fbpx

Ordem certa de Velozes e Furiosos – Entenda a cronologia da franquia

O filme Velozes e Furiosos 9, o mais novo lançamento da franquia, tem previsão de lançamento nos cinemas brasileiros em 24 de junho de 2021. Em suma, o longa vem dando continuidade às corridas eletrizantes da equipe de amigos liderada por Dominic Toretto (Vin Diesel). Além de trazer os personagens carismáticos que conquistaram o público ao longo da saga. Enquanto isso, no exterior a estreia do filme já arrecadou mais de US$ 160 milhões de dólares, um verdadeiro sucesso de bilheterias. No entanto, para aqueles que vão entrar nesse universo pela primeira vez, podem ter certa dificuldade em entender a ordem certa de Velozes e Furiosos.

Pois, a ordem cronológica dos enredos dos filmes não é a mesma da ordem de lançamento. Enfim, a franquia é um grande sucesso mundial e conta com 9 filmes.

No entanto, além dos filmes, a saga também conta com uma série de animação infantil, Velozes & Furiosos – Espiões do Asfalto, lançada em 2019 pela Netflix. Dessa forma, a animação traz a história de Tony Toretto, um jovem piloto que junto dos seus amigos atua como agente infiltrado em uma corrida de rua ilegal. Além disso, faz parte do projeto, o lançamento de mais dois filmes para encerrar a franquia. Então, se você pretende começar a maratonar os filmes da saga, segue a ordem correta de Velozes e Furiosos.

Ordem certa de Velozes e Furiosos: como começar

Velozes e Furiosos (2001)

Pinterest

Começando com a ordem certa de Velozes e Furiosos, temos o primeiro filme da franquia que estreou em 28 de setembro de 2001. Em suma, a trama de Velozes e Furiosos gira em torno do policial Brian O´Connor (Paul Walker), que se infiltra nas corridas de carros ilegais para prender o criminoso Dominic Toretto. Entretanto, tudo muda quando Brian se apaixona pela irmã de Dom e pelas corridas, além das amizades que faz. Por fim, você pode assistir ao primeiro filme no Telecine Play ou no NOW.

Prelúdio para +Velozes +Furiosos (2003)

Metrópoles

Em 3 de junho de 2003, um curta-metragem de seis minutos foi incluído no DVD da edição especial de +Velozes +Furiosos. No entanto, não é essencial assistir, mas, para seguir a ordem certa de Velozes e Furiosos é interessante. Pois, o curta liga ao primeiro filme, mostrando Brian como um fugitivo procurado pelo FBI por ter permitido que Dominic fugisse, finalizando com Brian viajando para Miami. Enfim, é um curta muito legal, que vai agradar aos fãs da franquia.

+ Velozes + Furiosos (2003)

Mtrópoles

Com o sucesso do primeiro filme, a sequência muito aguardada pelos fãs foi lançada em 13 de junho de 2003. Dessa forma, o segundo filme na ordem certa de Velozes e Furiosos traz o ex-policial Brian O’ Connor se juntando com seu ex-colega Roman Pearce (Tyrese Gibson). Com o objetivo de capturar o traficante de drogas Carter Verone (Cole Hauser), com a ajuda da agente secreta do Serviço de Alfândega dos EUA, Mônica Fuentes (Eva Mendes). Enfim, assim como o primeiro, o longa foi um sucesso, faturando mais de 230 milhões de dólares e pode ser assistido no Telecine Play.

Los Bandoleros (2009)

MovieFit

O segundo curta-metragem da franquia foi lançado em 28 de julho de 2009, tendo cerca de 20 minutos e, traz conteúdo inédito, que ajuda a manter a ordem certa de Velozes e Furiosos. Em suma, o curta conta em detalhes os eventos que antecedem o quarto filme da saga, inclusive, podemos ver o retorno de Dominic Toretto, que foragido, vive na República Dominicana.

Velozes & Furiosos 4 (2009)

Clube Cinema

Seguindo a ordem certa de Velozes e Furiosos, vamos para o quarto filme da franquia, lançado em 3 de abril de 2009. Em suma, a trama reúne novamente Brian e Dominic, após ele ter andado foragido da polícia, durante 5 anos. Inicialmente, a ação acontece na República Dominicana, mas, devido aos acontecimentos Dom é obrigado a retornar aos Estados Unidos. Por fim, Dom acaba sendo preso pelo FBI e condenado a 25 anos de prisão. No entanto, Brian e seus amigos interceptam o carro que levava Dom para a prisão. Por fim, você pode assistir no Telecine Play e no NOW.

Velozes & Furiosos 5: Operação Rio (2011)

Cine Pop

Em 15 de abril de 2011 o quinto filme da franquia era lançado, reunindo todos os personagens principais na cidade do Rio de Janeiro. Onde se escondiam do FBI, por ter liberado Dominic da prisão. Ademais, em Velozes e Furiosos 5, o personagem Luke Hobbs (Dwayne Johnson) um agente do FBI enviado para capturar Dom e Brian é introduzido na saga. No entanto, os três acabam se juntando a agente Elena Neves (Elsa Pataky) para derrubar o barão do crime Hernan Reyes (Joaquim de Almeida). Enfim, o filme está disponível no Telecine Play e no NOW.

Velozes & Furiosos 6 (2013)

Portal OverTube

Na ordem certa de Velozes e Furiosos, chegamos ao sexto filme da franquia, lançado em 23 de maio de 2013. Inicialmente, toda equipe as missão no Brasil está vivendo feliz e pacificamente, curtindo os lucros da missão. Ademais, Brian e Mia (Jordana Brewster) têm um filho chamado Jack, Dom e Elena estão juntos, assim como Hans (Sung Kang) e Gisele (Gal Gadot). Enquanto que Roman e Tej (Ludacris) vivem uma vida de luxo.

Em suma, o agente Luke Hobbs atrapalha a paz dos personagens, ao convencer Dom a ajudá-lo a capturar um ex-soldado de operações especiais, Owen Shaw (Luke Evans). Enfim, Dom e sua equipe aceitam desde que suas fichas sejam limpas e possam retornar aos Estados Unidos. No final do filme, Han aparece em Tóquio, uma referência ao filme de 2006. O sexto filme da saga está disponível no Telecine Play e no NOW.

Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

Clube Cinema

Apesar de ter sido lançado em 11 de agosto de 2006, para seguir a ordem certa de Velozes e Furiosos, o terceiro filme da franquia deve ser assistido após o sexto. Ademais, dos personagens principais da saga, apenas Han participa do longa. Em suma, a trama gira em torno de um estudante norte-americano chamado Sean Boswell (Lucas Black), que decide morar em Tóquio para evitar ser preso por ter participado de corridas de rua. Entretanto, Sean conhece Han e se envolve em corridas de drift, sendo nomeado o novo rei do drift de Tóquio. Por fim, o filme termina com uma breve participação e Dominic desafiando Sean para uma corrida, o filme está disponível no Telecine Play e no NOW.

Velozes & Furiosos 7 (2015)

Cine Pop

Seguindo a ordem certa de Velozes e Furiosos, o sétimo filme da franquia foi lançado em 2 de abril de 2015. Em suma, a trama se desenrola quando Deckard Shaw (Jason Statham) aparece para vingar seu irmão Owen Shaw, que por culpa de Dominic e sua equipe em Velozes e Furiosos 6, se encontra em coma.

Com a participação de Hobbs, o filme tem muita ação e pancadaria, terminando com os personagens de volta aos Estados Unidos, reunidos na praia. Além de Brian se aposentando da equipe para viver tranquilo com Mia e seu filho. Ademais, o filme está disponível no Telecine Play e no NOW.

Velozes & Furiosos 8 (2017)

MovieFit

Continuando com a ordem certa de Velozes e Furiosos, o oitavo filme da franquia chegou aos cinemas em 13 de abril de 2017. Diferente dos filmes anteriores, nesse Dom é coagido a trabalhar para a ciberterrorista Cipher (Charlize Theron), sendo obrigado a enfrentar sua própria família e amigos. Como resultado, temos um dos filmes com mais ação de toda a franquia, além de ser fundamental para o lançamento do spin-off Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw. Enfim, o oitavo filme de Velozes e Furiosos está disponível no Telecine Play.

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)

Cine Pop

Para seguir a ordem certa de Velozes e Furiosos, antes de assistir ao nono filme da franquia, você deve assistir o primeiro spin-off da saga, Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw. Em suma, lançado em 1 de agosto de 2019, a história é focada exclusivamente em Luke Hobbs e Deckard Shaw. Que juntos tentam impedir o terrorista cibernético Brixton Lore (Idris Elba) e o vírus mortal em seu poder. Ademais, o longa está disponível no Telecine Play.

Velozes & Furiosos 9 (2021)

Cine Pop

O nono filme da franquia de Velozes e Furiosos teve sua estreia antecipada no exterior e, logo se tornou um sucesso de bilheteria faturando mais de 160 milhões de dólares. Dessa forma, a franquia já ultrapassou a marca de 6 bilhões de dólares de faturamento desde o primeiro filme. Ademais, a previsão é que chegue aos cinemas brasileiros em junho. Quanto a história, Dom reduziu o ritmo de sua vida para viver ao lado de Letty (Michelle Rodriguez) e seu filho. Até que Dom reencontra seu irmão Jacob Toretto (John Cena), que é estimulado por Cypher (Charlize Theron) e Magdalene Shaw (Helen Mirren) a executar um plano de vingança. Enfim, Dom se vê obrigado a reunir toda sua equipe para preservar a vida de sua família.

Então, agora que você conhece a ordem certa de Velozes e Furiosos, é só pegar a pipoca e começar a maratonar toda a franquia, antes da estreia do nono filme da saga, dia 24 de junho.

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Esqueletos gigantes – Conheça os principais casos documentados

Fontes: Tecnoblog, Terra, Aficionados

Imagens: Unicórnio Hater, Pinterest, Metrópoles, MovieFit, Clube Cinema, Cine Pop

More in Fatos&Fatos.com