fbpx

Origem do pão de queijo – História da popular receita mineira

O pão de queijo é uma prato popular, principalmente nas mesas mineiras do Brasil. Entretanto, a origem do pão de queijo vai além da massa elástica e o recheio de queijo.

No geral, a história desse lanche esperto é conhecida por poucas pessoas, pois está datada no Brasil do século XVII. Apesar disso, é um prato que se difundiu rapidamente de Minas Gerais para as cozinhas do país inteiro, mas também de outros lugares do mundo.

Assim, conhecer a origem do pão de queijo envolve voltar um pouco no tempo. Desse modo, essa história ainda envolve elementos culturais associados à simplicidade dos ingredientes da receita.

História e origem do pão de queijo

Apesar de não haver registros específicos sobre a origem do pão de queijo, esse prato surgiu no período do Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Em outras palavras, a história desse prato popular se inicia no estado mineiro durante o século XVIII.

Nesse período, o polvilho era o principal substituto da farinha de trigo, principalmente por questão da qualidade. Assim, a mistura do produto oriundo da mandioca e trazido pelos portugueses deu origem ao pão de queijo.

No geral, a receita incluía sobras de queijo, ovos e leite, ingredientes  de fácil acesso às diferentes camadas da sociedade. Em seguida, a massa era enrolada e assada, chegando ao formato final conhecido atualmente.

Entretanto, existem outras versões da origem do pão de queijo que dizem que esse prato surgiu durante o período da escravidão. Por essa perspectiva, teriam sido os próprios escravos que iniciaram a tradição do pão de queijo ao misturar a mandioca batida com ovos e leite, adicionando o queijo para agregar sabor à massa.

Origem do pão de queijo - história desse prato popular mineiro
Fonte: Pão de Queijo & Cia

Como esse prato se popularizou?

Mas como esse prato saiu de Minas Gerais para o mundo? No geral, esse processo se deu por meio da adaptação da receita. Ainda que não haja um documento da receita original, são diversas as receitas e tradições relacionadas ao pão de queijo.

Porém, é comum associar a popularização às vendas iniciadas pela mineira Arthêmia Chaves Carneiro, que hoje é o rosto da marca Casa do Pão de Queijo. Basicamente, ela iniciou a disseminação da receita e a venda de pão de queijo no estado durante a década de 60, expandindo não só o conhecimento como o acesso ao prato.

Nesse sentido, o pão de queijo foi sendo adaptado por cada família e eventualmente viajou o mundo junto com as pessoas. Em especial, devido à migração interna e chegada dos europeus no país durante o século XIX. Desse modo, outros ingredientes dessas culturas específicas foram sendo adicionadas à receita até que surgissem novas variações.

Apesar disso, a origem do pão de queijo e seus desdobramentos conta com algumas características comuns. Ou seja, mesmo que se use polvilho doce no lugar do azedo, adicione linguiça calabresa e até pimenta, o pão de queijo costuma ser feito com ingredientes frescos.

Origem do pão de queijo - história desse prato popular mineiro
Fontes: Sabores Ajinomoto

Todo pão de queijo é igual?

Estima-se que mais de cinquenta países do mundo importam o pão de queijo, entre eles estão Portugal, Itália e até o Japão. Sendo assim, é impossível afirmar que a receita original permanece a mesma, ou que todo pão de queijo é igual.

Ainda que exista toda uma discussão sobre o que é um “pão de queijo de verdade”, a própria origem desse prato mostra como existem variações de acordo com os ingredientes disponíveis. Desse modo, é importante considerar que cada cultura agregou uma característica ao prato.

Nesse sentido, pode-se encontrar no mundo receitas que tem a base semelhante ao pão de queijo, mas que levam outros nomes. Por exemplo, o pandebono da Colômbia e o pan de yuca, da Argentina.

Apesar da receita, variações e sabores, o pão de queijo surgiu como um prato para reunir pessoas e encher o estômago. Felizmente, essa tradição continua existindo em diferentes lugares do mundo. Em Minas Gerais, por exemplo, é comum que se convide pessoas para um café com pão de queijo.

E aí, gostou de conhecer a origem do pão de queijo? Então leia sobre

Fontes: Massa Madre | Delimassa Alimentos | PifPaf

Imagens: Vovó Palmirinha | Pão de Queijo & Cia | Sabores Ajinomoto

More in Fatos&Fatos.com