Rafael Costa e Silva – Biografia e carreira do chef jurado de Mestre do Sabor

Se você assistiu a segunda temporada do ‘Mestre do Sabor’ – reality show gastronômico da Rede Globo –, certamente lembra do chef Rafael Costa e Silva. Ele entrou no programa para dar continuidade ao trabalho do Mestre José Avillez que, devido à pandemia, decidiu voltar a Portugal.

Rafael Costa e Silva, nascido em 1979, veio de uma família de advogados e sempre quis ter um restaurante, apesar de sua experiência não ir além dos churrascos aos finais de semana. Desse modo, ele cursou Administração de Empresas no intuito de, um dia, abrir o seu próprio restaurante e comandar a gerência do negócio, além do forno e do fogão.

Posteriormente, aos 22 anos, Rafael deixou o Brasil para estudar no Culinary Institute of America, de Nova York, e, em seguida, passou 10 anos em San Sebastián, na Espanha. Foi lá que ele se destacou na cozinha do renomado Mugaritz.

Além disso, sua esposa, Malena Cardiel, trabalhou no mesmo restaurante espanhol e se tornou sócia em seu atual restaurante, chamado Lasai, no Rio de Janeiro.

Dono e chef do Lasai – um dos melhores restaurantes do mundo

Fonte: Gshow

Rafael Costa e Silva, juntamente com sua esposa Malena, escolheu uma casa antiga na Rua Conde de Irajá, em Botafogo, para estabelecer o Lasai. O imóvel, tombado pelo patrimônio histórico, passou um ano e meio em reforma até ser inaugurado, em 2014.

Ademais, seu trabalho no restaurante já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Desse modo, no local, são servidos menu-degustação feitos por uma equipe de 13 cozinheiros. Todavia, o restaurante não atrai somente os cariocas, mas inúmeros estrangeiros visitam o lugar, principalmente devido à sua fama e aos prêmios internacionais.

Uma outra curiosidade sobre o Lasai são as duas hortas próprias que fornecem alimentos frescos para a cozinha do restaurante. Ambas somam mais de 11.000 metros quadrados, sendo uma localizada em Itanhangá e, a outra, no Vale das Videiras, na Serra Fluminense.

Participação de Rafael Costa e Silva no Mestre do Sabor

Rafael Costa e Silva – conheça o famoso chef e jurado do Mestre do Sabor
Fonte: Gshow

O Chef Rafael Costa e Silva é considerado um dos maiores chefs de sua geração e famoso por sua alta gastronomia, utilizando ingredientes orgânicos e frescos. Como já mencionamos acima, ele foi convidado pelo jurado e chef português José Avillez, que teve que retornar ao seu país de origem por conta da pandemia.

Como resultado, ele passou a integrar o time de jurados da segunda temporada de Mestre do Sabor, em 2020. Desde então, passou a fazer parte do elenco fixo do programa, ao lado de Claude Troisgos, Batista, Kátia Barbosa e Leo Paixão.

No reality, um grupo de chefs experientes precisa mostrar todo o talento ao elaborar diferentes pratos, valorizando a gastronomia nacional. Com efeito, os competidores são avaliados pelos renomados jurados que acabamos e citar.

Para conquistar uma das 24 vagas em Mestre do Sabor, os candidatos precisam preparar um prato que consideram a sua melhor receita na cozinha. Por fim, os três Mestres do Sabor, Rafael, Kátia e Leo, provam e julgam os pratos, mas sem saber quem os elaborou.

Se você gostou deste artigo, leia a seguir: Chef Gabriel Coelho – História do primeiro ganhador do Mestre do Sabor.

Fontes: Veja, Casa do Saber, Gaúcha ZH, Folha de S. Paulo

Fotos: Gshow/Reprodução

More in Fatos&Fatos.com