Procura por idioma ucraniano aumentou 577% no mundo

Todo o mundo foi (e continua sendo) impactado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. No Duolingo — plataforma de idiomas mais popular e app educacional mais baixado do mundo — um dos impactos que vimos foi o aumento global de 577% no número de alunos estudando ucraniano desde o início do conflito.

Os Estados Unidos lideram o maior número de alunos estudando ucraniano, e a Polônia passando da #5 para #2 posição, com os poloneses no curso de ucraniano no Duolingo aumentando 2677%, o que provavelmente mostra o esforço e solidariedade no apoio aos refugiados ucranianos no país. No Brasil, também vimos o interesse pelo idioma aumentar, com o ucraniano passando da #31 posição no ranking dos idiomas mais populares no país, para o #14.

Por outro lado, o russo também teve ascensão de uma posição na plataforma, conquistando o 8º lugar em todo o mundo. As línguas e como são usadas representam as identidades e as histórias políticas e culturais de uma comunidade, e, apesar da proximidade geográfica, há diversas diferenças linguísticas entre os países.

Quem entende ucraniano?

Uma curiosidade importante é que os ucranianos costumam saber russo, mas os russos nem sempre entendem ucraniano. E isso não se dá pela linguística em si, mas sim pela política e história dos países. Como a antiga União Soviética utilizava a língua russa e ocupou a Ucrânia por quase 70 anos, o russo era o único idioma oficial da Ucrânia.

As principais diferenças entre as línguas se dão pelo vocabulário, sons, pronúncias, detalhes gramaticais e acentos, que foram modificados propositalmente como forma de adquirir mais identidade por parte dos ucranianos.

Durante a atual guerra, por exemplo, é possível analisar nos diferentes discursos do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que alterna entre as duas línguas (ucraniano e russo) dependendo do público a quem está se dirigindo.

Se você também ficou interessado, o ucraniano está disponível gratuitamente no app do Duolingo para falantes de inglês.

  • Colaborou Cindy Blanco, Hope Wilson e Mykhaylo Zakryzhevskyy

***

Analigia Martins é diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.