fbpx

Principais filósofos gregos – Quem foram e suas teorias

Inicialmente, a filosofia nasceu a mais de dois mil anos antes do período cristão, através dos egípcios. No entanto, ela atingiu uma proporção maior através dos filósofos gregos. Pois, eles colocaram seus questionamentos e reflexões explícitos em escritas. Desse modo, se desenvolveu o processo de questionar a existência humana, a ética e moral, entre outros aspectos. Assim como os principais filósofos gregos que marcaram a história.

Ao longo da história existiram diversos filósofos gregos, onde cada um contribuiu com sua sabedoria e ensinamentos. No entanto, alguns se destacaram mais que outros por apresentarem grandes descobertas. Por exemplo, Tales de Mileto, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles e Epicuro.

Em suma, esses pensadores da filosofia estavam em busca de encontrar uma justificativa plausível que explicasse sobre o mundo em que viviam. Dessa forma, questionavam sobre os aspectos da natureza e das relações humanas. Além disso, estudavam muito as áreas da matemática, da ciência, e da astronomia.

Os principais filósofos gregos pré-socráticos

1 – Tales de Mileto

Farofa Filosófica

Dentre os principais filósofos gregos pré-socráticos encontra-se o Tales de Mileto, que é visto como o primeiro filósofo ocidental. Ademais, ele nasceu onde está localizado a Turquia atualmente, antiga colônia grega. Posteriormente, ao realizar uma visita ao Egito, Tales aprendeu as regras da geometria, observação e dedução, desenvolvendo conclusões importantes. Por exemplo, a forma em que as condições do tempo podem afetar as colheitas dos alimentos. Além disso, esse filósofo também estava envolvido com a astronomia, e realizou a primeira previsão ocidental do eclipse total do sol. Por fim, ele fundou a Escola de Tales, que se tornou a primeira e mais importante escola de conhecimento grego.

2 – Anaximandro

Site Google

A princípio, Anaximandro se enquadra nos principais filósofos gregos pré-socráticos, sendo o discípulo e assessor de Tales de Mileto. Logo, ele também nasceu em Mileto, na colônia grega. Ademais, frequentou a Escola de Mileto, onde os estudos envolviam encontrar uma justificativa natural para o mundo.

Em suma, Anaximandro se encaixava nas áreas de astronomia, matemática, geografia e política. Por outro lado, esse filósofo defendia a ideia do Apeiron, ou seja, a realidade não tendo início nem fim, é ilimitada, invisível e indeterminada. Sendo então, a origem de todas as coisas. Além disso, para o filósofo grego, o sol agia sobre a água, criando seres que evoluíam para várias coisas que existem atualmente. Por exemplo, a Teoria da Evolução.

3 – Principais filósofos gregos: Pitágoras

Aventuras na História

Pitágoras foi outro filósofo que também frequentou a Escola de Mileto. Ademais, seus estudos eram voltados para a matemática, onde se aprofundou em estudos avançados e concretizou viagens para adquirir novos saberes. Logo, Pitágoras passou vinte anos no Egito, estudando cálculos africanos, e desenvolveu o teorema de Pitágoras, utilizado na matemática até os dias de hoje. Desse modo, o filósofo explicava tudo que acontecia na natureza através de proporções geométricas.

4 – Heráclito

Todo Estudo

Heráclito é um dos principais filósofos gregos pré-socráticos, conhecido por afirmar que tudo estava em constante estado de transformação. Assim sendo, seus conhecimentos se tornaram o que atualmente é chamado de metafísica. Em resumo, esse filósofo foi autodidata, estudando sozinho áreas da ciência, tecnologia e relações humanas. Ademais, para o filósofo grego, o fogo seria o elemento fundador da natureza, e o tempo todo se agitando, se transformando e originando a natureza.

5 – Principais filósofos gregos: Parmênides

Farofa Filosófica

O filósofo Parmênides nasceu em uma colônia grega de Eleia, localizada no litoral sudoeste da atual Itália, na Magna Grécia. Ademais, ele frequentou a escola fundada por Pitágoras. Em síntese, ele afirmou que o mundo era apenas uma ilusão, conforme suas ideias do que era o ser. Além disso, Parmênides via a natureza como algo imóvel, que não se dividia ou transformava. Dessa maneira, posteriormente, seus pensamentos influenciariam o filósofo Platão.

6 – Demócrito

Todo Estudo

Demócrito também é um dos principais filósofos gregos pré-socráticos, que desenvolveu a teoria do pensador Leucipo, sobre atomismo. Logo, é considerado como um dos pais da física, que buscava definir a origem do mundo e como ele se comportava. Ademais, ele era bastante rico, e fazia o uso dessa riqueza em suas expedições, como para países africanos, como o Egito e Etiópia. Entretanto, quando retornou para Grécia não foi notado, tendo seus feitos citados apenas por Aristóteles.

Os principais filósofos gregos socráticos

1 – Sócrates

Aventuras na História

Um dos principais filósofos gregos, Sócrates nasceu em 470 a.C., em Atenas. Em suma, esse pensador refletia a respeito da ética e a existência humana, buscando sempre a verdade. Logo, para o filósofo, o ser humano deveria reconhecer a sua própria ignorância e buscar respostas para a vida. No entanto, ele não escreveu nada dos seus ideais, mas Platão, seu maior discípulo, escreveu tudo, perpetuando seus ensinamentos na filosofia.

Inicialmente, Sócrates serviu o exército por um tempo, se aposentando depois, então, dedicou a sua carreira como educador. Assim sendo, buscava ficar em praças para falar com as pessoas, onde utilizava o método de questionar, fazendo com que as pessoas parassem e refletissem. Portanto, ele questionava bastante a política do período. Por isso, acabou sendo condenado à morte, com a acusação de ser ateu e incitar ideias erradas aos jovens da época. Por fim, foi envenenado publicamente, com a cicuta, falecendo em 399 a.C.

2 – Principais filósofos gregos: Platão

Sites Google

Platão é um filósofo bastante famoso e estudado na filosofia, por isso, é considerado como um dos principais filósofos gregos. A princípio, nasceu em 427 a.C., na Grécia. Em suma, ele refletia a respeito da ética e da moral. Além disso, foi o desenvolvedor do mito da caverna, uma das maiores alegorias da história filosófica já criada. Logo, nesse mito ele relata sobre o homem que vive preso a um mundo de sombras, sem ligar para o mundo real. Dessa maneira, ele questiona sobre a ignorância humana, que é superada somente ao ver a realidade de forma crítica e racional. Por outro lado, o filósofo foi o responsável por fundar a primeira Universidade do mundo, chamada de Academia Platônica.

3 – Aristóteles

Sites Google

Aristóteles é um dos principais filósofos gregos, sendo um dos mais conhecidos na história da filosofia. Ademais, ele nasceu em 384 a.C e faleceu em 322 a.C., na Grécia. Em suma, Aristóteles foi aluno de Platão, na Academia. Além disso, posteriormente foi professor de Alexandre, o Grande. No entanto, seus estudos foram voltados para o mundo físico, onde alega que a busca do conhecimento se dava através da vivência das experiências. Por fim, desenvolveu a Escola de Liceu, influenciando vários campos com suas pesquisas, através da medicina, física e biologia.

Os principais filósofos helenísticos:

1 – Epicuro

Farofa Filosófica

Epicuro nasceu na ilha de Samos, e foi aluno de Sócrates e Aristóteles. Ademais, foi um importante contribuinte para a filosofia, onde desenvolveu uma forma de pensamento denominada Epicurismo. Em síntese, esse pensamento alegava que a vida era formada por prazeres moderados, mas não aqueles impostos pela sociedade. Por exemplo, o ato de beber um simples copo de água ao estar com sede. Desse modo, satisfazer esses pequenos prazeres poderia trazer felicidade. Além disso, também defendia que não era necessário temer a morte, pois seria apenas uma fase transitória. Isto é, uma transformação natural da vida. O que faz dele um dos principais filósofos gregos.

2 – Zenão de Cítio

Todo Estudo

Dentre os principais filósofos gregos helenísticos, encontra-se o Zenão de Cítio. A princípio, nasceu na ilha de Chipre, e era um comerciante que se sentiu inspirado pelos ensinamentos de Sócrates. Ademais, foi fundador da Escola Filosófica Estoica. Por outro lado, Zenão criticava a tese de Epicuro, alegando que os seres deveriam desprezar qualquer tipo de prazer e problema. Assim sendo, o homem deveria apenas focar em possuir sabedoria para compreender o cosmos.

3 – Principais filósofos gregos: Pirro de Élida

Aventuras na História

Na filosofia, há o pensador Pirro de Élida, que nasceu na cidade de Élis, um dos principais filósofos gregos. Em resumo, ele fez parte das explorações de Alexandre o Grande, em sua jornada pelo oriente. Dessa forma, ele conheceu variadas culturas e costumes, analisando que seria impossível determinar o que é certo ou errado. Logo, ser um sábio seria não ter certeza de nada, e viver feliz era viver na suspensão do juízo. Por isso, surgiu o nome ceticismo, e Pirro foi o primeiro filósofo cético da história.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Curiosidades sobre Aristóteles, um dos maiores filósofos gregos. 

Fontes: Católica, Ebiografia

Imagens: Farofa Filosófica, Sites Google, Aventuras na História, Todo Estudo

More in Fatos&Fatos.com