Por que a bússola aponta para o norte magnético da terra?

Certamente, você já se perguntou por que a bússola aponta para o norte. Para esclarecer, a bússola é um instrumento de orientação que foi inventado no séc. I pelos chineses, além de ser essencial para as navegações do século XVI.  O objeto é usado para determinar a direção de um campo magnético.

Desse modo, geralmente as bússolas trazem os pontos cardeais e, às vezes, também os colaterais. Nesse sentido, a agulha da bússola é imantada, e por este motivo, ela sempre aponta para o norte magnético da Terra, de modo que o planeta possui um núcleo interno composto por ferro e níquel, criando um campo magnético nos polos Norte e Sul.

Todavia, apesar da relativa precisão, dependendo do local em que se encontra o observador, a bússola não aponta exatamente para o norte verdadeiro. Em outras palavras, a agulha é atraída pelo polo magnético do Norte, o qual não se encontra exatamente no polo Norte, mas sim a 1400 quilômetros deste.

Por que a bússola aponta para o norte magnético e não para o geográfico?

Por que a bússola aponta para o norte magnético da terra?
Fonte: Pexels

O verdadeiro Polo Norte é o eixo de rotação da Terra. Assim, linhas ou meridianos de longitude podem ser usados ​​como linhas de referência do norte verdadeiro. Os meridianos da longitude convergem nos verdadeiros polos norte e sul. As bordas verticais de muitos mapas são definidas por um meridiano de longitude e podem ser usadas como uma referência ao norte verdadeiro.

Por outro lado, os polos magnéticos estão alinhados com o campo magnético da Terra. Portanto, a agulha magnética de uma bússola se alinhará com o campo magnético e, assim, apontará para o norte magnético e não para o norte verdadeiro. Dessa forma, o polo magnético norte está atualmente a cerca de 400 km ao sul do polo geográfico norte, mas pode se mover para cerca de 1.000 km de distância.

Por fim, a declinação magnética é a diferença angular entre o norte verdadeiro e o norte magnético para um determinado local. O polo magnético pode parecer estar a leste ou a oeste do Polo Norte Verdadeiro. A declinação muda dependendo da sua posição em relação aos dois polos. Ademais, a declinação também muda com o tempo, porque a localização dos polos magnéticos também tem sido alterada no decorrer dos anos.

Importância do campo magnético para a vida na Terra

Por que a bússola aponta para o norte magnético da terra?
Fonte: Pexels

O campo magnético da Terra é muito importante para todos os seres vivos que habitam o planeta. Isso porque ele nos protege de sermos bombardeados por partículas radioativas que são emitidas pelo sol. O fluxo de partículas carregadas (principalmente prótons com carga positiva e elétrons com carga negativa) que vem do sol é chamado de vento solar.

Quando essas partículas se aproximam da Terra, são desviadas pelo campo magnético terrestre e não podem atingir a superfície, pois podem prejudicar os organismos vivos. Além disso, os astronautas no espaço correm o risco de serem irradiados pelo vento solar porque estão fora das zonas onde as partículas carregadas estão presas.

Se curtiu saber por que a bússola sempre aponta para o norte, leia também: Inversão dos polos magnéticos da Terra acontecerá antes do esperado

Fontes: Mundo Educação, CREF, Portal Plural

Fotos: Pexels

More in Fatos&Fatos.com