fbpx

Lenda do açaí – Origem do fruto tradicional da Região Norte do Brasil

As lendas são narrativas fantasiosas que são passadas oralmente de geração para geração. Em suma, as lendas são uma combinação de fatos reais e históricos com fatos fictícios frutos da imaginação popular. Ademais, o folclore brasileiro é muito rico, recheado de lendas e mitos fascinantes. Assim como a lenda do açaí, que é uma lenda indígena oriunda da Região Norte do Brasil.

De acordo com a lenda do açaí, há muito tempo atrás havia uma tribo indígena. Cujo número de habitantes era bastante elevado, de tal forma que cada dia que passava, mais se tornava difícil conseguir a quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos na tribo.

Desse modo, a tribo passou por um período de escassez de alimentos sem precedentes, e a quantidade de mantimentos não era suficiente. Então, temendo pela vida de cada um da tribo, o cacique resolveu fazer um grande sacrifício ao deus Tupã para evitar que todos passassem fome. Enfim, o local onde essa tribo indígena vivia, atualmente é a cidade de Belém, no estado do Pará.

A lenda do Açaí

Facebook

De acordo com a lenda do açaí, há muito tempo atrás, existia uma tribo indígena localizada no coração da Floresta Amazônica. No entanto, com o passar do tempo, a população da tribo cresceu muito, resultando em uma escassez de comida sem precedentes.

Ademais, diante da gravidade do problema que a tribo enfrentava, o cacique Itaki ficou bastante preocupado. Então, decidiu que toda criança que nascesse deveria ser sacrificada. Pois, dessa forma não faltaria comida para os mais velhos, que eram considerados mais úteis para o bem comum da tribo.

No entanto, mesmo sendo o líder da tribo, Itaki também teve que sacrificar sua neta recém-nascida, o que provocou um imenso sofrimento em sua filha Iaçã. Dessa forma, sofrendo pela perda de sua filhinha, Iaçã chorava dia e noite sem sessar, pedindo ao deus Tupã (deus do trovão), que trouxesse uma solução para acabar com a fome.

A lenda do açaí: origem da fruta

Toda Matéria

Em uma noite de lua cheia, o deus Tupã com pena do sofrimento de Iaçã, resolveu atender ao seu pedido. Dessa forma, enquanto chorava Iaçã ouviu um choro de criança do lado de fora da oca. Ao sair, Iaçã ficou surpresa, pois viu sua filhinha sentada ao lado de uma alta palmeira sorrindo para ela.

Porém, quando Iaçã correu para abraçar sua filha, ela desapareceu como mágica, inconsolável, a filha do cacique abraçou a palmeira e chorou a noite toda, até morrer de tristeza. No dia seguinte, o cacique encontrou o corpo da filha abraçada à árvore, com os olhos voltados para o alto da palmeira.

Então, o cacique olhou e viu pequenos frutos escuros, mandou que colhessem e amassassem os frutos, o que resultou em um suco grosso e nutritivo. Ademais, esse suco grosso alimentou a todos os habitantes da tribo.

Por fim, Itaki, como o sábio que era reconheceu a benção que recebeu. Então, para homenagear sua filha deu o nome de açaí para o pequeno fruto, que é Iaçã ao contrário, e em tupi significa ‘fruta que chora’. Depois disso, o açaí foi usado como alimento em todas as tribos da Amazônia, que segundo a lenda do açaí, os indígenas nunca mais passaram fome.

Curiosidade sobre o açaí

Pinterest

A lenda do açaí é muito popular na Região Norte do Brasil, onde o fruto é muito popular, usado na preparação de pratos no dia a dia. Dessa forma, existem algumas curiosidades a respeito do açaí, tais como:

  • A palmeira que produz o fruto do açaí é chamada de Euterpe oleracea Mart, nativa da Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Região Norte do Brasil (AM, PA, AP, MA).
  • O açaizeiro pode chegar até 30 metros de altura.
  • O Brasil é responsável por 85% da produção mundial de açaí.
  • No Norte do Brasil, o açaí é servido como acompanhamento de peixe ou camarão, sempre com farinha de tapioca ou de mandioca, e as vezes, com um pouquinho de açúcar.
  • Além disso, também se costuma utilizar o açaí para fazer uma espécie de purê que acompanha a carne de charque e a farofa de carne de charque.
  • Já nas Regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil, o açaí é consumido como uma sobremesa. Geralmente, é acompanhado com xarope de guaraná, granola, frutas, leite condensado, jujuba, amendoim, leite em pó, caldas de sorvete, paçoca, entre outros.

Lenda do açaí – Origem desse fruto tradicional da Região Norte do BrasilLenda do açaí – Origem desse fruto tradicional da Região Norte do BrasilLenda do açaí – Origem desse fruto tradicional da Região Norte do Brasil

Entretanto, esse costume de comer açaí com granola, leite condensado ou frutas, não é bem visto pela população da região norte. Que, devido a lenda do açaí, consideram esse ato quase como um pecado mortal.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Lenda da mandioca – Origem e importância na cultura alimentar.

Fontes: Toda Matéria, Só História, Portal Amazônia, To Pensando em Viajar

Imagens: Liv Up, Facebook, Pinterest

More in Fatos&Fatos.com