Por que os mosquitos picam pessoas?

Picadas de mosquito são realmente um saco. É sério, como definir algo tão inútil e incômodo assim? Qualquer pessoa que já passou um dia no parque desprotegido sem contar com um repelente em suas mãos, com certeza voltou para casa se coçando inteiro e com o corpo completamente cheio de picadas.

E o pior de tudo: coçar só ajuda a piorar a situação. Se tudo isso não bastasse, muitos mosquitos também são transmissores de doenças, como o Zika Vírus, a Dengue e tantas outras mais. Por isso, é comum nos perguntarmos qual o motivo para essas irritantes criaturas picarem e qual a razão para nós sermos os principais alvos. Entenda!

Entendo as picadas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O porque os mosquitos nos mordem é bastante simples. Em geral, eles precisam da proteína encontrada em nosso sangue para nutrir seus ovos em desenvolvimento. É por esse motivo que apenas as fêmeas nos picam e possuem todo um mecanismo para identificar suas vítimas.

Antes de determinar o próximo alvo, um mosquito consegue notar dióxido de carbono que exalamos, o calor e o odor corporal. Essa é a principal razão pela qual algumas pessoas costumam ser alvos mais fáceis e apetitosos do que outras. Para se livrar desses visitantes ingratos, é importante ficar de olho para as regiões com água parada na casa.

São em vasos de flores, banheiras de pássaros e tampas de churrasqueira que os mosquitos se proliferam e invadem nossas residências. Vale ressaltar que a maioria das espécies são mais ativas no amanhecer e no anoitecer. Logo, minimize o tempo em áreas abertas durante esses períodos e você terá menos problemas.

Coceira nas picadas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando um mosquito nos pica, ele usa seu “ferrão” para perfurar nossa pele e tirar nosso sangue. Durante esse processo, eles injetam um pouco de saliva, que contem substâncias anticoagulantes e proteínas. Esse anticoagulante evita que o sangue humano coagule ao redor da boca do mosquito — o que deixaria ele preso.

As proteínas liberadas, por outro lado, ativam nosso sistema imunológico, que liberará histamina. Esse composto que permite que os glóbulos brancos acessem a área afetada. O aumento do fluxo sanguíneo e a contagem de glóbulos brancos causados pela histamina causam inflamação e inchaço. 

A histamina também costuma enviar um sinal para os nossos nervos, o que provoca a coceira incessante. Em geral, algumas pessoas costumam ter reações fortes às picadas de mosquito e outras podem nem senti-las. Por esse motivo, adultos que foram expostos ao mesmo tipo de mordida ao longo da vida têm mais resistência.

Como citado anteriormente, coçar a picada só serve para piorar a situação, pois aumenta a inflamação. Além disso, coçar uma mordida também pode aumentar o risco de infecção, caso a pele se rompa. O remédio mais caseiro para esse tipo de problema costuma ser as tradicionais bolsas de gelo, uma vez que o frio entorpece a área afetada e acalma a pele.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.