Os 12 deuses mais importantes do Olimpo

Toda a fascinante mitologia grega se centraliza nos deuses que viviam no topo do Monte Olimpo, localizado no ponto mais alto da Grécia. Este grupo é formado por 12 divindades que governavam o país depois que, segundo a crença, Zeus derrotou os Titãs. Desde então, sua família (esposa, filhos e irmãos) passou a habitar e reinar no local.

Vale lembrar que estes não são os únicos deuses da mitologia grega. Por exemplo, Hades, o irmão de Zeus que habita o submundo, não é incluído na lista porque não vivia no Olimpo, e sim sobre a superfície da terra, onde governava os mortos. Conheça um pouco da vida e da história dos deuses do Olimpo.

1. Zeus

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O mais importante de todos os deuses do Olimpo, Zeus é considerado uma divindade suprema e muitas vezes é referido como o Pai. Filho de Cronos e Reia, Zeus assumiu o poder após fazer seu pai vomitar seus cinco irmãos, que ele engolira para evitar ser destronado. Ele é casado com Hera, embora seja infiel no casamento: tem filhos deuses e semideuses espalhados por toda a Grécia.

2. Hera

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A mulher de Zeus é também sua irmã — ela é uma dos cinco filhos engolidos por Cronos. Hera é conhecida como a deusa do casamento, da família e protetora das mulheres durante o parto. Mesmo sendo fiel a Zeus, era famosa por ser ciumenta e vingativa. Justamente por isso, há várias histórias de tramas diabólicas criadas por ela para prejudicar as amantes do marido e seus filhos ilegítimos. 

3. Atena

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Também chamada de Palas Atenas, é a deusa da sabedoria e da justiça. É tida como a filha mais próxima de Zeus — a lenda diz que ela teria saído da cabeça do pai. Protetora, Atenas já nasceu adulta e armada com um escudo e um capacete. A cidade de Atenas foi batizada em sua homenagem.

4. Apolo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Apolo é um dos mais temidos dos deuses gregos, por conta de sua força e sua coragem ainda que ele fosse um grande apreciador da arte e da música, especialmente da lira. Ele é filho de Zeus com a deusa Leto, e tem uma irmã gêmea, Artemis.

5. Artemis

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A irmã gêmea de Apolo é a deusa da caça, da natureza selvagem e da castidade — por isso, costuma ser representada ao lado de um animal. Artemis permaneceu sempre virgem, nunca se casou e não teve filhos.

6. Poseidon

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Poseidon é outro dos irmãos salvos por Zeus da barriga do pai Cronos. Na divisão entre os irmãos, Poseidon ficou responsável por reinar sobre os mares, as tempestades e os terremotos — o que se reflete no seu comportamento sempre violento e instável.

7. Ares

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Filho de Zeus e Hera, Ares é tido como o deus da guerra e é extremamente violento — por isso, era malquisto até por seus pais. Ainda assim era o mais feroz combatente da Grécia. É conhecido também por seu caso ardente com Afrodite, enquanto ela era casada com Hefesto.

8. Afrodite

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A deusa da beleza e do amor nasceu das espumas das ondas do mar na ilha de Chipre. Afrodite é filha de Zeus com uma amante, a titã Dione. Sua beleza é tão estonteante que todos os homens se apaixonam por ela. Conquistadora, teve inúmeros casos e até um filho com seu amante, Ares: o famoso Cupido, conhecido por atirar flechas que conseguiam fazer os outros se apaixonarem.

9. Deméter

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Deméter, a deusa da fertilidade e da agricultura, é mais uma entre os irmãos salvos por Zeus. No entanto, Zeus foi também seu amante e é pai de sua filha, Perséfone. Sua história mais marcante envolve o “rapto” de Perséfone pelo deus Hades, que a levou ao submundo para que se casasse com ele. 

Desconsolada, Deméter fez com que a terra parasse de germinar e a vida natural morresse. A solução encontrada por Zeus para resolver o problema foi negociar com seu irmão Hades: Perséfone passaria a morar metade do ano com seu marido, no submundo, e metade do ano na terra, com sua mãe.

10. Dioniso

(Fonte: Greek Boston)(Fonte: Greek Boston)

Este filho de Zeus, conhecido como o deus do vinho, era menosprezado por seus irmãos porque sua mãe, Sêmele, era mortal. Por ciúmes, Hera matou Sêmele, que estava grávida, por meio de um susto que a fez explodir. Zeus salvou o filho costurando-o em sua coxa. Dioniso também é associado ao teatro, às festividades e aos prazeres sexuais.

11. Hermes

(Fonte: Fine Art America)(Fonte: Fine Art America)

Hermes é conhecido como o deus mensageiro, capaz de fazer negociações e levar recados — por isso, é associado ao comércio. Costuma ser representado com um capacete alado. Filho de Zeus, é considerado seu braço direito.

12. Hefesto

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Hefesto é tido como o mais feio de todos os deuses. Por conta de sua aparência, sua mãe, Hera, teria o jogado no mar. Ele rege o fogo e o metal, e trabalha como ferreiro responsável pela produção das armas de todos os deuses.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.