fbpx

O que é heterocromia? Características tipos e principais causas

A heterocromia é uma condição genética que afeta a produção de melanina da íris e, portanto, faz com que cada um dos olhos tenha cores diferentes. Além disso, ela pode surgir no mesmo olho, colocando dois tons diferentes na mesma íris.

Apesar de ser um traço de anormalidade, a condição não indica nenhum problema de saúde na visão. Entretanto, é importante fazer uma consulta médica para entender se a alteração de cores é resultado de alguma síndrome genética maléfica.

A heterocromia é comum especialmente entre animais, mas também pode ser percebida nos olhos de seres humanos.

Tipos de heterocromia

O que é heterocromia - características tipos e principais causas
Biologia Vida

De forma geral, a heterocromia é marcada pela diferença nas cores apresentadas pela íris, tecido que dá cor aos olhos. Segundo estimativas gerais, seis pessoas em cada mil apresentam algum sinal da condição, mas nem sempre os casos são perceptíveis.

A condição pode ser classificada entre três tipos diferentes:

Central: a heterocromia central é classificada por apresentar duas cores diferentes no mesmo olho, com um anel interno numa cor e um anel externo diferente. Nesses casos, a cor externa é tratada como a cor “verdadeira” do olho.

Setorial: nesses casos, a condição não se apresenta com um padrão regular, ou seja, tem uma espécie de mancha com uma cor diferente em destaque.

Completa: esses casos são marcados por dois olhos com cores diferentes, e não alterações na mesma íris.

Principais causas de heterocromia

O que é heterocromia - características tipos e principais causas
SE Ocularists

A principal causa da heterocromia é a herança genética. A partir da definição da quantidade de produção de melanina em cada olho, o corpo determina a cor de cada uma das íris – assim como faz com peles e cabelos, por exemplo.

No entanto, alguns problemas de saúde também podem provocar a alteração. Entre elas, estão algumas como Nevo de Ota, neurofibromatose, Síndrome de Horner e Síndrome de Wagenburg. Nesses casos, pode ser possível perceber algumas complicações, que inclusive atingem outras partes do corpo.

Além disso, problemas como glaucoma e diabetes, bem como inflamações e ferimentos na íris podem alterar a cor dos olhos.

Devo ir ao médico?

O que é heterocromia - características tipos e principais causas
Rp

Quando a heterocromia é manifestada desde o nascimento, provavelmente está ligada a herança genética. Nesses casos, a condição não deve indicar problemas de saúde, mas exige alguns exames para confirmar a saúde da visão.

Por outro lado, quando a mudança de cor é desenvolvida em outras fases da infância, adolescência ou vida adulta, pode indicar outros problemas de saúde. Dessa maneira, a consulta com médicos deve ser realizada para identificação de outras síndromes que possam causar heterocromia.

Fontes: Hospital de Olhos Limongi, Tua Saúde, Minha Vida, Significados, Instituto Assad Rayes

Imagens: Arts Tribune, Rp, Biologia Vida, SE Ocularists

More in Fatos&Fatos.com