Raphael Vicente, o reizinho do TikTok, conta o segredo das narrativas impecáveis

Raphael Vicente! O dono de narrativas incríveis e vídeos curtos que entregam os melhores plots twists da internet conversou com a gente sobre sua trajetória e ainda nos contou o segredo de uma boa publicidade criativa!

Rapha é um influenciador preto, morador do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que grava vídeos bem-humorados com a família, inspirados em situações vividas no dia a dia. Ele se define como um menino sonhador e muito persistente que vem lutando a mais de sete anos para conquistar seus objetivos.

O criador começou a produzir conteúdo em 2014. A ideia do primeiro vídeo surgiu durante o tédio do fim das férias escolares. O garoto decidiu falar de maneira sarcástica sobre a animação que sentia com a volta às aulas. O vídeo repercutiu bastante na comunidade onde vive e as pessoas começaram a apoiá-lo para que continuasse produzindo.

Comecei no Vine, depois fui para o Youtube, depois virei fotógrafo, depois comecei a me interessar pela dança, criei meu grupo e no ano passado conheci o TikTok, que foi a rede social que abriu as portas pras pessoas conhecerem meu trabalho, e permitiu que o primeiro vídeo meu viralizasse.

O influenciador viu o engajamento aumentar a partir de repostagens dos conteúdos  em grandes portais, como Hugo Gloss. Os compartilhamentos provocaram uma explosão no número de seguidores. Foi neste momento que percebeu que estava viralizando.

Vídeos curtos e a importância da construção da narrativa

Raphael acredita que os vídeos curtos ficaram muito em alta depois do surgimento do TikTok, plataforma de maior crescimento no ano passado. Como a rede tinha uma limitação de 1 minuto para as postagens, isso acabou virando moda.

Sua página principal, a For You, é uma página que você assiste vídeos de pessoas que você não segue e isso engaja muito fácil.

Apesar de, assim como muitos de nós, já ter desejado virar Youtuber, Rapha acredita que vídeos de longa duração bombavam quando a rede que estava em ascensão.

O criador nos contou que para construir suas narrativas se inspira muito em situações que acontecem em casa. Muitas das ideias surgem em conversas despretensiosas com a família. Mas também busca referências cinematográficas, sejam ângulos de câmera ou falas que vê em filmes e acha boas para os vídeos.

E como fazer uma publi super criativa?

Para fazer conteúdos publicitários, busca não fazer aquilo a que não gosta de assistir. Para ele, o segredo é “Não fazer a publi”, ou seja, criar para o produto uma narrativa similar a de um vídeo comum do feed, sabendo o tipo de material que os seguidores gostam de consumir e os prendendo até o fim, sem que fiquem pensando que é um conteúdo pago.

Nós criadores sabemos que as publis são mais difíceis de o pessoal engajar, àss vezes quando leem PUBLI passam direto, então, precisa ser uma coisa diferente pra prender o público.

O influenciador tenta dar prioridade a história que vai ser contada, e insere a publicidade de maneira orgânica, ajudando na criação da narrativa. Seja publi ou não, a gente ama ver a família do Rapha se jogando na atuação e nos divertindo! ARRASAM DEMAIS!

More in Fatos&Fatos.com