Por que o Príncipe Philip não era rei, mesmo casado com a rainha?

O Príncipe Philip morreu no dia 9 de abril de 2021, aos 99 anos de idade. No entanto, apesar de ser casado com a Rainha Elizabeth II por 73 anos, o Príncipe Philip não era rei, como muita gente poderia esperar.

A explicação está em regras da monarquia que visam proteger e linhagem da família real britânica. Dessa maneira, quando um homem se casa com a atual rainha, ele recebe o título de príncipe consorte.

O Príncipe Philip, no entanto, também recebeu outros títulos ao longo da vida, como Sua Alteza Real e Duque de Edimburgo.

Por que o Príncipe Philip não era rei?

Por que o Príncipe Philip não era rei, mesmo casado com a rainha?
A Gazeta

Segundo as regras constitucionais da monarquia britânica, caso uma mulher ocupe o trono como rainha, o título monárquico – rei ou rainha – só pode ser repassado para seus descendentes.

Essa decisão foi tomada para evitar que algum casamento real retire o poder monárquico da linhagem dos Windsor, passando para a família do noivo.

Uma vez que, na lógica da monarquia, o rei é considerado mais importante que a rainha, caso o marido da monarca recebesse o título, também se tornaria a maior autoridade real.

Rainha Elizabeth

Por que o Príncipe Philip não era rei, mesmo casado com a rainha?
Lilian Pacce

Por outro lado, as mesmas leis britânicas garantem que uma mulher casada com o então rei pode receber o título de rainha. Ou seja, caso o descendente direto da Rainha Elizabeth II, Príncipe Charles, chegue ao trono, sua esposa será reconhecida como rainha consorte.

Diferente da situação do Príncipe Philip, a Rainha Elizabeth I recebeu o título após casar-se com Jorge VI, mesmo vindo de outra família. Apesar disso, ela não assumiu o trono após a morte do marido.

Com a morte de Jorge VI, em 1952, a filha mais velha do casal – Elizabeth II – assumiu o trono britânico.

Príncipe Philip

Por que o Príncipe Philip não era rei, mesmo casado com a rainha?
UOL

Quinto filho de Alice de Battenberg e Andrew da Grécia, o Philip nasceu príncipe da Grécia e da Dinamarca, em 10 de junho de 1921 na ilha grega de Corfu. No entanto, quando ele tinha apenas 18 meses de vida, sua família fugiu para Paris, após a proclamação da república grega.

Na juventude, participou dos combates da Segunda Guerra Mundial como integrante da Marinha Real do Reino Unido. Conheceu Elizabeth ainda antes da guerra, mas casaram-se apenas após o conflito, em 20 de novembro de 1947.

Para o casamento, entretanto, Príncipe Philip precisou renunciar aos títulos de nobreza anteriores e à sua religião ortodoxa. Com isso, passou a ser membro da Igreja Anglicana e foi nomeado duque de Edimburgo. Mais tarde, com a ascensão de Elizabeth ao trono, passou ser considerado príncipe consorte do Reino Unido.

Apesar de nunca ter se tornado rei, Príncipe Philip participou de mais de 22 mil atos oficiais, antes de aposentar, em 2017. Em vida, foi o príncipe consorte que ficou por mais tempo no posto, desde que superou a esposa de Jorge III – Charlotte –, em 2009.

Fontes: CNN Brasil, Splash, Aventuras na História, O Povo

Imagens: veja, A Gazeta, Lilian Pacce, UOL

More in Fatos&Fatos.com