Lista de compras de Galileu mostra mais sobre o Pai da Ciência Moderna

Nascido em 15 de fevereiro de 1564 na cidade italiana de Pisa, Galileu Galilei contribuiu com grandes avanços na ciência e com a mudança de perspectiva acerca do Universo. Galileu, que foi matemático, físico e astrônomo, é uma daquelas pessoas que revelam muito tanto pelas obras que se dedicam a construir ao longo da vida quanto pelos detalhes aparentemente triviais que hoje nos ajudam a entender melhor sua trajetória.

Um desses detalhes diz respeito a uma lista de compras de Galileu, que apesar de conter alimentos comuns, como arroz, trigo, lentilha e cravo, chama atenção devidos a alguns outros itens inusitados e que hoje nos permitem ver parte dos avanços que o cientista buscava fazer em seus estudos acerca do universo. 

Retrato de Galileu Galilei. (Fonte: Wikimedia)Retrato de Galileu Galilei. (Fonte: Wikimedia)

Os avanços e descobertas do cientista

A lista, escrita no verso de uma carta datada de 23 novembro de 1609, também continha alguns dos ingredientes necessários para o desenvolvimento da sua própria luneta, entre eles: lentes polidas, pedaços de espelho e dois pelouros (que são projéteis de artilharia em formato esférico).  

Galileu não apenas trabalhou no modelo de luneta criada por Hans Lippershey, como também conseguiu desenvolver um instrumento com melhor capacidade de visualização, o que acabou se tornando um grande diferencial no período. 

Esse avanço foi muito significativo e hoje sabemos o motivo: em 1610 Galileu descobriu a existência de quatro luas de Júpiter. Atualmente elas são conhecidas como Io, Europa, Ganímedes e Calisto, os “satélites de Galileu“. 

A famosa lista de Galileu. (Fonte: Telegraph/Reprodução)A famosa lista de Galileu. (Fonte: Telegraph/Reprodução)

Além disso, o astrônomo se dedicou a observar as irregularidades da Lua e a face do planeta Vênus que, assim como o satélite natural terrestre, se ilumina de formas variadas no decorrer das suas fases. Ou seja, graças aos itens desta lista, ele conseguiu desenvolver a ferramenta que possibilitou fazer os experimentos que mudaram o curso da história da ciência. 

Foram as descobertas que surgiram em meio a tal esforço, conjuntamente, que acabaram por sustentar a defesa do heliocentrismo, confrontando a crença que todos os astros giravam em torno da Terra (geocentrismo), e não que os planetas orbitavam ao redor do Sol. 

Mudar essa visão não seria tarefa fácil, mesmo essa teoria já tendo sido conhecida desde a Grécia Antiga e defendida por Nicolau Copérnico no século XVI. 

A acusação de heresia

Apesar de tal descoberta contribuir para uma melhor explicação dos fenômenos, Galileu foi forçado a se retratar perante a Igreja devido à suspeita de heresia por ter contestado os dogmas. Mesmo que não tivesse sido esse o seu objetivo inicialmente, foi condenado a permanecer em prisão domiciliar pelo resto da vida. 

O cientista também se dedicou a observar a mudança de posição das manchas solares, o que pode ter contribuído para a perda de visão que sofreu anos depois. Após sua morte, em 1642, aos 77 anos, sua obra passou por períodos de completo esquecimento até meados do século XIX.

As quatro luas de Júpiter descobertas por Galileu. (Fonte: Wikimedia)As quatro luas de Júpiter descobertas por Galileu. (Fonte: Wikimedia)

A retratação da Igreja

Um fato curioso é que a reavaliação da Igreja veio séculos depois, em 1992, quando o Papa João Paulo II reconheceu que a Igreja errou ao condenar Galilei por afirmar que a Terra gira ao redor do Sol. 

Segundo ninguém menos que Albert Einstein, Galileu é o “Pai da Ciência Moderna”, e esse reconhecimento, ainda que tardio, não teria se concretizado se seus esforços, estudos empíricos e descobertas não tivessem sido determinantes para novas descobertas nos campos da física e astronomia.

More in Fatos&Fatos.com

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2020 powered by fatos&fatos.com.