Quantas calorias tem uma banana? Conheça as quantidades por tipo

Em primeiro lugar, para entender quantas calorias tem uma banana é importante entender a composição desse alimento. Nesse sentido, uma banana média contém 27 gramas de carboidrato, o que equivale a mais do que duas fatias de pão branco. Além disso, estima-se haver um quantidade de 14 gramas de açúcar.

Sobretudo, o açúcar da fruta chega ao organismo em forma de frutose, natural nas frutas e verduras. Ademais, o corpo tende a digerir essa substância com maior facilidade, mas ainda consta como açúcar no sangue.

Sendo assim, estima-se haver 105 calorias em uma banana, em sua maioria no formato de calorias naturais. Desse modo, a frutose, ou açúcar da fruta, não equivale ao açúcar refinado. Por outro lado, essa fruta ainda é fonte de potássio, fibras, vitaminas C e B6.

Portanto, não há necessidade de cortar a fruta da dieta no processo de emagrecimento. Apesar dessa quantia, essa fruta é vista como uma excelente fonte de nutrientes, incluindo também antioxidantes que previnem inflamações.

Mais ainda, a fibra presente na fruta é uma aliada no processo de perda de peso. No geral, recomenda-se a ingestão de fibras em 30 gramas por dia para ajudar no emagrecimento. Nessa perspectiva, uma banana contém em média 3 gramas de fibras.

Quantas calorias tem uma banana? Conheça as quantidades por tipo
Fonte: Segredos do Mundo

Quantas calorias tem uma banana de diferentes tipos?

No geral, quando o assunto são quantas calorias tem uma banana indica-se tipos diferentes para objetivos específicos nas dietas. Comumente, a banana maçã é a mais recomendada, devido à quantidade de fibra alimentar presente nesse tipo. Além disso, indica-se o consumo da fruta ainda verde, por conta da concentração de amido resistente.

Entretanto, há a possibilidade de consumir farinha ou biomassa de banana verde. Mais do que ajudar na sensação de saciedade, essas substâncias auxiliam na regulação do intestino, diminuem a gordura corporal e previnem doenças cardiovasculares.

Apesar disso, cada tipo de banana possui sua concentração e quantidades de calorias específicas. Primeiramente, a comparação a seguir leva em consideração 100g de cada alimento, o que equivale a uma fruta e meia, mais ou menos.

Sendo assim, estima-se que a banana-da-terra tenha 128 calorias e 1,5g de fibras. Por outro lado, a banana ouro apresenta 11 calorias e  2g de fibras. Mais ainda, a banana prata tem 98 calorias e 2g de fibras.

Em contrapartida, a banana nanica possui 92 calorias e 1,9g de fibras. Por fim, a banana maçã apresenta 87 calorias e 2,6g de fibras, apresentando o menor número de calorias e a maior concentração de fibras.

Desse modo, estima-se que essas frutas integrem a quantidade diária de calorias presentes nas dietas, considerando a variedade. Portanto, ainda que a intenção seja emagrecimento, é possível continuar consumindo a fruta com moderação.

Benefícios da banana

A princípio, existem diversos benefícios consideráveis a respeito dessa fruta. Porém, os principais dizem respeito à regulação do intestino e a ingestão de nutrientes cruciais. Sobretudo, há um importante papel da banana na regulação do intestino, pois as fibras e flavonoides de sua composição ajudam a tratar problemas como prisão de ventre e disenteria.

Além disso há uma melhora do trânsito intestinal por causa do potássio, assim como um reequilíbrio na flora intestinal. Ou seja, há uma regulação dos níveis de pH no sistema digestivo. Mais ainda, a fruta auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue, principalmente as mais maduras.

Também fortalece a imunidade, por ser rica em vitamina C, que atua contra o envelhecimento celular. Por outro lado, a vitamina B6 se faz presente, estimulando o surgimento de anticorpos e células de proteção.

No geral, a banana costuma ser consumida por causar sensação de saciedade e ter pouca quantia de calorias em sua composição. Porém, é ainda um aliado na prática de exercícios físicos, combatendo câimbras e auxiliando na restituição muscular por causa do potássio.

Ademais, essa fruta fortalece o sistema cardiovascular, estimulando a eliminação do sódio no organismo. Por fim, conta com minerais essenciais como magnésio, trabalhando na regulação dos vasos sanguíneos.

Quantas calorias tem uma banana? Conheça as quantidades por tipo
Fonte: Segredos do Mundo

Como aproveitar esse alimento?

Como citado anteriormente, existem diversas formas de consumir a banana para aproveitar dos seus benefícios sem arriscar nas calorias. No geral, o processo de alimentação depende da conservação da fruta, porque na medida que amadurece há maior transformação das fibras em açúcares.

Sendo assim, pode-se consumir a banana ainda verde, tanto em formato de biomassa quanto em farinha. Ademais, estima-se que quinze dias são necessários para que a fruta amadureça corretamente, ou sete dias após sua colheita.

Desse modo, é possível integrar a fruta na dieta por meio de diferentes refeições. Em outras palavras, seja no almoço ou como lanche, com aveia ou granola, por exemplo, a quantia de calorias da banana é suficiente para auxiliar na dieta.

Apesar disso, o consumo deve ser moderado, em especial para os diabéticos por conta dos açúcares naturais. Além disso, indivíduos com doenças renais pré-existentes também devem tomar cuidado, porque o organismo tem maior dificuldade em processar o potássio.

E aí, aprendeu quantas calorias tem na banana? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Go Outside | Vix

Imagens: Segredos do Mundo

More in Fatos&Fatos.com