Os 5 acidentes mais brutais ocorridos em parques de diversão

Os 5 acidentes mais brutais ocorridos em parques de diversão

Qualquer pessoa em sã consciência que ouça falar em parques de diversão associa a informação com alegria, lazer e êxtase. Entretanto, vez ou outra, mesmo esses lugares de felicidade são palco de tragédias brutais. Afinal de contas, como em qualquer outro canto do mundo, também estão sujeitos a acontecimentos que fogem ao nosso controle.

E foi pensando nisso que reviramos a história atrás dos mais terríveis acidentes ocorridos dentro de parques de diversão em todo o mundo. Os selecionados não necessariamente foram os mais mortíferos. Nosso critério considerou a repercussão do fato, e o impacto da tragédia no fortalecimento da segurança dos brinquedos. Confira.

1. Trem Fantasma, Luna Park Sydney (Austrália)

(Fonte: YouTube/Reprodução)(Fonte: YouTube/Reprodução)

Muitos parques de diversão tem no trem fantasma uma de suas principais atrações, quando não a principal. Porém, para os visitantes do Luna Park em Sydney, na Austrália, a noite de 9 de junho de 1979 não é de boas lembranças. Naquele dia, um incêndio tomou conta do trem fantasma do parque, vitimando sete pessoas, seis delas crianças.

Por falhas no sistema de segurança do Luna Park, não foi possível controlar o fogo a tempo dos bombeiros chegarem. Em um dos carros da atração, o condutor, John Godson, seus dois filhos e outros quatro estudantes do ensino médio ficaram presos, morrendo queimados.

As investigações nunca descobriram as reais causas do incêndio, mas uma teoria recente sugere que poderia se tratar de um ato criminoso. Existe até uma recompensa de US$ 1 milhão para quem for capaz de fornecer informações que levem aos culpados.

2. The Big Dipper, Battersea Park Fun Fair (Inglaterra)

(Fonte: YouTube/Reprodução)(Fonte: YouTube/Reprodução)

Um dos mais brutais acidentes envolvendo montanhas-russas ocorreu em Londres. O Battersea Park Fun Fair foi um parque de diversão construído no centro do Battersea Park, uma extensa área verde localizado ao sul do rio Tamisa, na capital inglesa.

Em abril de 1972, uma de suas principais atrações, a The Big Dipper, foi palco de uma tragédia que vitimou cinco crianças, além de deixar outras treze feridas. Uma falha mecânica fez com que um dos carros do trem fosse arremessado para trás, após se romper durante a primeira inclinação da montanha-russa.

A atração foi encerrada de imediato, enquanto o parque resistiu até 1974, sendo fechado e seus brinquedos vendidos.

3. Castelo Assombrado, Six Flags Great Adventure (Estados Unidos)

(Fonte: YouTube/Reprodução)(Fonte: YouTube/Reprodução)

O Castelo Assombrado foi uma das mais concorridas atrações do Six Flags Great Adventure, um dos principais parques de diversão nos Estados Unidos. Em maio de 1984, quando completava 10 anos de existência, um terrível incêndio tomou conta do brinquedo, matando oito adolescentes, incluindo quatro estudantes de uma escola pública de Nova York.

À época, muita controvérsia foi gerada a respeito das políticas de segurança dos parques no país. A tragédia serviu para que novas leis de segurança contra incêndio fossem aprovadas para casas noturnas e parques de diversões que tivessem atrações que envolvessem ausência de luz.

4. Discovery, Parque de Diversões Amrapali (Índia)

(Fonte: YouTube/Reprodução)(Fonte: YouTube/Reprodução)

Com a chegada das redes sociais e a popularização dos dispositivos móveis, muitos acidentes passaram a ser filmados. No caso dos parques de diversão, um espantoso acidente ocorrido na Índia, em 2019, foi compartilhado quase instantaneamente no Twitter.

No Parque de Diversões Amrapali, a atração chamada Discovery quebrou no meio da brincadeira. Dois homens morreram na hora e outras 27 ficaram feridas. A equipe do parque não forneceu nenhuma explicação para o colapso do brinquedo.

5. Orlando Free Fall, no ICON Park (Estados Unidos)

(Fonte: YouTube/Reprodução)(Fonte: YouTube/Reprodução)

Este é um caso super recente, já que o ICON Park é um parque de diversões inaugurado apenas em 2015. A Orlando Free Fall é uma torre no estilo elevador que faz uma queda livre repentina a uma altura de mais de 130 metros.

Em março deste ano, o jovem Tire Sampson, de apenas 14 anos, morreu enquanto estava na atração. O sensor de segurança de seu assento foi regulado de maneira equivocada, fazendo com que estivesse largo no corpo do rapaz, que escorregou e caiu, sem chance de ser resgatado com vida.