Países menos visitados do mundo – Quais são eles?

França, Estados Unidos e Itália certamente são alguns dos países que mais recebem turistas ao longo do ano. Mas você sabe quais os países e territórios ultramarinos são os menos visitados do mundo? Antes de listá-los é preciso entender que o turismo impacta positivamente várias áreas como mercado, a economia, a segurança, a proteção ambiental e a preservação cultural.

Todavia, em alguns países o número de chegadas de turistas internacionais quase não teve crescimento como por exemplo pequenas nações da África, Ásia, Oceania e até mesmo da Europa. Os dados para organização deste ranking são apontados pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO, na sigla em inglês). A UNWTO divulga anualmente um levantamento listado quais países são os menos visitados por turistas estrangeiros no planeta.

Países menos visitados da Europa

Países menos visitados do mundo: quais são eles?
Fonte: Freepik

San Marino

A nação menos visitada da Europa é San Marino. Apesar de suas belezas e atrativos naturais o país recebe menos de 100 mil visitantes por ano. Todavia, vale destacar seus encantos que incluem um centro histórico, que remonta ao século XIII, com torres de fortificação, muros, portões e bastiões. Ademais, outras atrações são a basílica neoclássica do século XIX e a Piazza della Libertà, ambos declarados como Patrimônios da Humanidade pela UNESCO em 2008, junto com o Monte Titano, sobre o qual estão assentados.

Liechtenstein

O segundo país menos visitado da Europa de acordo com a Organização das Nações Unidas para o Turismo (OMT), é Liechtenstein. O país localizado em faixa alemã entre a Áustria e a Suíça tem paisagens montanhosas estonteantes, adequadas para caminhadas, mountain bike e esportes de inverno, além do Castelo de Vaduz, uma fortaleza do século XII. Ademais, a capital homônima tem uma bela galeria de arte contemporânea e um museu postal.

Moldávia

A Moldávia foi considerada o terceiro país menos visitado da Europa. Assim, esta antiga república soviética localizada entre a Romênia e a Ucrânia, cuja capital é Chișinău, tem fortalezas medievais, fortificações romanas e um sítio arqueológico com escavações que mostram edifícios que datam da era paleolítica.

Países menos visitados da Ásia

Países menos visitados do mundo: quais são eles?
Fonte: Freepik

Bangladesh

Apesar de ser um dos países mais densamente povoados, Bangladesh é um dos menos visitados do mundo. Frequentemente atingindo por inundações, Bangladesh sofre de grande pobreza, mas o turismo de pequena escala existe na forma de caminhadas e visitas às suas plantações de chá. Ademais, os poucos turistas também visitam o lar do Budista Vihara (mosteiro), Patrimônio Mundial da UNESCO, em Paharpur.

Brunei

Brunei é um pequeno país na ilha de Bornéu é o lar de uma exuberante floresta tropical, incluindo o Parque Nacional Ulu Temburong, onde animais exóticos podem ser vistos. Ademais, o país é também o lar de uma arquitetura islâmica surpreendente, incluindo a mesquita do sultão Omar Ali Saifuddin.

Butão

O Butão é considerado o país da felicidade, ou seja, é o único país do mundo que mede a produção pela Felicidade Interna Bruta, onde mais de 90% de sua população afirma estar contente. Além dessa característica curiosa, a nação é cercada por vales e campos onde as plantações ainda são cultivadas por arados, bois e foices.

Seu baixo número de visitantes pode ser devido à dificuldade de acesso (apenas alguns pilotos são qualificados para pousar em seu aeroporto precariamente localizado), bem como a uma infraestrutura relativamente subdesenvolvida.

Países menos visitados da Oceania

Fonte: Freepik

Ilhas Marshall

Com cerca de 6.000 visitantes por ano, as Ilhas Marshall estão em sétimo lugar na lista dos países menos visitados do mundo. A fim de proteger a vida no oceano, em 2011 o governo da República da Ilha Marshall declarou uma parcela de território marítimo será destinado para o santuário de tubarões, tornando-se o maior santuário de tubarões do mundo.

Kiribati

Kiribati é uma nação extremamente isolada geograficamente que recebe cerca de 4000 visitantes por ano. Assim, o Kiribati ocupa o quarto lugar na lista dos países menos visitados do mundo.

A população local de Kiribati é extremamente extrovertida e amigável por natureza. Você pode ter a oportunidade de participar de algumas atividades culturais locais e vivenciar a vida do Kiribati. Todavia, o local tem forte herança cultural além de uma população bastante acolhedora. Ademais, o Kiribati é conhecido pelo maior ilha de coral do mundo e um dos destinos dos sonhos para mergulhadores de alto mar.

Nauru (ilha no Oceano Pacífico)

Antigamente conhecida como Ilha Pleasant e oficialmente chamada de República de Nauru, este é um dos menores países situado no meio do oceano pacífico, além de ser um dos menos visitados do mundo

Com uma população de aproximadamente 10.800 habitantes, Nauru possui o título de terceiro menor país do mundo depois da Cidade do Vaticano e de Mônaco. Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão ocupou Nauru, que se tornou independente em 1968.

O país já foi conhecido por seus depósitos de fosfato, mas atualmente as reservas estão quase esgotadas. Ademais, Nauru tem uma taxa de alfabetização de 96%, contudo o país tem o nível mais alto de diabetes tipo 2 do mundo, com mais de 40% da população afetada, além de serem uma das nações com maior número de obesos do planeta.

Tuvalu

Tuvalu é outro país da Oceania extremamente remoto, localizado no oceano Pacífico entre o Havaí e a Austrália. De acordo com a OMT, Tuvalu recebe cerca de 2.000 turistas anualmente e coloca-se no Top 5 do ranking de países menos visitados do mundo. Acredita-se que a localização e a acessibilidade limitada do país são os principais motivos para obter um baixo desenvolvimento no turismo.

Países menos visitados da África

Países menos visitados do mundo: quais são eles?
Fonte: Freepik

Somália

Oficialmente conhecido como República Federal da Somália, o país era muito receptivo ao turista até o início da guerra civil no início dos anos 1990. Contudo, muitos alertas têm sido emitidos aos turistas, de tempos em tempos, devido a conflitos armados entre o governo e os grupos terroristas ativos. Dessa forma, com menos de 1000 turistas por ano, a Somália é também um dos países menos visitados do mundo.

Apesar disso, a Somália é conhecida por seus locais históricos, inúmeras praias, enormes cachoeiras, cadeias de montanhas e parques nacionais. O país também abriga o litoral, um dos mais longos do continente africano.

Sudão do Sul

O Sudão do Sul é o mais novo país do mundo, que foi separado do Sudão em 2011, sendo Juba sua maior cidade e também a capital desta nação. Com quase 6000 visitantes por ano, o Sudão do Sul também integra a lista dos países menos visitados do mundo.

Desse modo, o território é o lar de pessoas de diferentes religiões (incluindo muçulmanos, cristãos e animistas). Embora o Sudão do Sul tenha sofrido por muitos anos com violentas guerras civis, juntamente com algumas políticas pobres, ele é bastante elogiado por sua hospitalidade.

Guiné Equatorial

Com uma população de pouco mais de um milhão de habitantes, a Guiné Equatorial é o único estado africano que tem o espanhol como língua oficial. Assim, de acordo com a OMT país registra cerca de 5.500 visitantes por ano.

O país está dividido em região insular e região continental. Desse modo, a região insular consiste em uma das ilhas mais populares de Bioko e uma ilha vulcânica chamada Annobon. No entanto, a indústria do turismo neste estado africano está em grande parte subdesenvolvida, pois o país passou muitos anos de isolamento internacional.

Países menos visitados das Américas

Fonte: Freepik

Dominica (ilha no Mar do Caribe)

Umas das ilhas mais esquecidas do mundo fica localizada na América do Norte e conta com nove vulcões ativos. No entanto, apesar da paisagem vulcânica atrair muitos viajantes aventureiros nos últimos anos, o território é considerado um dos menos visitados do mundo.

Guiana Francesa

O destino menos visitado na América do Sul, à frente da Guiana e do Suriname é este Território Ultramarino Francês. Sua capital, Caiena, é reconhecidamente francesa em sua cultura de café e culinária, mas a gastronomia vietnamita e chinesa também são oferecidas no local. A arquitetura da cidade também é atrativa com muitos edifícios de madeira ainda de pé.

São Vicente e Granadinas

Da mesma cadeia de ilhas de Aruba, Antígua e Barbados, este arquipélago é um atrativo turístico completo com sol, areia e salsa. Apesar das paisagens incríveis, essas ilhas foram negligenciadas por muito tempo e por este motivo faz parte da lista de países menos visitados do mundo. Todavia, o turismo deficiente também resulta em um recanto intocado raro nesta faixa de mar.

Se gostou de saber quais os países menos visitados do mundo, leia mais sobre a Tailândia, o que você precisa saber? O que evitar e ilhas populares

Fontes: Volta ao Mundo, Uol, Skyscanner

Fotos: Freepik, Pinterest

More in Fatos&Fatos.com