OTAN: o que é a Organização e como ela opera

Se você está acompanhando as notícias do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, já deve ter ouvido falar da OTAN e do seu papel na região. Contudo, as suas atividades não se restringem somente ao apoio militar e bélico. Há inúmeras iniciativas conduzidas que são de cunho político desde o final da Segunda Guerra Mundial até as tensões atuais na Europa.

Além de apresentar o que é essa organização vamos discutir o seu papel no decorrer dos seus 72 anos de atuação. Preste atenção!

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O que é a OTAN?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte é baseada em um tratado assinado em 1949. Na época, seu objetivo era criar um sistema de defesa coletiva no qual os países membros ofereceriam proteção em caso de ataque a qualquer um dos participantes por entidades externas.

Sua oficialização aconteceu no dia 4 de abril, porém tratados semelhantes já estavam sendo negociados desde o final do conflito da Segunda Guerra. Os tratados de Dunkirk e de Bruxelas tinham o objetivo criar uma aliança como possíveis ataques da União Soviética.

Mais tarde, essa aliança passou a incluir a América do Norte, fazendo com que o Canadá e os Estados Unidos se juntassem aos membros fundadores, sendo eles: França, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Portugal, Itália, Noruega e Dinamarca.

Como a OTAN opera?

A primeira missão da OTAN era minimizar a capacidade militar em todo o continente europeu, principalmente quando a ameaça de um conflito nuclear ainda era bastante presente. Esse objetivo permaneceu como foco da organização enquanto a sua atuação se expandia para os países do centro e leste europeu que conquistaram a independência da União Soviética.

Reunião do Conselho do Atlântico Norte em fevereiro de 2022. (Fonte: OTAN)Reunião do Conselho do Atlântico Norte em fevereiro de 2022. (Fonte: OTAN)

As intervenções militares começaram a acontecer somente após a queda do Muro de Berlim e, mais tarde com a unificação da Alemanha. Esse período marcou ações na Bósnia e, posteriormente, na Iugoslávia. Outro momento importante foi após o atentado do 11 de setembro, no qual a OTAN foi convocada para atuar no Afeganistão enviando tropas para a região.

Qual é o contexto atual da OTAN?

O conflito com a Ucrânia não é a ocorrência mais recente em que a Rússia se torna alvo de condenação dos demais membros. Com a anexação da Crimeia em 2014, uma força com 5000 tropas foi criada e os países integrantes se comprometeram a gastar 2% do PIB para subsidiar os gastos com defesa.

Enquanto a Ucrânia manifesta o seu interesse de fazer parte da OTAN, a Rússia é contra esse plano, pois possibilitaria que as tropas da organização avançassem até a fronteira de seu território.

Além do seu papel militar, a OTAN tem o papel político de disseminar valores democráticos para resolver problemas e evitar conflitos. Essa é a missão e vontade coletiva dos 30 países que fazem parte da organização e que cooperam ativamente para promover esse compromisso.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.