fbpx

O que significa Neandertal? Origem, características e como viviam

Para compreender o que significa Neandertal, é necessário recorrer aos fatos históricos e biológicos. Em síntese, consiste em uma espécie humana que foi extinta. Pois, fez parte do processo de evolução do ser humano contemporâneo. Além disso, os primeiros neandertais surgiram há cerca de 350 mil anos, no atual continente europeu e asiático.

Em suma, essa espécie apresenta algumas características peculiares e marcantes. Por exemplo, a caixa torácica bastante arredondada, crânio alongado para trás e abertura nasal ampla. Além disso, também apresenta o meio da face projetado para frente, testa baixa, quase ausente, dedos grandes e robustos e com cérebro maior.

Atualmente, ainda não existe um consenso a respeito do motivo exato que ocasionou a extinção dessa espécie. No entanto, existem diversas teorias que buscam solucionar essa dúvida. Logo, fatores climáticos ou reprodutivos podem ter sido os principais causadores dessa extinção. Entretanto, algumas partes do seu genoma ainda vivem em nosso organismo, deixando a sua marca na humanidade.

O que significa Neandertal?

Estado de Minas

Para desvendar o que significa Neandertal é preciso recorrer a fatos históricos. Ademais, o homem de Neandertal, também chamado de Homo neandertalenses, é uma espécie humana extinta. Além disso, fez parte do processo de evolução do ser humano contemporâneo. Por outro lado, essa espécie habitou a Europa e alguns lugares do oeste da Ásia, cerca de 230.000 a 29.000 anos atrás.

Portanto, eles eram adaptados ao frio, e seus cérebros eram aproximadamente 10% maiores em volume que os dos humanos modernos. E, tinham cerca de 1,65 m de altura e eram muito musculosos. Por fim, seu estilo característico de fabricação de ferramentas de pedra é chamado de cultura musteriense.

O que significa Neandertal: Origem

Aventuras na História

Após entender o que significa Neandertal, a sua origem também é importante. Em suma, os primeiros neandertais surgiram há cerca de 350 mil anos, no atual continente europeu e asiático. No entanto, sem explicações, foram extintos faz 30 mil anos aproximadamente. Ademais, essa espécie humana possui o nome de Neandertal em referência ao vale de Neander, na Alemanha. Pois, foi o local onde foram descobertos os primeiros fósseis da espécie.

Entretanto, ainda não existe um consenso unânime, entre os pesquisadores e cientistas, sobre o motivo da extinção dos neandertais. Logo, existem diversas teorias, e dentre elas uma que aponta para as drásticas mudanças climáticas como a causa do seu desaparecimento progressivo. Por outro lado, alguns pesquisadores alegam que os neandertais são uma subespécie do Homo sapiens, Homo sapiens neandertalenses. Sendo que, eles chegaram a conviver com os humanos modernos, denominados Homo sapiens sapiens, durante cerca de 10 mil anos.

Ademais, estudos contemporâneos mostram que o homem de Neandertal podia apresentar uma capacidade intelectual igual ao do Homo sapiens sapiens. Além disso, os neandertais compartilham mais de 99% do DNA com os humanos atuais. Logo, essa evidência comprova que o Homo sapiens sapiens e os neandertais chegaram a se relacionar e reproduzir uma espécie híbrida. Entretanto, ainda existem algumas diferenças morfológicas que destacam os neandertais dos humanos modernos.

Características físicas dos Neandertais

Superinteressante

Para compreender o que significa neandertal, e preciso entender também as características físicas deles. Ademais, elas são características bem marcantes.

Logo, as características deles, no crânio, são:

  • Fossa suprainíaca, um canal sobre a protuberância occipital externa do crânio.
  • Protuberância occipital.
  • Meio da face projetado para frente.
  • Crânio alongado para trás.
  • Toro supra orbital proeminente, formando um arco sobre as orbitas oculares.
  • Capacidade encefálica entre 1200 e 1700 cm³.
  • Ausência de queixo.
  • Testa baixa, quase ausente.
  • Espaço atrás dos molares.
  • Abertura nasal ampla.
  • Protuberâncias ósseas nos lados da abertura nasal.
  • Forma diferente dos ossos do labirinto no ouvido.
  • Olhos maiores.
Superinteressante

Por outro lado, significa que o neandertal tinha outras características presentes no restante do corpo, tais como:

  • Mais musculosos.
  • Dedos grandes e robustos.
  • Caixa torácica bastante arredondada.
  • Forma diferente da pélvis.
  • Rótulas grandes.
  • Clavícula alongada.
  • Omoplatas curtos e arqueados.
  • Ossos da coxa robustos e arqueados.
  • Tíbias e fíbulas muito curtas.

Os últimos homens neandertais

Aventuras na História

Nos últimos milênios de sua existência, os neandertais enfrentaram diversos desafios por não estarem preparados para o mundo moderno. Ademais, conforme estudos, eles não exploraram a caça de animais menores, como coelhos, tanto quanto os humanos modernos. Logo, suas táticas de caçar em contato próximo com a presa pode ter servido melhor para animais maiores. Desse modo, se tornou muito mais difícil pegar coelhos suficientes para sobreviver quando outros alimentos estavam escassos.

Por outro lado, algumas evidências climáticas indicam que os neandertais viviam em um ambiente cada vez mais hostil. Ademais, os períodos extremos de frio em outras partes da Europa os empurraram para o sul até chegarem a áreas como Gibraltar. Além disso, eles eram bastante endogâmicos. O que significa que o neandertal, tinha vários acasalamentos consanguíneos. Assim sendo, era uma má notícia para uma população que já estava diminuindo.

Portanto, mudanças climáticas e a falta de fertilidade contribuíram para ser insuficiente a sobrevivência desse povo. Consequentemente, impactando diretamente sua capacidade de inovar e disseminar sua cultura. Entretanto, apesar de ser uma espécie extinta, ela não desapareceu completamente. Isto é, algumas partes do seu genoma ainda vivem em nosso organismo. Logo, os últimos neandertais podem ter morrido, mas deixaram sua marca na humanidade.

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Ancestrais dos seres humanos – A evolução da espécie.

Fontes: Significados, História do Mundo, BBC

Imagens: TecMundo, Estado de Minas, Aventuras na História, Superinteressante

More in Fatos&Fatos.com