Quem é o dono da Record TV? História da emissora brasileira

Se você costuma assistir televisão, certamente sabe quem é o dono da Record. Para esclarecer, a Record TV é parte do conglomerado de comunicação Grupo Record, que tem como dono o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Desse modo, a emissora foi fundada em 1953 pelo dirigente esportivo Paulo Machado de Carvalho. Por conseguinte, em 1973, metade do seu capital foi vendido a Sílvio Santos (hoje dono do SBT). Todavia, em 1989 a Record TV foi novamente vendida ao seu atual proprietário.

Diversos artistas brasileiros reconhecidos, como Elis Regina, Jair Rodrigues e Roberto Carlos passaram pela emissora após a sua inauguração. Inclusive, muitos outros cantores foram revelados em programas musicais como o Festival da Música Popular Brasileira. Ademais, a maioria desses artistas também ganhavam espaço nas emissoras de rádio que pertenciam à família Machado de Carvalho.

Origem da Rede Record

Quem é o dono da Record TV? História da emissora brasileira
Fonte: Estadão

Como lido no início, sua origem remonta a década de 1950, quando o empresário e comunicador Paulo Machado de Carvalho obteve autorização para operar, no canal 7 de São Paulo, uma nova rede de TV.

Proprietário de um conglomerado de estações de rádio, aproveitou o nome de sua então “Rádio Sociedade Record” para batizar a futura emissora. Assim, ele adquiriu equipamentos importados dos Estados Unidos e montou um estúdio no bairro paulistano de Moema. Então, às 20h53 do dia 27 de setembro de 1953, a “TV Record” entrou no ar.

A transmissão do discurso de inauguração foi seguida pela apresentação de um espetáculo musical com artistas consagrados na época, como Dorival Caymmi e Adoniran Barbosa. Aliás, seria esse gênero de programa que consagraria a emissora nos anos seguintes.

Outro momento marcante da Record TV foi a primeira transmissão externa ao vivo da partida de futebol onde disputavam Santos e Palmeiras, em 1955. No ano seguinte, a emissora começava a se consolidar como um empreendimento lucrativo, tendo os ganhos com publicidade ultrapassando a receita das emissoras de rádio pela primeira vez.

Incêndios na Record TV

Fonte: Estadão

Nos anos 1960 a Record TV chegou a ser a emissora de maior audiência da televisão brasileira, até ter boa parte de sua estrutura destruída após uma série de incêndios em seus estúdios. Com efeito, a audiência caiu e os artistas migraram para a TV Globo. Por este motivo, a família Machado de Carvalho vendeu 50% das ações para Sílvio Santos.

Desse modo, a emissora só voltou a se recuperar no fim da década de 1970 e início da de 1980, quando houve um ‘boom’ nos programas de auditório como o de Raul Gil e Fausto Silva (Faustão). No entanto, apesar da retomada da audiência, a situação financeira da emissora não foi resolvida, o que culminou na sua venda para Edir Macedo, por cerca de 45 milhões de reais.

Nesse período, o dono da Record – Edir Macedo contratou artistas de outras emissoras para compor o elenco do canal, como Ana Maria Braga, Ratinho e Sonia Abrão. Por outro lado, houve investimentos também no telejornalismo com a estreia do ”Cidade Alerta” com o apresentador Marcelo Rezende e o ‘Jornal da Record’ comandado por Boris Casoy. Ademais, foram lançados o “Fala Brasil” e o “Repórter Record”.

Retomada da audiência

Fonte: R7

Os anos 2000 marcaram a volta do canal na disputa pelos primeiros lugares no ranking da TV aberta nacional. Então, com o slogan “A Caminho da Liderança”, a Record TV passou a investir em uma programação diversificada e uma teledramaturgia de sucesso.

Como resultado, a emissora triunfou com as telenovelas A Escrava Isaura, Prova de Amor, Vidas Opostas, Os Mutantes. O sucesso se repetiu nas exibições de Vidas em Jogo, Poder Paralelo, Bicho do Mato e das releituras bíblicas como Rei Davi e José do Egito.

Programas como Hoje em Dia e o Melhor do Brasil também se destacaram neste período. O Melhor do Brasil era apresentado por Márcio Garcia, que posteriormente foi substituído por Rodrigo Faro. Assim, Faro agitava as tardes de domingo com a atração ‘Dança Gatinho’ no quadro Vai dar Namoro.

Atualmente, segundo o Kantar Ibope, a Record TV concorre com o SBT pelo segundo lugar na audiência televisiva.

Grade de programação da Record TV

Fonte: R7

Hoje, a grade de programação da emissora conta com telejornais, reality shows, programas de auditório e de conteúdo religioso. Além disso, a programação regional das emissoras afiliadas também exibe versões regionais dos jornais Balanço Geral e do Cidade Alerta.

Com relação à teledramaturgias, a emissora se destaca com novelas de sucesso inspiradas na Bíblia, como Gênesis (2021), A Terra Prometida (2016) e os Dez Mandamentos (2016). Aliás, esta última aumentou a audiência da emissora em 83% e chegou a ultrapassar à concorrente Globo em alguns episódios.

A Record TV também se destaca com reality shows como A Fazenda (que é um programa semelhante ao Big Brother Brasil, da Rede Globo) e Power Couple. Além disso, filmes, séries e desenhos animados também são transmitidos na programação.

Por conseguinte, os programas de auditório e variedade já contaram e contam com grandes personalidades. Entre elas estão: Fábio Porchat, Marcos Mion, Rodrigo Faro, Gugu Liberato (que trabalhou mais de 20 anos no SBT e faleceu em 2019) e Xuxa Meneghel. Atualmente, os principais programas dessa categoria são Hoje em Dia, Hora do Faro, A Noite é Nossa e Canta Comigo (Talent Show).

Programação religiosa

Por fim, há horários dedicados a programas religiosos como o Fala Que Eu Te Escuto e Programação Universal. Além disso, são transmitidos Santo Culto e Programa do Templo aos fins de semana (domingo, das 6h às 8h da manhã). Dessa forma, a IURD paga à emissora pela transmissão de seus programas, prática conhecida como arrendamento e também presente em outras emissoras como a Band.

Nova roupagem

Quem é o dono da Record TV? História da emissora brasileira
Fonte: R7

No final de 2016, a emissora lançou uma nova identidade visual, criando um novo logo e alterou seu nome para “Record TV”.

Vale ressaltar que seu sinal é transmitido para mais de 150 países, e como lido acima, a emissora disputa pela sua consolidação na vice-liderança com o SBT, além de ser a mais antiga e uma das mais importantes redes de televisão do país.

Se curtiu saber quem é o dono da Record neste artigo, leia a seguir: Silvio Santos, idade, história de vida e curiosidades sobre Sílvio Santos

Fontes: Wikipédia, Observatório da Imprensa

Fotos: Estadão, R7, Observador – dono da Record

More in Fatos&Fatos.com