Por que nossos dedos enrugam na água?

Por que nossos dedos enrugam na água?

Você já se perguntou por que seus dedos das mãos e dos pés ficam enrugados quando você fica muito tempo na água? A conclusão para essa curiosa pergunta ainda não foi totalmente descoberta pela ciência, mas as respostas encontradas até agora podem te surpreender!

Culpa do sistema nervoso

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Até 1930, se pensava que essa reação do nosso corpo era resultado da absorção de água pela pele, mas isso não é verdade. Atualmente, os cientistas acreditam que os nossos dedos enrugados remontam aos nossos antepassados, que precisavam encontrar maneiras de sobreviver nas condições mais adversas, e assim o corpo evoluiu para ajudá-los. 

Pesquisadores descobriram que, na verdade, esse fenômeno é uma resposta involuntária do sistema nervoso autônomo do corpo, que também controla funções como respiração, frequência cardíaca e transpiração. A pele dos nossos dedos enrugados é resultado da contração de vasos sanguíneos abaixo da superfície da pele.

O propósito dessa reação involuntária seria melhorar a aderência das nossas mãos e pés a objetos molhados ou submersos, funcionando como uma espécie de canal para afastar a água, assim como os sulcos nos pneus de um carro ajudam a drenar a água na estrada, melhorando a aderência do pneu ao solo.

Evidências dessa teoria 

Dedos enrugados podem ser mais eficientes para segurar coisas úmidas. (Fonte: Getty Images)Dedos enrugados podem ser mais eficientes para segurar coisas úmidas. (Fonte: Getty Images)

Em 2013, uma equipe de neurocientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, conduziu um estudo em que os participantes foram convidados a pegar objetos molhados e secos, incluindo bolas de gude de diferentes tamanhos, com as mãos normais ou com os dedos enrugados após 30 minutos de imersão em água morna. 

Os resultados mostraram que os participantes com os dedos enrugados foram mais rápidos em pegar bolas de gude molhadas do que os com as mãos secas, mas não fizeram diferença na manipulação de objetos secos.

A teoria dos pesquisadores é a de que os dedos das mãos enrugados podem ter ajudado nossos antepassados a coletar alimentos em vegetação ou córregos úmidos. Já o efeito análogo nos dedos dos pés pode ter ajudado a obter melhor aderência na chuva. 

No entanto, ainda há algumas perguntas a serem respondidas. Por que nossos dedos não ficam permanentemente enrugados, já que isso nos confere uma vantagem com objetos molhados, mas aparentemente não oferece desvantagem com objetos secos? Uma hipótese é que isso poderia diminuir a sensibilidade em nossas pontas dos dedos ou aumentar o risco de danos por prendê-las em objetos.

Embora ainda existam perguntas sem resposta, os estudos indicam que o fenômeno é um exemplo impressionante da engenhosidade do nosso corpo em se adaptar a diferentes ambientes e situações. Então, da próxima vez que você notar seus dedos enrugados, aprecie essa fascinante adaptação do seu corpo e lembre-se de que ela está lá para ajudá-lo.