O que é Meca? História e fatos sobre a cidade sagrada do Islamismo

Você já ouviu falar ou sabe o que é Meca? Para esclarecer, Meca é a cidade mais importante da religião islâmica, pois é o lugar o profeta Maomé nasceu e fundou a religião do Islã. Por este motivo, quando os muçulmanos oram todos os dias, eles oram em direção à cidade de Meca. Além disso, cada muçulmano, se puder, deve fazer uma peregrinação (chamada de Hajj) a Meca pelo menos uma vez na vida.

Meca está localizada a leste da cidade de Jidá na Arábia Saudita. Ademais, a cidade sagrada do Islamismo, foi chamada de muitos nomes diferentes ao longo da história. Na verdade, ela é mencionada no Alcorão (livro sagrado do Islã) usando os seguintes nomes: Meca, Bakkah, Al-Balad, Al-Qaryah e Ummul-Qura.

Desse modo, Meca é o lar da maior e mais sagrada mesquita do mundo, chamada Masjid Al-Haram (Grande Mesquita de Meca). O local tem 160 mil metros com capacidade para que até 1,2 milhão de pessoas orem ao mesmo tempo. No centro da mesquita, existe a Kaaba ou Cubo, uma estrutura sagrada, considerada o centro do mundo para os muçulmanos.

Caaba e a Grande Mesquita de Meca

Fonte: Pexels

Como lido acima, a Kaaba ou Caaba é uma grande estrutura de pedra que fica no centro da Masjid Al-Haram. Ela tem cerca de 18 metros de altura e cada lado tem aproximadamente 18 metros de comprimento.

Além disso, suas quatro paredes são cobertas por uma cortina preta chamada Kiswah, e a porta de entrada fica está localizada na parede sudeste. Por conseguinte, existem pilares dentro da Caaba que sustentam o telhado, e seu interior é decorado com muitas lâmpadas de ouro e prata.

Em suma, a Caaba é o santuário sagrado dentro da Grande Mesquita de Meca, dedicado à adoração de Alá (Deus) construído pelo Profeta Abraão e o Profeta Ismael. Dessa forma, para o Islã, trata-se da primeira construção na terra, e que abriga a “pedra negra” ou seja, um pedaço arrancado do paraíso, segundo os maometanos.

Poço Zamzam

Fonte: Pexels

Em Meca, também está localizada a Fonte ou Poço Zamzam que possui um significado religioso por causa de sua origem. Em outras palavras, é o local de uma nascente que, milagrosamente, brotou no deserto. Segundo a crença islâmica a fonte foi aberta pelo Anjo Gabriel, para salvar o Profeta Abraão e seu filho Ismael de morrer de sede no deserto.

O Poço Zamzam fica a cerca de 20 metros da Caaba. Escavado à mão, ele tem cerca de 30,5 metros de profundidade, com diâmetro interno variando de 1,08 a 2,66 metros. Assim como a Caaba, esta fonte recebe milhões de visitantes durante o Haj ou Grande Peregrinação, que acontece anualmente em Meca.

Hajj ou Grande Peregrinação à Meca

O que é Meca? História e fatos sobre a cidade sagrada do Islamismo
Fonte: Pexels

Durante o último mês do calendário lunar islâmico, milhões de muçulmanos visitam a Arábia Saudita anualmente para realizar a peregrinação Haj ou Hajj. O Hajj é um dos cinco pilares do Islã, e todos os muçulmanos adultos devem realizar esta peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida.

Dessa maneira, durante os cinco dias do hajj, os peregrinos realizam uma série de rituais destinados a simbolizar sua unidade com outros muçulmanos e prestar homenagem a Alá.

Nos últimos três dias do hajj, os peregrinos – assim como todos os outros muçulmanos ao redor do mundo – celebram o Eid al-Adha, ou Festival do Sacrifício. Este é um dos dois principais feriados religiosos que os muçulmanos celebram todos os anos, o outro é Eid al-Fitr, que ocorre no final do Ramadã.

Agora que você sabe o que é Meca, clique e leia: Estado islâmico, o que é, como surgiu e sua ideologia

Fontes: Super Interessante, Infoescola

Fotos: Pexels

More in Fatos&Fatos.com