Qual é a verdadeira função do fígado?

Dizem por aí que o corpo humano é uma verdadeira máquina, com muitos de nossos órgãos realizando funções variadas — muitas delas até desconhecidas pela maior parte das pessoas. Por exemplo, você conhece as principais atribuições do fígado? Confira a seguir quantas coisas ele pode fazer por você e sua saúde.

1. Digerir gorduras

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O fígado participa ativamente na digestão de gordura por meio da produção da bile. Este é um suco capaz de quebrar gorduras em ácidos graxos, ajudando o intestino delgado em seu processo de absorção. Ela também é responsável pela produção de bilirrubina, substância que dá cor às fezes.

2. Produzir proteínas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Você pode não imaginar, mas o fígado produz boa parte das proteínas presentes no sangue. O destaque vai para a albumina, responsável por regular o volume do sangue e na distribuição de fluidos no corpo. Mas, além dela, ele também produz a trasferrina, que transporta ferro para o baço e medula óssea, e o fibrinogênio, muito importante para a coagulação sanguínea.

3. Produzir colesterol

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O fígado também é capaz de produzir colesterol por meio dos alimentos gordurosos, gerando o LDL e o HDL. Graças ao colesterol, nosso corpo consegue funcionar normalmente em atividades como a produção de vitamina D e hormônios como testosterona e estrógeno.

4. Armazenar vitaminas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Este órgão possui também, entre as suas funções, o trabalho de armazenar as vitaminas A, B12, D, E e K. De tempos em tempos elas são liberadas na corrente sanguínea, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, ossos e dentes, bem como auxiliar no crescimento do tecido da pele e na saúde dos olhos.

5. Transformar amônia em ureia

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Outra função bem importante do fígado: ao entrar em contato com a amônia, ele é capaz de convertê-la em ureia e ajudar o corpo como um todo. Enquanto a primeira é tóxica, a outra é uma substância que pode ser eliminada normalmente na urina.

6. Destruir microrganismos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Dentro do fígado podemos encontrar algumas células de defesa, conhecidas como células de Kupffer. Estas podem destruir vírus e bactérias que tentarem se instalar no órgão ao passar pelo intestino, causando problemas e dando origem a algumas doenças. Elas também podem resistir a infecções, ampliando nossos fatores imunológicos.

7. Metabolizar medicamentos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por fim, mas não menos importante, é a capacidade de metabolizar medicamentos. Graças a isso, nosso corpo pode absorver aquilo que é necessário dessas substâncias, ajudando posteriormente na eliminação de diversos componentes por meio das fezes ou urina. 

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.