fbpx

Remédio caseiro para dor muscular – Quais são e como tomar

Em primeiro lugar, o remédio caseiro para dor muscular surge como uma alternativa aos tratamentos tradicionais. Nesse sentido, deve ser interpretado como um paliativo, um complemento aos medicamentos. Desse modo, evita-se a sobrecarga do organismo com métodos diversos e também o agravamento da dor.

No geral, os remédios caseiros são instrumentos práticos para aqueles que querem fugir de medicamentos mais pesados. Porém, é importante consultar um profissional na área diante das dores recorrentes. Sobretudo, esse cuidado permite a identificação prévia de problemas de saúde e a indicação de um tratamento assertivo.

Comumente, alguns médicos indicam os remédios caseiros para dor muscular como complemento aos remédios e terapias ocupacionais. Portanto, conhecer algumas dessas técnicas pode facilitar na introdução dentro da rotina e no alívio dos incômodos. Por fim, conheça alguns a seguir.

Quais são os remédios caseiros para dor muscular?

Geralmente, os remédios caseiros para dor muscular consistem em chás naturais, compressas com diferentes substâncias e descanso estendido. Além disso, alguns alimentos ajudam no processo de recuperação.

1) Tome chás naturais

Remédio caseiro para dor muscular - quais são e como tomar?
Fonte: Pixabay

A princípio, os chás naturais são remédios caseiros para dor muscular porque as ervas apresentam propriedades medicinais em suas estruturas. Desse modo, recomenda-se o consumo de chá de arnica, de folha de louro e de gengibre. Ademais, chá de sálvia, alecrim, carqueja e camomila também contribuem no tratamento por causa do efeito calmante.

Por outro lado, há quem recomende ervas como valeriana, salgueiro-branco e até canela. Basicamente, basta fazer a infusão dessas ervas secas em água fervente, esperar esfriar e consumir logo em seguida. Além disso, a principal dica é não tomar com adoçante ou açúcar, de modo a aproveitar ao máximo as propriedades medicinais.

2) Aplique o gelo como um remédio caseiro para dor muscular

Remédio caseiro para dor muscular - quais são e como tomar?
Fonte: Pixabay

Antes de mais nada, o gelo tem um efeito analgésico, reduzindo o inchaço e alongando os músculos. Porém, o gelo deve ser aplicado por meio de uma compressa para evitar queimaduras na pele. Sendo assim, recomenda-se uma aplicação de 15 a 20 minutos diariamente.

3) Alterne entre frio e calor

Remédio caseiro para dor muscular - quais são e como tomar?
Fonte: Pixabay

Em resumo, é indicado que nas primeiras 48 horas após o início da dor muscular haja a alternância entre frio e calor. Desse modo, recomenda-se aplicar a compressa de gelo durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Ademais, deve-se usar uma compressa quente também.

4) Aplique compressas de sal quente como remédio caseiro para dor muscular

Remédio caseiro para dor muscular - quais são e como tomar?
Fonte: Pexels

Basicamente, o sal estimula a circulação, acelerando o processo de recuperação muscular e aliviando a dor. Portanto, basta aquecer o sal em uma frigideira por cerca de quatro minutos e colocar dentro de uma meia limpa. Mais ainda, uma meia de tecido grosso é o mais recomendado, porque fica mole e facilita o manuseio.

Logo em seguida, aplique a compressa sobre o músculo dolorido. Ademais, deixe atuar por 30 minutos e repita o processo duas vezes no dia.

5) Faça massagens com óleos essenciais

Remédio caseiro para dor muscular - quais são e como tomar?
Fonte: Pexels

Em primeiro lugar, os óleos essenciais apresentam propriedades medicinais como as ervas dos chás naturais. Nesse sentido, recomenda-se massagem com óleo de alecrim e hortelã-pimenta para estimular a circulação. Desse modo, pode-se obter um bom resultado desse remédio caseiro para dor muscular.

Além disso, o óleo essencial de Erva-de-São-joão também é um aliado, porque tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. No geral, recomenda-se entre cinco e quinze gotas de cada óleo para massagem local.

6) Alongar e descansar também é um remédio caseiro para dor muscular

Remédio caseiro para dor muscular - quais são e como tomar?
Fonte: Pixabay

Sobretudo, deixar a região repousar e descansar é o mais recomendado quando se trata de dor muscular. Eventualmente, quando o inchaço diminuir e o incômodo reduzir é importante alongar levemente a zona afetada para evitar a rigidez progressiva. Desse modo, estimula-se a circulação e recuperação muscular.

7) Aplique arnica na pele

Remédio caseiro para dor muscular - quais são e como tomar?
Fonte: Pixabay

Basicamente, a arnica é uma planta que ajuda no controle de inchaços, contusões e inflamações. Além disso, diminui hematomas e machucados por causa das propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Nesse sentido, pode ser aplicada em creme, óleo e compressas variadas.

8) Consuma açafrão

Fotografia de duas colheres com açafrão para ilustração do item
Fonte: Açafrão

Primeiramente, o açafrão é uma planta medicinal que atenua a dor por causa de suas propriedades naturais. Desse modo, recomenda-se o consumo de 300mg de açafrão duas vezes ao dia. No geral, pode-se adicionar essa planta na comida ou consumi-la com água.

9) Aplique uma compressa de vinagre

Fotografia de água fervendo num bule para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Em resumo, vinagre ajuda a retirar o excesso de ácido lático formando na região onde há dor muscular, sendo um remédio caseiro indicado após os exercícios físicos. Sendo assim, basta aplicar duas colheres de vinagre em um pano úmido com água morna. Logo em seguida, aplica-se na região dolorida.

10) Tome banho com sais especiais

Fotografia de um banho especial de banheira para ilustração do item
Fonte: Pexels

Por fim, o banho com sais especiais também é recomendado como remédio caseiro para a dor muscular. Sobretudo, existem alguns sais de banho que auxiliam na circulação, assim como no alívio da dor por terem efeitos relaxantes. No geral, recomenda-se os sais de Epsom, porque ainda ajudam na regulação dos níveis de magnésio do organismo.

E aí, aprendeu sobre os remédios caseiros para dor muscular? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Tua Saúde | eCycle | Sportlux

Imagens: Pexels | Pixabay | Sua Corrida

More in Fatos&Fatos.com