heróis

Um dos principais seinen, Berserk traz a história de um ex-mercenário chamado Guts, que amaldiçoado viaja por um mundo sombrio em busca de vingança. Dessa forma, ao longo da história, o guerreiro precisa lutar contra demônios conhecidos como Apóstolos. Enfim, o anime contém bastante violência gráfica e conteúdos sexuais explícitos. Além de temas pesados como traição, julgamento moral, isolamento, entre outros.

5 – Gantz

Bloqueio Nerd

O seinem Gantz trata-se de um anime de ação, terror e ficção científica. Em suma, a história fala sobre um jovem de 15 anos, chamado Kei Kurono e de seu amigo, que juntos morrem atropelados por um metrô enquanto tentavam salvar um mendigo. Então, ambos se veem diante de Gantz, uma esfera negra que comanda um jogo macabro e violento, que Kei e o amigo terão que participar exterminando alienígenas.

6 – Seinen: Bungou Stray Dogs

Legião de Heróis

É um seinen que conta a história de alguns indivíduos da Agência de Detetives Armados, organização responsável por solucionar casos que a polícia não consegue resolver. No entanto, esses indivíduos possuem poderes sobrenaturais, o que deixa o anime bem intrigante, além de uma bela trilha sonora. Enfim, os personagens são carismáticos e fazem referências a alguns poetas e escritores que existiram no Japão.

7 – Drifters

Anime Books

O comandante Shimazu Toyohisa consegue matar o general Li Naomasa, sendo ferido no processo, ao caminhar ferido e exausto é transportado para um corredor branco cheio de portas. No entanto, ele não está só, no final do corredor há um homem de óculos que o faz teletransportar para outro lugar, onde dois guerreiros o esperam para começar sua jornada. Enfim, o anime seinen Drifters chama a atenção pelo design incrível e personagens históricos reais de diversos países, considerado como um dos melhores de 2016.

8 – Sengoku Basara

Bloqueio Nerd

Sengoku Basara é um anime seinen que conta a história real do Japão de maneira histórica. Em suma, durante o sangrento período dos Estados Beligerantes, conhecido como período Sengoku, onde muitos generais lutavam pelo poder. Assim como o temível Senhor do Escuro Oda Nobunaga. Desse modo, dois jovens guerreiros de diferentes regiões rivais começam a formar uma improvável aliança com outros generais para derrubar o Rei Demônio.

9 – Darker than Black

Amino Apps

Nesse seinen conta a história do surgimento de um misterioso Hell´s Gate, um portão do inferno, sobre a cidade de Tóquio e os eventos que são desencadeados por isso. Dessa forma, em meio ao caos, o céu é substituído por estrelas falsas que representam pessoas desprovidas de sentimentos, que ganharam poderes especiais chamados Contratantes. Ademais, esses Contratantes são usados em missões violentas pelas nações. No entanto, cada vez que um Contratante usa seu poder, ele precisa cumprir uma penalidade, que vai desde tomar uma cerveja no bar, até as coisas mais perturbadoras.

10 – Seinen: Samurai Champloo

Bloqueio Nerd

Finalizando nossa lista com alguns dos melhores animes seinen, temos Samurai Champloo, que é uma mistura de lo-fi hip-hop com a história de tradicionais samurais do Período Edo. Mas, o que torna o anime interessante é a perfeita mistura de elementos contemporâneos e características típicas da época. Em suma, a história gira em torno de Fuu, uma jovem de 15 anos que busca pelo ‘samurai que cheira a girassóis’ e, para isso, recebe a ajuda de outros dois samurais. Enfim, com combates sanguinários e tragédias que mostram que a vida nem sempre tem finais felizes, esse empolgante anime seinen está disponível na Netflix.

Se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Tipos de animes – Quais são os gêneros mais populares e assistidos. 

Fontes: Aficionados, Garotas que curtem Animes, Cúpula Trovão

Imagens: Amino Apps, Blog Esthela, Anime Books, Fandom, Legião dos Heróis, Bloqueio Nerd

More in Fatos&Fatos.com