Por que o vento em movimento parece ser mais fresco?

Em boa parte do Brasil, as temperaturas altas costumam durar o ano todo. E para escapar um pouco desse calor, muita gente acaba se abanando como pode — com a mão, com o auxílio do ventilador e até mesmo com algum pedaço de papel.

Mas você sabe porque esse ato costuma gerar um vento mais fresco do que a temperatura ambiente? Acompanhe só:

Leia também: Como aliviar o calor sem ar-condicionado? Confira 5 dicas

O que acontece quando nos abanamos?

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

A verdade é que o ar não fica mais gelado quando nos abanamos. O que acontece é que o vento em movimento acelera a troca de calor entre a pessoa e o ambiente, causando a sensação térmica de que o ar ficou mais gelado e fresco. Isso significa que o vento não está mais frio, ele só parece estar porque estamos perdendo calor mais rápido.

Durante todo o tempo, nosso corpo está perdendo calor para o ar. O vento causado pelo abano, ou por uma brisa, faz com que as moléculas de ar entrem em contato com a nossa pele, acelerando a troca de energia para o ambiente. 

Isso faz com que tenhamos a falsa impressão de que quando o ar está em movimento ele é mais fresco, mesmo que a temperatura seja a mesma com ele parado. É quase como uma ilusão de óptica, só que na pele. Para se ter ideia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cada vez que a velocidade aumenta 7 km/h, a sensação térmica diminui 1 °C. 

Vale ressaltar que essa mesma sensação acontece ao usar o ventilador. Inclusive, quanto estamos suados, a sensação de frescor acaba sendo ainda maior, pois o vento acelera a transformação da água da nossa pele em vapor.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.