fbpx

O que é mexilhão – Habitat, principais características e benefícios à saúde

O que é mexilhão? Provavelmente você já se questionou o que é ou ouvir alguém se perguntar. Ademais, o mexilhão consiste em uma espécie de marisco, sendo um molusco bivalente. Isto é, um molusco protegido por uma concha dupla, de coloração preto-azulado

Além disso, os mexilhões apresentam diversos benefícios para a saúde. Por exemplo, são excelentes fontes de vitamina B12, proteínas e alguns minerais, como ferro e zinco. Mas também, são fontes de ômega 3, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

Em suma, os mexilhões costumam habitar regiões rochosas próximas às ondas do mar, e respiram através de lâminas branquiais e das membranas da superfície interna do mexilhão. Por outro lado, o processo de reprodução ocorre em ambiente aquático. Por fim, se alimentam através da filtração, onde retiram da água o seu alimento.

O que é mexilhão?

Globo

Para quem não sabe o que mexilhão, consiste em um fruto do mar, uma espécie de marisco, chamado de molusco bivalve. Ou seja, um molusco protegido por uma concha dupla, de coloração preto-azulado. Por outro lado, no seu interior, o marisco apresenta uma carne pequena e macia, com bastante sabor e vantagens nutricionais.

Além disso, são animais filtradores, que se alimentam de algas microscópicas e materiais em suspensão. Visto que, ele não apresenta restrições de clima e salinidade, e é cultivado em grandes quantidades, dessa forma, há um baixo custo em sua produção.

O que é mexilhão: Morfologia externa

Eu, Gourmet

Para compreender o que é mexilhão, é necessário identificar algumas características externas suas. Em suma, esse marisco é constituído por duas conchas calcárias ou valvas, que modificam conforme o habitat. Além disso, devido ao embate das ondas, os mexilhões possuem válvulas espessas, desgastadas e com menor altura do que os mexilhões cultivados.

Por outro lado, eles costumam crescer até os 8 cm de comprimento. Ademais, apresentam uma cor azul ou roxa. E, filtram as partículas da água e vivem em substrato duro em grandes concentrações. Logo, criam recifes como habitats valiosos para muitos organismos marinhos e uma importante fonte de alimento para aves costeiras.

O que é mexilhão: Habitat

Agro20

Após compreender o que é mexilhão, pode-se identificar o seu habitat natural. Em síntese, esse marisco habita costões rochosos da região entre marés. Ademais, se encontram fixados nas rochas através de uma estrutura de filamentos denominada bisso, que forma densas colônias. Por outro lado, é mais comum encontra-los em costões próximos às ondas. Logo, são bastante expostos ao ar, até mesmo fazer parte de locais poluídos.

Entretanto, no processo de cultivar esse marisco, é recomendado que eles sejam submersos. Desse modo, irá garantir uma alimentação interrupta, que irá acelerar o ritmo do crescimento deles. Ademais, os mexilhões acumulam poluentes em seus tecidos, pois filtram a água. Assim sendo, são utilizados para diversos experimentos, onde funcionam como indicadores da contaminação química e biologia dos ambientes marinhos.

Processo respiratório

Segundo Ano Biologia

Os mexilhões apresentam lâminas branquiais e um coração. Dessa forma, a absorção do oxigênio é realizada através das lâminas branquiais e das membranas da superfície interna do mexilhão. Ademais, o coração faz parte da porção média dorsal do corpo.

Alimentação

Agro20

A princípio, o aparelho digestivo desse marisco é composto pela boca anterior, um esôfago curto e um estômago. Assim sendo, ele apresenta uma estrutura em forma de estilete, onde o escudo gástrico se dissolve e libera enzimas digestivas. No entanto, se alimentam através da filtração, onde retiram da água o seu alimento. Ademais, as lâminas branquiais absorver o oxigênio e atuam selecionando partículas alimentares. Por exemplo, algas microscópicas, bactérias e detritos orgânicos. Por fim, consiste em uma alimentação contínua, sendo interrompida apenas quando são expostos ao ar ou quando são submetidos a condições desfavoráveis.

Reprodução dos mexilhões

Perito Animal

Os mexilhões consistem em animais de sexos separados, onde suas glândulas sexuais estão espalhadas pela estrutura interna. Logo, durante o processo de maturação sexual, as glândulas se transformam em gametas. Ademais, quando eles estão maduros, ocorre a emissão dos gametas, que envolvem fatores físicos e climáticos. E, o processo de fecundação é realizado no ambiente aquático, totalmente externo ao animal.

O que é mexilhão: Benefícios

Freepik

Por fim, após entender o que é mexilhão, é possível determinar alguns benefícios que esse marisco proporciona à saúde do corpo. Logo, esses benefícios são:

  • Propriedades anti-inflamatórias – O consumo desse marisco é bastante utilizado com o objetivo de aliviar ou evitar inflamações. Por exemplo, em casos de artrite reumatoide ou osteoporose.
  • Ricos em proteínas – Os mexilhões são riquíssimos em proteínas. Por exemplo, em uma porção de 100 g apresenta cerca de 24 g de proteínas. Assim sendo, contribui para um efetivo funcionamento celular e de massa muscular.
  • Fonte de vitamina B12 – O mexilhão consiste em uma ótima fonte de vitamina B12. Isto é, em uma porção de 100 g de mexilhão, encontra-se mais que o dobro do mínimo recomendado desse nutriente. Desse modo, auxilia na regulação do sono, e garante mais energia e disposição. Além disso, contribui no funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular.
  • Apresenta minerais – Esse marisco também é rico em selênio, ferro, zinco, iodo e fósforo. Logo, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, controle da pressão arterial e previne anemias.
  • Fonte de ômega 3 – Também rico em ômega 3, os mexilhões podem contribuir com as funções cerebrais. Ademais, em uma porção de 100 g, há 1 g de ômega 3. No entanto, salmão e camarão são fontes mais altas ainda.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Ostras, o que são? Como vivem, reprodução e curiosidades

Fontes: Conquiste sua Vida, Ecycle, Guia de Pesca, Bacalhau da Noruega

Imagens: Youtube, Agro20, Globo, Eu Gourmet, Segundo Ano Biologia, Perito Animal, Freepik

More in Fatos&Fatos.com