Planta mais venenosa do mundo, qual é? Conheça outras espécies

No geral, a natureza desenvolve por conta própria mecanismos de defesa para os seres vivos que abriga. Contudo, nem sempre se conhece a letalidade de algumas plantas ou animais. Nesse sentido, existem espécies comuns que cabem na categoria de planta mais venenosa do mundo, em especial quando se considera a toxicidade em sua composição.

Em primeiro lugar, a Gympie-gympie ou Moroides Dendrocnide é considerada a planta mais venenosa do mundo. Apesar do nome fofo, a espécie é natural das florestas australianas e pode causar graves problemas de saúde através do tato. Também chamada de Gympie ferrão, esse grande arbusto nativo das florestas tropicais australianas ocupam o pódio das plantas letais.

Ademais, ficou conhecida como picada de mato, ferrão gympie, amoreira de folhas, ferrão do mato e até planta do suicídio. Sobretudo, as designações se relacionam com os pêlos urticantes que cobrem toda a planta e expelem uma neurotoxina quando tocada. Consequentemente, a pessoa pode ter reações alérgicas graves e até falecer em decorrência do veneno na corrente sanguínea.

Entretanto, estima-se que somente a proximidade com essa espécie é capaz de gerar mal-estar, tendo em vista que ela libera pequenos espinhos no ar para proteger-se de outras espécies. Portanto, a planta mais venenosa do mundo costuma ter hábitos solitários, se fixando em locais sem muitas plantas em volta.

Quais são as outras plantas mais venenosas do mundo?

Basicamente, as espécies consideradas como plantas mais venenosas do mundo apresentam alto grau de toxicidade em sua composição. Desse modo, são caracterizadas também pelas reações que causam e os riscos à saúde humana. Por fim, conheça as outras espécies a seguir:

1) Ricinus communis, a mamona

Planta mais venenosa do mundo, qual é? Conheça outras espécies
Fonte: BBC

Primeiramente, essa espécie costuma ser encontrada nas matas brasileiras, mas contém grande quantidade da toxina ricina. Nesse sentido, uma semente crua de mamona pode ser o suficiente para causar morte.

Além disso, outros sintomas de intoxicação comuns são a sensação de queimação na garganta e nos olhos, dores abdominais e até vômito com sangue. Portanto, a mamona também faz parte do pódio de plantas mais venenosas do mundo.

2) Atropa belladonna, a planta mais venenosa do mundo chamada beladona

Planta mais venenosa do mundo, qual é? Conheça outras espécies
Fonte: Mega Curioso

No geral, a beladona é a planta mais venenosa do mundo nativa da Europa, da África do Norte e da Ásia Ocidental. Nesse sentido, é rica em uma substância chamada tropano, que pode causar delírios e alucinações graves. Porém, outros sintomas comuns envolvem a perda da voz, boca seca, dor de cabeça, dificuldades respiratórias e convulsão.

3) Abrus pracatorius, a ervilha do rosário

Planta mais venenosa do mundo, qual é? Conheça outras espécies
Fonte: Mega Curioso

Curiosamente, essa planta mais venenosa do mundo ficou conhecida como “olho-de-caranguejo” por conta do aspecto visual de seus frutos. Nesse sentido, costuma se apresentar na natureza como uma planta que atinge até 60cm e apresenta flores papolíacias de cor violeta, agrupada em cachos.

No geral, são encontradas na região da Indonésia em maior abundância, apesar de serem encontradas em outras regiões. Ademais, a espécie apresenta alta concentração do veneno abrin, que se assemelha com a ricina da mamona. Contudo, estima-se que o veneno da ervilha do rosário equivale a 75 mamonas.

4) Aconitum, a planta mais venenosa do mundo conhecida como wolfsbane

Planta mais venenosa do mundo, qual é? Conheça outras espécies
Fonte: Mega Curioso

Provavelmente você já viu essa planta em filmes ou séries. No geral, o wolfsbane é nativo das regiões montanhosas no hemisfério norte, apresentando uma concentração letal do alcaloide pseudaconitina. Nesse sentido, sua ingestão pode levar a morte em até 6 horas, pois causa intensa queimação, febre e convulsões.

5) Cicuta ou water hemlock

Planta mais venenosa do mundo, qual é? Conheça outras espécies
Fonte: Mega Curioso

Em primeiro lugar, a water hemlock é um conjunto de plantas consideradas as plantas mais venenosas do mundo em sua região de origem. Sobretudo, são encontradas nas regiões temperadas do hemisfério norte. Ademais, apresentam flores brancas ou amarelas em formato de guarda-chuva.

Nesse sentido, apresentam uma toxina chamada de cicotoxina, responsável por causar convulsões graves, dores abdominais, tremores e confusão. Contudo, estima-se que o veneno seja mais concentrado na região da raiz.

6) Taxus baccata ou teixo, a planta mais venenosa do mundo em formato de pote

Planta mais venenosa do mundo, qual é? Conheça outras espécies
Fonte: Mega Curioso

No geral, essa planta mais venenosa do mundo em formato de pote é nativa da Europa, sudoeste da Ásia e noroeste da África. Comumente, essa espécie produz um fruto vermelho e macio com a função de proteger as sementes, porém, essa parte não contém veneno.

Em contrapartida, estima-se que 50g de teixo seja suficiente para matar um ser humano. Desse modo, os sintomas e reações da intoxicação envolvem dificuldade respiratória, tremor muscular, convulsão e até paradas cardíacas. Contudo, em casos mais graves é possível que haja o falecimento antes mesmo de se perceber os sintomas.

7) Strychnos nux-vomica, a fava-de-santo-Inácio

Planta mais venenosa do mundo, qual é? Conheça outras espécies
Fonte: Mega Curioso

Primeiramente, a fava-de-santo-Inácio é original da Índia e do sudoeste da Ásia. Nesse sentido, seus pequenos frutos alaranjados contêm alcaloides venenosos como estricnina e brucina. No geral, os sintomas de sua ingestão envolvem uma morte dolorosa por meio de convulsões e sobrecarga sensorial na espinha humana.

8) Brugmansia suaveolens, a planta mais venenosa do mundo conhecida como trombeta-de-anjo

Fotografia de uma trombeta-de-anjo em foco para ilustração do item
Fonte: Mega Curioso

Sobretudo, essa espécie é nativa da América do Sul, também sendo encontrada em diversas regiões brasileiras. Desse modo, seu nome popular está associado ao pêndulo da flor, comumente de coloração branca e amarela. No geral, todas as partes dessa espécie são consideradas tóxicas e narcóticas, pois contém alta concentração de alcaloides tropânicos como a escopolamina e atropina.

Sendo assim, estima-se que o nível de toxicidade varie de acordo com o tipo de planta, mas as reações físicas envolvem uma espécie de overdose. Ou seja, uma paralisia dos músculos pisos, taquicardia, confusão, midríase e alucinações.

9) Actaea pachypoda, a planta mais venenosa do mundo chamada de olho-de-boneca

Fotografia de uma Actaea pachypoda (olho-de-boneca) em foco para ilustração do item
Fonte: Mega Curioso

Apesar da aparência curiosa, essa planta mais venenosa do mundo é extremamente perigosa, em especial por seus frutos. Nesse sentido, é nativa da área norte e leste da América do Norte. Comumente, o carcinógeno que gera as reações tóxicas encontra-se concentrado nas bagas dessa espécie, causando morte rápida por meio de um efeito sedativo.

10) Ageratina altíssima, ou white snakeroot

Fotografia da 10. Ageratina altíssima (white snakeroot) em foco para ilustração do item
Fonte: Mega Curioso

Por fim, essa espécie nativa da América do Norte também faz parte da lista de plantas mais venenosas do mundo. Nesse sentido, suas flores brancas tendem a liberar sementes com alta concentração de tremetol, uma substância que causa morte indireta. Além disso, as próprias flores contém essa toxina.

E aí, gostou de conhecer a planta mais venenosa do mundo? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: BBC | Mega Curioso | Revista Encontro

Imagens: Natureza Bela | BBC | Mega Curioso

More in Fatos&Fatos.com