fbpx

Mosquinhas de banheiro -Por que aparecem e como acabar com elas

Você já deve ter se deparado com pequenas mosquinhas de banheiro em sua casa. Também conhecidas como moscas filtros ou ralos. Mas, afinal, o que são esses insetos? Em suma, elas vivem em ambientes úmidos onde há água corrente. Por exemplo, em cachoeiras. Por isso, também são encontradas no banheiro. Pois, é um local que estamos sempre usando água. Portanto, se assemelha bastante com seu habitat natural.

Ademais, sua presença está relacionada ao acúmulo de matéria orgânica nos azulejos e ralo após o uso. Pois, as mosquinhas se alimentam de água e das bactérias que se desenvolvem nos resíduos presentes no banheiro. Portanto, o fato delas aparecerem significa que a limpeza do banheiro deve ser feita adequadamente.

Entretanto, as mosquinhas de banheiro são inofensivas. Na verdade, são até úteis. Pois, como dito, elas consomem as bactérias que se formam no banheiro. Consequentemente, os pequenos insetos auxiliam e contribuem com o equilíbrio ambiental.

Mosquinhas de banheiro: o que são

Uol

As mosquinhas de banheiro pertencem à família Psychodidae. Em suma, esse inseto vive em ralos, esgotos, fossas e em solo contaminado com esgoto. Além disso, se alimentam de toda a matéria orgânica que fica acumulada em locais úmidos. Por exemplo, na pia da cozinha ou no ralo do Box. Normalmente, entram pela residência através das portas ou janelas.

Ademais, essas mosquinhas de banheiro, apesar de serem da mesma família do mosquito palha, transmissor da Leishmaniose, são consideradas inofensivas. Pois, não causam nenhuma alergia, não picam e não transmitem doenças. Portanto, não apresentam perigo para a saúde dos seres humanos.

Por fim, as mosquinhas possuem um ciclo de vida de 9 a 15 dias na fase de lava. Depois, o ciclo dura de 20 a 40 horas em fase de pupa. E, quanto ao processo de ovo até a fase de inseto adulto, pode levar aproximadamente, duas semanas. Pois, dependem das condições do ambiente e da disponibilidade de alimentos.

Características

Mundo Ecologia

Quando adulto, a mosquinha de banheiro mede cerca de 2 mm. Além disso, o inseto possui o corpo robusto com cerdas, as asas possuem densa pilosidade. Ou seja, possuem a aparência semelhante a uma pequena mariposa. Ademais, sua coloração varia entre marrom claro e cinza e possuem hábitos noturnos.

Quanto à reprodução, as fêmeas da espécie podem botar grupos de 10 a 200 ovos, com eclosão entre 32 a 48 horas. Dessa forma, os ovos são depositados em ambientes úmidos. Onde ficam acumulados resíduos da descamação da pele, cabelos, pelos, fungos, bactérias, etc. Enfim, os ovos são encontrados em ralos, canos de esgotos, próximo ao vaso sanitário, Box de banheiro, frestas de azulejos e paredes.

Como eliminar as mosquinhas do banheiro

Pinterest

Apesar de não apresentarem ameaça para os seres humanos, as mosquinhas de banheiro quando aparecem em grandes quantidades podem se tornar um incômodo. Nesse caso, algumas medidas podem ser tomadas. Por exemplo, saber de onde elas estão vindo.

Primeiramente, você pode cobrir os ralos da casa colocando fita adesiva, com a parte grudenta para dentro do ralo. Dessa forma, elas ficam grudadas na fita, o que possibilita identificar de onde estão vindo.

Ao encontrar o foco do inseto, basta limpar o cano ou ralo, uma ou duas vezes por dia. Para isso, jogue água fervente no ralo e em seguida tampe e deixe coberto o restante do tempo. Enfim, o ideal é repetir esse processo por pelo menos uma semana. Ou, até que as mosquinhas de banheiro sumam completamente.

Agora, se a infestação estiver demais, você pode preparar uma mistura de açúcar, água e vinagre, em medidas iguais, mais 10 gotas de detergentes.  Deixe a mistura próximo ao ralo ou pia, onde for o foco, por uma noite. Mas, caso seja necessário, deixe por mais tempo, até que as mosquinhas sumam.

Como evitar o aparecimento

Uol

Para evitar o aparecimento das mosquinhas de banheiro é muito simples. Em suma, mantenha os ralos e canos limpos com maior frequência. Pois, ao manter limpos os ralos e canos, evita o acúmulo de células da pele e de fios de cabelo. Da mesma forma, o aparecimento de fungos e bactérias, que é do que os insetos se alimentam.

Portanto, procure limpar sempre os ralos usando uma escovinha e água sanitária. Assim como lavar os rejuntes e calhas internas. Dessa maneira, você evitará o desenvolvimento dos pequenos insetos dentro de casa. No entanto, especialistas ressaltam que as mosquinhas de banheiro não precisam ser tratadas como uma praga. Ou seja, não há a necessidade de utilizar venenos. E nem contratar empresas de dedetização para acabar com elas. Enfim, com alguns produtos domésticos você resolve o problema.

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 10 coisas que você nunca deveria jogar no ralo da pia ou do chuveiro.

Fontes: Gaúcha ZH, Informa Life, Casa Abril

Imagens: Green Me, Uol, Mundo Ecologia, Pinterest

More in Fatos&Fatos.com