fbpx

Quantas pessoas já viveram na Terra – Pesquisador faz cálculo estimado

O homo sapiens surgiu há cerca de 350 mil anos na África, mas só adquiriu o comportamento moderno por volta de 50 mil anos atrás. Com dezenas de milhares de anos de história, então, quantas pessoas já viveram na Terra?

Pensando nisso, o Population Reference Bureau (PRB) fez cálculos estimados para tentar chegar a um consenso. A instituição trabalha com análises de dados demográficos e analisou números desde o surgimento da espécie para chegar ao número de mais de 108 bilhões de pessoas.

Segundo um dos pesquisadores da organização, Carl Haub, o cálculo Gesstimating foi utilizado. Isso significa que a estimativa é realizada com base em algumas informações incompletas, pois precisa supor tamanhos de populações e taxas de natalidade desde o início da humanidade, por exemplo.

Método de pesquisa

Quantas pessoas já viveram na Terra - pesquisador faz cálculo estimado
Metro Cosm

O PRB começou a tentar definir quantas pessoas já viveram na Terra em meados de 1995. Desde então, atualizou dados em 2002, 2011 e 2019, apesar de não contar com registros demográficos precisos.

Segundo a instituição, a especulação realizada é classificada como “semi-científica”. Isso porque os pesquisadores precisam lidar com estimativas de tempo de vida, tamanho médio de populações e crescimento populacional.

Com base nas estimativas do PRB, cerca 7,1% de todas pessoas que já viveram na Terra estão vivas no planeta atualmente.

Quantas pessoas já viveram na Terra?

Quantas pessoas já viveram na Terra - pesquisador faz cálculo estimado
earth

A princípio, durante o alvorecer da agricultura, estima-se que a quantidade de pessoas vivendo na Terra esta próxima de 5 milhões. Nessa época, os maiores desafios para o crescimento populacional eram as adversidades naturais, como dificuldade para obter alimentos ou enfrentar condições climáticas, por exemplo.

Por conta da alta taxa de mortalidade infantil, acredita-se que a expectativa de vida média na França da Idade do Ferro não passava de 12 anos de vida. Isso não significa que as pessoas morriam nessa idade, mas como muitas morriam na infância, a média final é muito reduzida.

Dessa maneira, a taxa de natalidade devia ser de cerca de 80 para cada mil pessoas, para garantir a sobrevivência da espécie. Na última atualização dos estudos do PRB, por exemplo, o número caiu de 19 para mil.

O estudo também estima que até 2050, o crescimento populacional ultrapasse o número de 113 mil pessoas que já viveram na Terra.

Fontes: Terra, Tilt, Revista Galileu, Band

Imagens: New York Post, earth, Metro Cosm

More in Fatos&Fatos.com