fbpx

Riso – Principais benefícios que o hábito traz para a saúde

O riso é o resultado mais comum a situações de graça, humor ou diversão. Diferente do sorriso, que geralmente envolve apenas mover a boca ou mostrar levemente os dentes, rir é uma reação de mais exagero, acompanhada de sons e gargalhadas.

Além de revelar uma reação de bom humor a diferentes situações, também traz uma série de benefícios à saúde. Quando é compartilhado em grupo, por exemplo, pode ajudar a criar laços e promover a intimidade. Já na saúde, a ajuda a evitar o estresse, promove a saúde e oferece energia para o corpo.

Por tantos efeitos positivos, o riso tem seu próprio dia de celebração no calendário: 18 de janeiro.

Benefícios do riso

Riso - os principais benefícios que o hábito traz para a saúde
Unsplash

O riso ajuda a promover emoções positivas e reduzir sensações de tensão e estresse. Enquanto rimos, o corpo libera doses de serotonina e endorfina, que ajudam a promover prazer, alegria e bem-estar. Dessa maneira, é possível combater sintomas e riscos de condições como ansiedade, estresse e depressão.

Além disso, a liberação das substâncias no corpo também ajuda a promover o relaxamento dos músculos.

Uma sequência de gargalhadas também ajuda a garantir a saúde do coração. Isso porque o riso aumenta o fluxo sanguíneo no corpo, ajudando no controle da pressão arterial. Ao mesmo tempo, os efeitos também incluem redução do risco de ataques cardíacos e problemas cardiovasculares.

Morfologia do riso e sorriso

Riso - os principais benefícios que o hábito traz para a saúde
Unsplash

Para o dicionário, existe uma diferença entre rir e sorrir. Enquanto o sorriso consiste numa ligeira contração muscular da boca e dos olhos, o riso envolve emitir som característico.

No entanto, existem semelhanças de uso e morfologia entre as duas palavras. Isso porque os dois verbos permitem o uso de pronome expletivo. Sendo assim, é correto dizer que “ela se sorriu para o grupo” ou “ele se riu do filme”, por exemplo.

Curiosidades

Riso - os principais benefícios que o hábito traz para a saúde
Unsplash
  • Os risos mais exagerados produzem sons que duram cerca de 1/16 segundos e são repetidos a cada 1/15 de segundo. Nesse momento, o ar sai dos pulmões a mais de 100 km/h.
  • Em média, um adulto ri até 20 vezes por dia, enquanto uma criança pode rir até 200 vezes!
  • De acordo com o escritor húngaro Arthur Kostler, o riso não possui utilidade biológica e, por isso, é um reflexo de luxo.
  • O estudo do riso, chamado de gelotologia, defende que essa é a forma mais antiga de comunicação do mundo.
  • A risada tem origem em áreas do cérebro responsável por emoções como medo e alegria, o que explica por que ele escapa do controle consciente.

Fontes: Brasil Escola, HCOR, Gran Cursos Online

Imagens: Unsplash

More in Fatos&Fatos.com