Nos braços de Morfeu – Origem e significado dessa expressão popular

No geral, quase todo mundo já ouviu a expressão popular cair nos braços de Morfeu, mas nem todos conhecem a origem e o significado. Em primeiro lugar, essa frase basicamente significa o desejo ou a intenção de adormecer em um sono profundo.

Nesse sentido, tem origem na mitologia grega, principalmente na figura do deus dos sonhos. Basicamente, Morfeu é um deus grego que personifica os sonhos e também os representa. Além disso, cabe ressaltar que essa figura mitológica é filho de Hipnos, que por sua vez é o deus do sono.

Entretanto, ficou convencionado socialmente associar o Deus dos sonhos com o adormecimento profundo. Desse modo, a própria ideia de dormir profundamente se relaciona com o ato de sonhar.

Origem da expressão nos braços de Morfeu

Nos braços de Morfeu - origem e significado dessa expressão popular
Amino

Primeiramente, a mitologia grega estabelecia que um indivíduo só tinha uma boa noite de sono quando adormecia e sonhava. Sendo assim, afirmava que o indivíduo recebia uma visita do deus dos sonhos ou que caia nos braços de Morfeu.

Nesse sentido, é importante explicar que etimologicamente o nome Morfeu originou-se de uma expressão grega que pode ser traduzida de diferentes formas. Por um lado, significa moldador, no sentido daquele que constrói formas. Em contrapartida, também pode significar a forma em si, sem necessariamente associar a um criador.

Por essa perspectiva, Morfeu seria o deus cujos dons envolvem ser capaz de assumir diferentes formas. Como exemplo, existem mitos que afirmam que ele tomava diferentes formas humanas de uma vez só, além de apresentar asas enormes. Dessa maneira, se locomove pelo sonho das pessoas silenciosamente e rapidamente.

Em contrapartida, algumas versões afirmam Morfeu como um deus zombeteiro. Ou seja, além de entrar nos sonhos para trazer boas imagens, por vezes ele criava algumas confusões e transformava-os em pesadelos.

De qualquer modo, havia um consenso geral a respeito do sono profundo significar uma boa noite de sono. Ademais, esse deus e a expressão se popularizou através de poesias e obras de arte que reafirmavam o simbolismo.

Nos braços de Morfeu - origem e significado dessa expressão popular
Morfeu, obra de Jean-Bernard Restout – Fonte: Vitormarx

Simbolismo e usos

Curiosamente, em 1806 o farmacêutico alemão Friedrich Sertüner recorreu ao mito de Morfeu para nomear o principal alcaloide do ópio. Em resumo, categorizou essa complexa substância química no que é conhecido atualmente como morfina.

Entretanto, esse nome tornou-se mais conhecido somente em 1841, quando o opioide integrou a cultura europeia para além da França. No geral, a substância recebe esse nome porque dentre as suas várias consequências existe a indução ao sono.

Além disso, a expressão nos braços de Morfeu pode ser utilizada como uma maneira poética de descrever o sono profundo. Desse modo, muitas peças da tragédia grega e também do gênero dramático utilizavam dessa frase. Ademais, representa uma conexão com a mitologia grega e seus simbolismos particulares.

Por outro lado, algumas pessoas afirmam que cair nos braços de Morfeu tornou-se uma expressão cômica e pejorativa. Sendo assim, se utiliza para falar de indivíduos que dormem muito, como se houvessem caído nos braços desse deus e permanecem constantemente nesse espaço. Apesar disso, é uma forma coloquial e até erudita de abordar o sono profundo.

E aí, gostou de conhecer sobre essa expressão popular? Então leia sobre Descobertas de Galileu Galilei – Principais contribuições do inventor.

Fontes: VEJA | Significados | Brasil Escola | Correio Braziliense

Imagens: Vitormarx | Eventos Mitologia Grega Amino

More in Fatos&Fatos.com