Quais países do mundo não têm florestas?

Quais países do mundo não têm florestas?

Você provavelmente já deve ter escutado por aí que “as árvores são os pulmões da Terra”, importantíssimas para a nossa sobrevivência e também para a qualidade do ar. Principalmente se você é nascido no Brasil, conviver com árvores ao seu redor nunca foi uma grande surpresa, visto que o que não falta em nosso território nacional são florestas.

Mas e se eu dissesse que existem lugares no mundo onde as florestas simplesmente não existem? Para ser mais preciso, são quatro países no planeta que não contam com árvores naturais, segundo os dados do Banco Mundial. Ficou curioso para saber mais sobre essa situação? Veja só o conteúdo que nós separamos para você!

Divisão de florestas no mundo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) define uma floresta como uma área de terra com mais de 0,005 km² e coberta com árvores que crescem pelo menos 5 metros de altura. Por essa definição, as florestas cobrem aproximadamente 31% da área total do nosso planeta.

Esses dados fazem com que seja completamente bizarro o fato de quatro países simplesmente não terem uma única floresta em seu território. São eles: Mônaco, Omã, San Marino e Qatar. Por outro lado, dez países respondem por dois terços da área florestal total do planeta. Rússia, Brasil, Canada, EUA e China compartilham mais da metade dessa proporção.

Países sem florestas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se pararmos para pensar, a ausência de florestas dentro do território de um país parece ser um grande problema. Afinal, a falta de mais espaços verdes atrai um maior número de questões climáticas, que já são tema de muito alarde até mesmo em países de vegetação muito alta. Porém, é preciso analisar cada caso separadamente para termos um resumo da situação.

Mônaco

Mônaco é uma cidade-estado que simplesmente não possui florestas ou terras agrícolas em seu território. Mesmo assim, 20% do país é coberto por espaços verdes — algo considerado bastante tendo em vista que a nação é quase inteiramente urbanizada. 

A maior vegetação da região são as falésias calcárias, que protegem as plantas costeiras e termofílicas da região. Com população total de apenas 40 mil pessoas, a economia de Mônaco gira quase inteira em bancos e turismo, sendo os cassinos mais atrativos para os visitantes do que uma potencial floresta.

San Marino

Com 61 km² de território, San Marino é um país pequeno. Ao todo, as árvores do país cobrem 1 km² e representam 2% da área total do país. Mesmo assim, a separação entre a vegetação faz com que ela não possa ser chamada de floresta. De todo modo, 10 km² de San Marino são feitos de terra arável, o que contribui para a agricultura do país.

Qatar

País sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar chama a atenção pelas suas altas temperaturas — especialmente no verão. Além disso, é um país de riquezas inigualáveis, principalmente pelas suas enormes fontes de petróleo. Porém, não existem árvores nessa região que não tenham sido plantadas por seres humanos.

Ao longo do ano, há pouca ou quase nenhuma chuva no Qatar, o que faz com que o país seja bastante desértico. Mas com tanto dinheiro disponível, foi possível construir a maior floresta artificial do mundo, composta por mais de 40 mil árvores. 

Omã

De acordo com a FAO, o Omã teve cerca de 2 mil hectares de florestas plantadas em seu território. Porém, antes disso tudo, não existiam florestas naturais dentro do país. Isso não significa que não seja uma região conectada com a natureza. Com cerca de 309.500 km², o Omã possui 1.204 espécies de plantas vasculares e 629 espécies conhecidas de répteis, pássaros e mamíferos habitando por ali.