Pimenta mais forte do mundo, qual é? Conheça outros tipos famosos

Em primeiro lugar, a pimenta mais forte do mundo é determinada por uma escala chamada Escala de Scoville. Basicamente, essa unidade de medida calcula o grau de ardência ou pungência de pimentas. Em outras palavras, mede o “grau de calor” das plantas Capsicum, conhecidas como pimentas ou malaguetas.

Nesse sentido, a Escala de Scoville varia entre zero, com as versões consideradas não picantes, até dezesseis milhões, o ápice da pungência. No geral, a referência para o máximo de ardência é uma substância química chamada resinferatoxina, encontrado em plantas específicas em Marrocos e no norte da Nigéria.

Sendo assim, a Carolina Reaper é considerada a pimenta mais forte do mundo. Sobretudo, essa espécie foi produzida em um laboratório nos Estados Unidos, a partir do cruzamento de duas outras pimentas. Desse modo, o americano Ed Currie levou cerca de 10 anos para conseguir um produto eficaz a partir da pimenta habanero e da bhut jolokia.

Consequentemente, a pimenta entrou para o Guinness Book com o título oficial de pimenta mais forte do mundo. Mais ainda, a Carolina Reaper apresenta ardência de 1.641.183 na Escala de Scoville. Ou seja, quando comparada com a malagueta, que tem 100 mil unidades de calor nessa escala, a pimenta mais forte do mundo chega a ter dez vezes mais ardência.

Curiosamente, Ed Currie está desenvolvendo uma outra espécie que promete ser ainda mais pungente. Ainda em fase de testes, a Pepper X promete uma equivalência a 42 malaguetas, com cerca de 3.180.000 de unidades na Escala de Scoville.

Quais são as outras pimentas mais fortes do mundo?

Ainda que a Carolina Reaper esteja ocupando o lugar de pimenta mais forte do mundo, existem outras espécies nessa competição. Como explicado anteriormente, esse parâmetro é definido por uma escala formal, mas alterações na lista ocorrem de acordo com o surgimento de novas pimentas. Por fim, conheça outras pimentas ardentes:

1) Trinidad Scorpion Butch T, a segunda pimenta mais forte do mundo

Pimenta mais forte do mundo, qual é? Conheça outros tipos famosos
Fonte: Dr Curioso

Primeiramente, a Trinidad Scorpion Butch T ocupava o topo da lista de pimentas mais fortes do mundo até o surgimento da Carolina Reaper. Desse modo, também foi criada nos Estados Unidos e, de acordo com testes, poderia alcançar até 1.463 milhões na Escala de Scoville.

2) Komodo Dragon Chilli Pepper, a terceira pimenta mais forte do mundo

Pimenta mais forte do mundo, qual é? Conheça outros tipos famosos
Fonte: PepperScale

Logo em seguida, a pimenta Komodo Dragon Chilli Pepper entra na competição de ardência e pungência. Nesse sentido, foi criada no Reino Unido e tem uma variação entre 1,4 milhões e 2,2 milhões na Escala de Scoville. Desse modo, equivale a 29 malaguetas, em comparação.

3) Trinidad Moruga Scorpion

Pimenta mais forte do mundo, qual é? Conheça outros tipos famosos
Fonte: Dr. Curioso

Apesar do pódio, existem outras pimentas que entram na lista de pimentas mais fortes do mundo. Nesse sentido, a Trinidad Moruga Scorpion faz parte da competição, principalmente por ter entre 1,2 milhões e 2 milhões na escala.

Porém, essa espécie faz parte do agrupamento escorpião, que recebe esse nome por causa do formato caudal na ponta de cada pimenta. Além disso, o nome está associado à ardência, e também à cidade de origem, pois surgiu em Trinidad, na Espanha.

4) Trinidad Scorpion Chocolate, a pimenta mais ardida do mundo em cor de chocolate

Pimenta mais forte do mundo, qual é? Conheça outros tipos famosos
Fonte: Asklepios Seeds

Também de origem e característica semelhante à anterior, essa pimenta divide a posição com a Trinidad Moruga Scorpion em alguns testes. Sobretudo, a taxa de ardência está entre 1,2 milhões e 2 milhões na escala. Além disso, recebe o nome chocolate por ter cor amarronzada.

5) 7 Pot Douglah

Pimenta mais forte do mundo, qual é? Conheça outros tipos famosos
Fonte: Amazon

Apesar do nome engraçado, essa designação serve para classificar essa pimenta na raça 7 Pot. Sendo assim, Douglah é como se fosse o primeiro nome, enquanto o que vem antes é o sobrenome dessa pimenta mais forte do mundo.

Desse modo, essa espécie também foi criada em Trindade e Tobago, na Espanha. Além disso, apresenta uma ardência correspondente à 24 malaguetas, tendo entre 923 mil a 1,8 milhões na escala. Por fim, ainda apresenta um tom avermelhado escuro, o que a faz ser chamada de 7 Pot Douglah-Chocolate em alguns lugares.

6) Naga Morich

Pimenta mais forte do mundo, qual é? Conheça outros tipos famosos
Fonte: Dr. Curioso

Acima de tudo, essa espécie da Índia costuma ser consumida quando está verde, sendo um aperitivo comum no país. Porém, ainda nesse estado ela já demanda um nível de tolerância mais apurado, principalmente por ter entre um milhão e um milhão e meio na escala. Nesse sentido, entre as pimentsa mais forte do mundo, a Naga Morich tem equivalência de 20 malaguetas.

7) Ghost Pepper

Fotografia de uma Ghost Pepper para ilustração do item
Fonte: Dr. Curioso

Sobretudo, a Ghost Pepper ficou conhecida por receber o título de pimenta mais forte do mundo em 2007. Nesse sentido, mediu 1,04 milhões na Escala de Scoville.

Porém, seu nome oficial é Bhut Jolokia, sendo original da Índia. Apesar disso, recebeu um apelido que a popularizou em outros países, ao ponto de que ela acabou sendo usada para criar a Carolina Reaper.

8) Naga Viper

Fotografia de uma Naga Viper para ilustração do item
Fonte: Dr. Curioso

Apesar de ter um nome semelhante à anterior, a Naga Viper é original do Reino Unido. Curiosamente, foi construída a partir do cruzamento laboratorial de outras três pimentas muito fortes. No geral, a própria Naga Morich faz parte da composição, assim como a Ghost Peper e a Trinidad Moruga Scorpion.

Sendo assim, essa pimenta apresenta grande ardência, como as outras pimentas mais fortes do mundo. Em resumo, tende a registrar entre 900 mil e 1,3 milhões na escala, o que equivale a 18 malaguetas.

9)  7 Pot Bubblegum

Fotografia de uma 7 Pot Bubblegum para ilustração do item
Fonte: Amazon

Também do agrupamento 7 Pot, essa espécie recebe o nome de chiclete por causa da sua tonalidade e formato. No entanto, apesar da cor vermelho intensa essa é uma espécie com tanta ardência quanto suas similares. Em resumo, a pimenta criada no Reino Unido equivale a 13 malaguetas, alcançando até um milhão de unidades na escala.

10) Red Savina Habanero, a última dentre as pimentas mais fortes do mundo

Fotografia de uma Savina Vermelha para ilustração do item
Fonte: Dr. Curioso

Comumente, a Red Savina Habanero é encontrada no Brasil como Savina Vermelha. Porém, essa é uma espécie importada da Califórnia, tendo sido criada no ínicio de 1990.

Ainda que tenha somente 246.556 unidades Scoville, essa espécie tem ardência e pungência intensa. No geral, equivale a quatro vezes a ardência da malagueta tradicional.

E aí, gostou de conhecer as pimentas mais fortes do mundo? Então leia sobre Ervas aromáticas – Espécies mais populares e como utilizá-las.

Fontes: Sabor das Índias | Sabor Club | Maiores e Melhores | Dr. Curioso

Imagens: Dr. Curioso | Amazon | Asklepsios Seeds | Pepper Scale | LPP AM

More in Fatos&Fatos.com