Quantas semanas tem um ano e por que nem sempre é igual?

Você provavelmente cresceu ouvindo que um ano possui 365 dias, exceto quando ele é um ano bissexto — que nesse caso possuiria 366 dias. Entretanto, nós pouco discutimos quantas semanas possuem um ano. E aí vem uma curiosidade: apesar da diferença de dias entre um ano bissexto ou não, ambos os anos normalmente possuem o mesmo número de semanas.

Um ano-calendário de 365 dias tem aproximadamente 52,143 semanas, ou seja, 52 semanas e 1 (um) dia para os anos comuns e os anos bissextos (com 366 dias) têm 52 semanas e 2 dias. Então, vamos descobrir um pouco mais sobre as particularidades do nosso calendário nos próximos parágrafos. Preste atenção!

Divisão do ano

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Tendo em conta que uma semana tem 7 dias, não é complicado descobrir quantas semanas tem um ano. Por isso, basta dividir o número total de dias por 7 e nós obteremos a resposta. O problema, entretanto, é que a resposta seria 52,14 semanas para um ano comum e 52,28 semanas para um ano bissexto.

Porém, como você deve imaginar, nós não enumeramos as semanas de um ano de maneira fracionada. Dessa forma, essas pequenas sobras de dia não aparecem no calendário frequentemente. É por esse motivo que a grande maioria dos anos aparece tendo apenas 52 semanas, embora a 53ª semana possa aparecer marcada principalmente durante os anos bissextos.

Se quiséssemos dividir o tempo de um ano de maneira bem específica, o resultado seria esse:

  • 1 (um) ano = 12 meses
  • 1 (um) ano = 52 semanas
  • 1 (um) ano = 52 fins de semana
  • 1 (um) ano = 365 dias
  • 1 (um) ano = 8.760 horas
  • 1 (um) ano = 525.600 minutos
  • 1 (um) ano = 31.536.000 segundos

Contagem no número de semanas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Uma curiosidade sobre os anos comuns é que eles sempre terminam no mesmo dia da semana. Por exemplo, o dia 1º de janeiro de 2022 começou em um sábado e o mesmo dia valerá para quando 31 de dezembro de 2022 chegar. A forma como as semanas são contabilizadas foi definida pela Organização Internacional de Normalização através do padrão ISO-8601. Dessa forma, as seguintes normas foram estipuladas:

  • A segunda-feira é considerada o primeiro dia da semana;
  • As semanas de um ano são numeradas de 01 a 52 (por vezes 53);
  • A semana que é compartilhada por dois anos é contabilizada no ano em que aparece com o maior número de dias.

Sendo assim, a primeira semana de um ano será sempre aquela que contém o dia 4 de janeiro ou então a primeira quinta-feira desse mês. Caso o contrário, ela continuará sendo contabilizada como uma semana pertencente ao ano anterior. Se um ano comum começar exatamente na quinta-feira (ou em uma quarta-feira em ano bissexto), então nesse ano irão ser contabilizadas exatamente 53 semanas.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.