Por que o picles não é um vegetal?

Por que o picles não é um vegetal?

Quantas vezes na sua vida você já escutou alguém pedir um sanduíche ou um lanche sem picles? Isso se não for você mesmo quem fez esse pedido. Embora o picles apareça sempre como um ingrediente em diversas receitas da culinária nacional e internacional, existe um erro gritante de concepção entre as pessoas.

O motivo é que picles não é e nunca será um vegetal, mas sim um modo de preparo. Mas como assim? É simples. Nós criamos a associação de que picles é um sinônimo de pepino, porém a verdade passa longe disso. Quer saber mais sobre o assunto? Entenda como tudo isso funciona!

O que significa picles?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Apesar de o senso comum ser de que o picles é um pepino em conserva um pouco mais ácido e picante, a realidade é que ele pode ser feito de pepino ou de diversos outros tipos de vegetais. Na realidade, basicamente qualquer vegetal pode ser transformado em picles desde que seja conservado com sal ou vinagre — ou até mesmo os dois. 

Ao serem colocados nesse modelo de conserva, esse alimento ganha um maior tempo de vida e passa a poder ser consumido por um maior prazo de validade sem que exista qualquer risco de contaminação ou intoxicação. A razão é a mistura de vegetais com vinagre, que gera a fermentação láctica do alimento, ocorrendo por conta de algumas bactérias presentes na composição dessa comida.

Estudos indicam que as primeiras fórmulas de picles em vinagre surgiram há mais de 4 mil anos, sendo a rainha Cleópatra do Egito uma das maiores admiradoras desse tipo de alimento. Na visão dela, o picles possuía propriedades rejuvenescedoras e há quem diga que até mesmo Júlio César oferecia esse alimento para suas tropas por acreditar que a conserva aumentava a força física dos soldados.

Quais são os picles mais populares?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Agora que você sabe que o picles não é apenas pepino em conserva, é preciso saber quais são as outras versões dessa receita que também conquistaram o paladar dos consumidores. Algumas das receitas mais conhecidas por aí são:

Picles de cebola roxa

Se você é um frequentador de botecos, provavelmente já deve ter visto ser vendido para os consumidores aqueles jarros de cebola em conserva, certo? Pois saiba que aquilo nada mais é do que um picles de cebola, uma versão semelhante à receita de picles de pepino que corriqueiramente você vê por aí.

Picles de canela

A receita do picles de canela traz bastantes sentimentos diferentes para as papilas gustativas, sem contar que se destaca por sua única tonalidade de vermelho brilhante. Para que essa receita seja concluída, é necessário um processo de fermentação de longos dias com o ingrediente principal: canela.

Picles de limão

Popularmente conhecida como uma receita indígena bastante antiga, o picles de limão também é chamado por alguns povos de “limbu ka achaar”. Como o limão possui um sabor ácido, o picles feito com esse ingrediente é considerado bem forte — mas saboroso demais para seus adoradores. 

Para isso, você precisará de sal, pimenta em pó, sementes de erva-doce, sementes de mostarda, açafrão em pó e limão.