fbpx

Morfeu – História, características e lendas do deus do sonho

De acordo com a mitologia grega, Morfeu era o deus dos sonhos. Entre suas habilidades, ele era capaz de dar formas às imagens do sonho, talento que também utilizava para dar qualquer forma a si mesmo.

Graças a seu talento, também foi utilizado pelos outros deuses gregos como mensageiro. Uma vez que conseguia comunicar mensagens divinas para mortais em seus sonos, era capaz de passar as informações sem muitos incômodos.

Além de Morfeu, outros deuses também estavam envolvidos na manifestação dos sonhos: Ícelo e Fântaso.

Morfeu na mitologia

Morfeu - história, características e lendas do deus do sonho
Greek Legends and Myths

Segundo a genealogia da mitologia grega, Caos gerou os filhos Érebo, deus da escuridão, e Nix, deusa da noite. Esses, por sua vez, geraram Tânatos, deus da morte, e Hipnos, deus do sono.

A partir da união de Hipnos com Pasífae, a deusa das alucinações, surgiram três filhos ligados aos sonhos. Morfeu era o mais reconhecido entre esses deuses, por estar ligado às representações das formas humanas.

No entanto, seus outros dois irmãos também simbolizavam as visões durante o sono. Ícelo, também chamado de Fobetor, simbolizava os pesadelos e formas animais, enquanto Fântaso simbolizava os seres inanimados.

Significado

Morfeu - história, características e lendas do deus do sonho
PubHist

Apesar de ter várias formas, a mitologia descreve Morfeu como uma criatura naturalmente alada. Sua capacidade de transformação está descrita já em seu nome, uma vez que a palavra morphe, em grego, significa moldador ou construtor de formas.

O nome do deus também originou a raiz etimológica de várias palavras em português e outras línguas ao redor do mundo. Palavras como morfologia, metamorfose ou morfina, por exemplo, têm origem em Morfeu.

A morfina, inclusive, recebe esse nome exatamente por seus efeitos analgésicos que induzem a sonolência. Da mesma maneira, a expressão “cair nos braços de Morfeu” é utilizada para dizer que alguém está dormindo.

Lendas de Morfeu

Morfeu - história, características e lendas do deus do sonho
Psychics

Morfeu dormia em uma caverna com pouca luz, rodeado de flores de dormideira, planta com efeitos narcóticos e sedativos que induzem sonhos. Durante as noites, ele saía com seus irmãos do palácio de Hipnos, localizado no Submundo.

No mundo dos sonhos, somente os deuses do Olimpo eram capazes de visitar Morfeu, após cruzar um portão guardado por duas criaturas mágicas. De acordo com a mitologia, esses monstros eram capazes de se materializar nos principais medos dos visitantes.

Por causa da responsabilidade de induzir sonhos nos mortais, o deus era um dos mais ocupados de todo o Panteão. Ele utilizava suas grandes asas para viajar com felicidade, mas nem sempre agravada os deuses.

Em um dos episódios, por exemplo, acabou fulminado por Zeus por revelar segredos importantes dos deuses durante alguns sonhos.

Fontes: Significados, Historiador, Eventos Mitologia Grega, Spartacus Brasil, Fantasia Fandom

Imagens: Glogster, Psychics, PubHist, Greek Legends and Myths

More in Fatos&Fatos.com